Babosa Para Que Serve e os Principais Benefícios [ TODOS DETALHES ]

Babosa é a denominação popular para uma planta medicinal também conhecida como Aloe Vera. Ela recebeu este nome devido a sua característica viscosa que lembra a baba.

Muita gente nem imagina, mas existem duzentas espécies catalogadas de Aloe Vera, que é uma planta natural do norte da África e muito reconhecida pelos seus benefícios fitoterápicos e estéticos.

A utilização desta planta vem de longa data em vários locais do mundo. Inicialmente, seus benefícios eram divulgados através da tradição e sua eficácia comprovado pelos resultados do seu uso.

No entanto, atualmente, suas propriedades e aplicações benéficas são comprovadas por pesquisas cientificas, que torna seu uso verdadeiramente eficiente.

A babosa é amplamente utilizada em produtos de beleza pois apresenta ação como antioxidante, que combate os radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento, proporcionando assim uma excelente função regeneradora.

Sua apresentação é em forma de gel, no caso de uso externo, ou de liquido ou sumo caso deva ser tomada.

A babosa é uma planta facilmente encontrada e seu cultivo hoje em dia se faz em grande escala com a finalidade de manipulação para fins medicinais.

Então, se você quer saber um pouco mais sobre a babosa, suas propriedades e como ela pode contribuir para a sua saúde, continue lendo e descubra todos os detalhes.

Propriedades

Propriedades da Babosa

São muitas as propriedades da babosa pois ela é rica em nutrientes, vitaminas, minerais, enzimas e mais de cento e cinquenta princípios ativos.

Por sua ação antibacteriana, anti-inflamatória, antioxidante, anti-histamínica, a babosa é muito eficaz contra vírus, fungos e algumas espécies de bactérias.

Nas folhas são encontradas a fonte dos metabolitos ativos e todos possuem propriedades terapêuticas.

Benefícios

Como já foi possível notar, a babosa é capaz de oferecer uma grande quantidade de benefícios, que são excelentes par uma grande variedade de usos.

Sendo assim, vamos conhecer os seus incríveis benefícios:

  • Tratamento de inflamações
  • Combate a prisão de ventre
  • Atua contra a insônia
  • Previne a gripe
  • Ajuda na cicatrização de feridas cutâneas e queimaduras
  • Age contra a artrite
  • Acaba com pé de atleta
  • Age contra dores de cabeça
  • Previne a anemia
  • Combate dores musculares
  • Melhora problemas digestivos

Sem dúvidas a babosa oferece uma grande quantidade de benefícios, podendo ser usada para muitas finalidades. No entanto, é sempre importante conhecer a melhor forma de usá-la em cada situação.

Efeitos colaterais

A ANVISA alerta que, quando utilizada diretamente, a planta pode causar alguns efeitos colaterais como: alergias, irritações e edemas nos casos de uso tópico.

Nos casos de ingestão, a babosa possui substâncias, chamadas antraquinona e antraceno, que são mutagênicas, ou seja causam mutações, que podem causar problemas a longo prazo de maneira assintomática, podendo resultar em um quadro clinico de doença.

Por esta razão a ANVISA ainda não libera a industrialização e o comercio de alimentos ou sucos que contenham a babosa.

De acordo com os técnicos da instituição, ainda não é comprovado que a ingestão da babosa é segura.

Por outro lado, a industrialização e comercio do gel para uso tópico (externo) está liberado.

Contraindicações

Ao utilizar qualquer produto, mesmo que seja natural, você deve respeitar as indicações, doses e observar as reações do organismo. Isso quer dizer que mesmo sendo um produto natural não deve ser usado de maneira indiscriminada.

O suco com babosa, por exemplo, não pode ser consumido por gestantes ou lactantes pois neste caso vai alterar o gosto do leite materno.

Já o uso do gel não apresentou nenhum efeito colateral e pode ser usado por todos, inclusive crianças.

Para que serve gel de babosa

Gel da Babosa

O gel de babosa pode ter uma série de aplicações, com diferentes finalidades. Vamos conhecer os usos mais comuns para esse produto:

  • Antirrugas

A aplicação do gel na pele do rosto e pescoço age como um maravilhoso creme rejuvenescedor. Segundo a história, o gel de babosa era o segredo da juventude de Cleópatra no antigo Egito.

Esse gel pode ser usado não só para o rejuvenescimento, mas também como um hidrante natural para o corpo todo principalmente quando a pele fica muito seca nos braços, mãos, pernas, rosto e etc.

  • Queimadura solar

Pelo seu efeito hidratante, após uma exposição exagerada ao sol, sua aplicação oferece alívio refrescante a pele.

Ele pode ser usado também para outras formas de queimadura, como por exemplo com óleo ou água quente.

  • Cicatrização

Esse é um dos benefícios mais conhecidos da babosa. Seu gel possui poderoso poder cicatrizante, além de evitar futuras cicatrizes.

  • Picada de inseto

Nestes casos, o uso do gel proporciona alívio imediato da coceira que mordida dos insetos acaba provocando, principalmente os pernilongos.

  • Dores musculares

Por sua propriedade anti-inflamatória, o gel de babosa alivia as dores musculares quando aplicado no local da dor, juntamente com massagem, para que seja melhor absorvido.

  • Acnes e espinhas

Outro uso anti-inflamatório do gel. Quando aplicado em acnes e espinhas age como anti-inflamatório e cicatrizante.

  • Cabelos

O uso da babosa nos cabelos oferece resultados surpreendentes que vão desde a eliminação da caspa até o fortalecimento dos fios, deixando o cabelo com aquela aparência saudável e brilhante.

  • Dores de cabeça

Alivia dores de cabeça quando aplicada em forma de massagem com movimentos circulares na nuca e nas têmporas.

Como usar o suco de babosa

Suco de Babosa

Apesar das advertências da ANVISA, algumas pessoas usam e relatam verdadeiros “milagres” ao tomar o suco de babosa. Existem relatos que seu uso traz inúmeros benefícios para a pele, cabelos e unhas. Veja mais:

  • Gastrointestinal

Em uma pesquisa realizada em 2004, um grupo de pessoas com colite (inflamação do intestino) fizeram uso do suco de babosa duas vezes ao dia e os resultados foram muito positivos.

Por sua ação anti-inflamatória a babosa também teve resultados positivos no tratamento de gastrite. Porem esta preparação do suco deve ser feita por profissional especializado pois do contrário podem ocorrer reações adversas.

  • Sistema imunológico

A babosa possui propriedades que estimulam o sistema imune, ativando a função dos macrófagos e protegendo o organismo de bactérias e vírus, aumentando a imunidade do corpo.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre a babosa, seus benefícios, como usar e quais as propriedades da planta!

12 votes, average: 5,00 out of 512 votes, average: 5,00 out of 512 votes, average: 5,00 out of 512 votes, average: 5,00 out of 512 votes, average: 5,00 out of 5 (12 votes, average: 5,00 out of 5)
You need to be a registered member to rate this post.
Loading...

Leave a Reply

2 × 3 =