Para que serve Alcachofra [ SAIBA TUDO ]

Para que não sabe, a alcachofra é considerada como uma planta medicinal, que possui muitas propriedades benéficas ao organismo, além de ser muito deliciosa.

Ela tamb√©m √© chamada de alcachofra-hortense, sendo bastante conhecida por suas propriedades na perda de peso, visto que atua diminuindo o colesterol, diminuindo os n√≠veis sangu√≠neos de a√ß√ļcar, acabando com a anemia e agindo contra os gases.

alcachofra para que serve

Seu nome científico é Cynara scolymus e ela pode ser facilmente encontrada em supermercados, como forma de alimento in natura, ou em farmácias de manipulação, lojas de produtos naturais e feiras, como forma de chá, pó ou cápsulas.

O fato é que, quem só conhece a alcachofra na culinária, possivelmente nem imagina que ela tem propriedades medicinais excelentes para o organismo humano.

Sendo assim, vamos conhecer um pouco mais sobre a alcachofra, para que serve, como usar e como ela pode ajudar a melhorar sua sa√ļde.

Para que serve a alcachofra?

A alcachofra √© uma planta que possui uma grande variedade de propriedades, que podem beneficiar o organismo e tratar problemas de sa√ļde.

Ela possui ação antirreumática, digestiva, depurativa sanguínea, laxante, anti-esclerótica, diurética, antitóxica, antitérmica e hipotensora.

√Č justamente por tudo isso que ela pode ser muito ben√©fica para tratar anemia, diabetes, aterosclerose, febre, doen√ßas card√≠acas, fraqueza, problemas hep√°ticos, gota, pneumonia, hemofilia, reumatismo, tosse, ureia, s√≠filis, tosse, urtic√°ria, hemorroidas, problemas urin√°rios e urtic√°ria.

Propriedades nutricionais da alcachofra

A alcachofra é muito utilizada desde a antiguidade. Sua concentração de gorduras saturadas é baixa e ela é rica em fibras, minerais e vitaminas.

A flor da alcachofra, que é a parte consumida na culinária, possui vitamina C, tiamina, niacina, riboflavina, ácido fólico, vitamina A, vitamina E, vitamina K, vitamina B6 e vitamina B12.

Por isso é que essa planta é considerada como um superalimento, visto que possui altas doses de cálcio, zinco, ferro, potássio, sódio, fósforo e manganês.

Origem da alcachofra

A alcachofra √© uma planta origin√°ria da regi√£o do mediterr√Ęneo. Ela tem um papel fundamental na culin√°ria deste local.

Nos dias de hoje, no entanto, ela j√° pode ser encontrada em diversas regi√Ķes do mundo, tendo se popularizado por seu sabor √ļnico.

No entanto, ela ainda é bem pouco cultivada nas Américas, tendo seu cultivo predominantemente na Europa.

A parte da alcachofra que √© comest√≠vel s√£o os gomos que se desenvolvem dentro dos bot√Ķes da flor, antes de ela florescer completamente.

O tempo é algo essencial, tanto para o cultivo quanto para a colheita da alcachofra, visto que ela precisa ser colhida logo antes de florescer completamente. Caso contrário, ela não pode mais ser consumida.

O ‚Äúcora√ß√£o da alcachofra‚ÄĚ √© a base dos bot√Ķes, considerada pelo mundo todo como uma iguaria, visto que √© uma das partes mais saborosas dessa planta. Ela √© tamb√©m, normalmente, a parte mais cara dela.

Como usar a alcachofra

Como já foi dito, a alcachofra é um alimento muito versátil que pode ter uma grande variedade de usos. Dessa forma, ela pode ser utilizada in natura mesmo, no preparo de pratos muito saborosos, incluindo refogados, saladas e assados.

Ela tamb√©m pode ser utilizada fresca no preparo de ch√°s ou encontrada em forma de c√°psulas em lojas de produtos naturais, que devem ser consumidas sempre antes das principais refei√ß√Ķes e com uma boa quantidade de √°gua.

Ent√£o, vamos ver como inserir a alcachofra no seu dia a dia:

  • Ch√° de alcachofra

O chá dessa poderosa planta é muito utilizado para fins de emagrecimento, sendo bastante indicado para essa finalidade, visto que acelera o processo de perda de peso. Isso porque atua desintoxicando o organismo e ainda é diurético.

Por isso, ele pode limpar o organismo das toxinas que atrapalham o seu bom funcionamento, ajudar a eliminar a gordura e ainda acaba com a retenção de líquidos.

Para preparar essa bebida, basta colocar de 2 a 4 g de folhas de alcachofra para cada xícara de água fervente. Coloque as folhas na água e deixe em infusão por cerca de 5 minutos.

Depois, basta coar o preparo e est√° pronto para tomar.

  • Alcachofra gratinada

Uma outra maneira de aproveitar todos os benefícios que a alcachofra pode oferecer, é consumi-la como alimento mesmo, veja:

Separe duas flores de alcachofra, duas colheres de sopa de queijo ralado e uma caixinha de creme de leite.

Para preparar esse prato, é só colocar a alcachofra fatiada em um refratário e depois temperar com pimenta e sal à gosto. Depois, adicione o creme de leite e finalize cobrindo com o queijo ralado.

Leve tudo ao forno a uma temperatura de 220¬įC. Retire do forno quando j√° estiver dourado por cima.

Alcachofra possui contraindica√ß√Ķes?

A alcachofra √© uma planta muito bem aceita e n√£o costuma causar problemas ou rea√ß√Ķes adversas. No entanto, ela n√£o deve ser consumida por pessoas que apresentam problema de obstru√ß√£o do ducto biliar.

Além disso, a alcachofra também não é indicada para mulheres que estejam grávidas ou amamentando.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre a alcachofra, para que serve, como usar e os benefícios que ela pode oferecer para o nosso organismo.

11 votes, average: 4,93 out of 511 votes, average: 4,93 out of 511 votes, average: 4,93 out of 511 votes, average: 4,93 out of 511 votes, average: 4,93 out of 5 (11 votes, average: 4,93 out of 5)
You need to be a registered member to rate this post.
Loading...

Leave a Reply

7 − seis =