Amora Branca o Que é, e Para Que Serve? [ GUIA PASSO A PASSO ]

A amora branca, cujo nome científico é Morus Alba, nada mais é do que uma espécie de planta que tem sua origem na China. A árvore pode ter de 5 até 20 metros de altura, com um tronco ramificado, flores amarelas e folhas largas.

No entanto, ela é muito conhecida por suas propriedades, que podem oferecer uma série de benefícios para o organismo.

Isso porque ela é rica em ferro, fibras, vitamina C, cálcio, vitamina E, vitaminas do complexo B e vitamina K.

Além disso, ela possui uma poderosa ação antioxidante, cicatrizante, anti-inflamatório, bactericida, diurético, redutor de glicose, regulador da função intestinal e atenuador dos sintomas da menopausa, entre outros.

O fato é que essa pequena fruta pode oferecer uma série de benefícios para quem a consome. Então, se você está interessado e quer saber um pouco mais sobre ela, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Para que serve amora branca?

Amora Branca Planta

As folhas da amoreira podem ser utilizadas para o preparo de chás. Nesse caso, ela pode ajudar a reduzir a absorção do açúcar no intestino, o que é ótimo para evitar os picos de insulina, que podem causar mais fome e levar ao desenvolvimento do diabetes tipo 2.

Além disso, o chá de amora branca ainda pode ajudar a diminuir o excesso de acidez estomacal, aliviar a má digestão, acabar com gases e com a distensão abdominal.

Já as suas propriedades antioxidantes ainda podem diminuir a proliferação de radicais livres, que são nocivos para o bom funcionamento do organismo e ainda causam o envelhecimento precoce.

Estudos ainda iniciais também demostram que o fruto amora branca pode ser benéfico também para questões de memória e concentração.

Como usar a amora branca?

Normalmente, o uso da planta para obtenção de suas propriedades terapêuticas é feito pela folha da mesma, empregada no preparo de chás.

Sendo assim, usa-se 2g de folhas de amora branca para cada 200ml de água.

Para realizar o preparo do chá, basta ferver a água, desligar o fogo e colocar as folhas da amora branca em infusão, deixando elas lá por cerca de 15 minutos.

Depois, basta coar o preparo e já está pronto para tomar. A indicação para obter os benefícios é tomar 3 xícaras do chá por dia.

Existem ainda a possibilidade de usar a amora branca em forma de pó, lembrando que, nesse caso, a recomendação é consumir 500mg da substância até 3 vezes ao dia.

Benefícios

Como já foi dito, a amora branca pode oferecer uma grande variedade de propriedades benéficas para o organismo. Então, vamos conhecer os benefícios que se pode obter no consumo da amora branca:

  • Controla os sintomas da TPM e menopausa

Essa é uma planta que atua regularizando a produção hormonal. Justamente por esse motivo é que ela pode atenuar os sintomas da TPM e também da menopausa.

Suas propriedades atuam estimulando a atuação do estrogênio, o que é essencial para combater o fogacho (ondas de calor), aumentar a lubrificação vaginal, combater dores e atenuar outros sintomas incômodos.

  • Contribui para regular a função intestinal

A amora branca pode contribuir para a melhora da função digestiva e ainda no fortalecimento da flora intestinal. Dessa forma, ela é ótima para quem sofre com problemas de prisão de ventre.

  • Melhora a pressão sanguínea:

A amora branca possui na sua composição uma substância chamada resveratrol. Esse componente tem uma poderosa ação antioxidante, que atua diminuindo os níveis de colesterol no sangue, inibindo a ação de radicais livres, melhorando a saúde dos vasos e reduzindo a possibilidade de formação das placas de ateroma.

Tudo isso tem uma grande consequência na diminuição da pressão arterial, sendo um aliado na prevenção de problemas vasculares e infartos.

  • Atua contra o envelhecimento

Embora seja uma fruta pequena, a amora branca é enorme em benefícios, atuando contra os radicais livres que causam o envelhecimento celular precoce.

Além disso, suas vitaminas ainda são importantes para que se tenha unhas, pele e cabelos saudáveis.

  • Contribui para emagrecimento

Primeiramente, a amora branca é uma fruta com baixas calorias. Além disso, ela é rica em vitaminas que atuam melhorando a saúde e outros compostos que agem acelerando o metabolismo.

A amora ainda possui muitas fibras, o que ajuda a aumentara saciedade e reduz o apetite, possibilitando fazer melhores escolhas alimentares.

Se aliada a uma alimentação balanceada e à prática de atividades físicas, a amora branca pode contribuir para o emagrecimento.

  • Melhora a função hepática e renal

A amora branca atua inibindo o acúmulo de colesterol e outras gorduras nos rins e no fígado, o que faz com que funcionem bem melhor.

  • Age contra a osteoporose

A amora branca possui uma concentração de cálcio que é até 22 vezes superior ao leite. Justamente por isso que ela é muito benéfica para o fortalecimento ósseo, ajudando no combate da osteoporose a melhorando a saúde de uma forma geral.

Por fim, vale lembrar que além do chá feito das folhas, o fruto também pode ser consumido para obter todos esses benefícios. Mais do que isso, ainda existe a possibilidade de consumir em forma de sucos, cápsulas ou em pó.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre a amora branca, para que serve, como funciona e como ela pode ser benéfica para a sua saúde. Aproveite todas essas informações e boa sorte!

17 votes, average: 4,99 out of 517 votes, average: 4,99 out of 517 votes, average: 4,99 out of 517 votes, average: 4,99 out of 517 votes, average: 4,99 out of 5 (17 votes, average: 4,99 out of 5)
You need to be a registered member to rate this post.
Loading...

Leave a Reply

19 + 12 =