Chá Antiinflamatório → Conheça os Melhores

Se você é adepto desse tipo de tratamento e deseja conhecer mais sobre chá antiinflamatório, está no lugar certo. O uso de plantas medicinais em forma de chás e emplastros é uma das técnicas mais funcionais e antigas do mundo e aqui você vai ficar sabendo um pouco mais sobre este assunto.

O Brasil dispõe de uma imensa variedade de plantas medicinais, plantas nativas e outras que foram importadas junto com imigrantes e escravos há muitos anos atrás e se tornaram comuns a todos nos dias atuais.

chá antiinflamatório

Existem plantas capazes de tratar diversos problemas, desde contusões e problemas como micose, até situações mais sérias como inflamações e infecções graves e doenças como o câncer, por exemplo.

Neste artigo abordaremos as plantas com propriedades anti-inflamatórias e que podem ser facilmente consumidas em forma de chá. Então, se você quiser conhecer os melhores chás antiinflamatórios, vale a pena investir na leitura deste conteúdo.

Para que serve um chá antiinflamatório?

Como o próprio nome diz, os chá anti-inflamatórios servem para combater os mais variados tipos de inflamações, aliviando sintomas como dores e febre e ajudando a lidar melhor com esse tipo de problema.

As inflamações são geralmente respostas orgânicas a lesões ou infecções e contam com sintomas muitas vezes agudos capazes de promover extremo desconforto. Os primeiros antiinflamatórios surgiram ainda no século 19 e tinha como base o ácido acetil salicílico, que ainda é comumente consumido em formulações farmacológicas.

No entanto, existem muitas plantas que possuem o mesmo efeito e podem ser usadas mais segurança e tranquilidade em forma de chás. Os chás, além de serem uma alternativa natural e, na maior parte das vezes, sem contraindicações, também possuem um efeito mais rápido.

Para que o consumo desses chás seja eficaz basta medir uma colher de sopa da erva, seja ela fresca ou seca, para cada xícara de água fervente. E, uma infusão de apenas 10 minutos, geralmente é suficiente para bons resultados.

Quais são os melhores chás antiinflamatórios?

Veja a seguir quais são os melhores chás anti-inflamatórios, para cada tipo de inflamação e como eles podem ser consumidos:

  1. Agrião

Além de ser antiinflamatório o agrião também é diurético e ajuda no tratamento de problemas como acne, gengivite, aftas, digestivos, tosse, eczemas e inflamações do trato respiratório como bronquite, por exemplo.

  1. Alcaçuz

Uma planta da família das leguminosas, o alcaçuz além de extremamente doce também é um excelente anti-inflamatório para situações como dores musculares, rigidez corporal, artrite e inflamações bucais.

  1. Alecrim

O alecrim é muito usado no tratamento de diversos problemas como enxaqueca, fortalecimento da imunidade e dores reumáticas. Em forma de compressa pode ser usado também para o alívio de hematomas e contusões.

  1. Artemísia

A Artemísia, originária da península balcânica, possui propriedades responsáveis por bloquear a produção de prostaglandinas, principal substância responsável por inflamações. Por isso, pode ser usada em praticamente todos os tipos desse problema.

  1. Cúrcuma

Da família do gengibre, a cúrcuma vem se tornando muito comum no Brasil e pode ser ingerida tanto como tempero como em forma de chá. Sua ação antiinflamatória é superior ao ácido acetil salicílico e o ibuprofeno e por isso, ela é indicada para diferentes problemas.

  1. Dente-de-leão

O chá do dente-de-leão é indicado para inflamações do sistema digestivo, além disso, ele é muito usado como auxiliador em problemas de digestão de gorduras, sendo ainda rico em substâncias como sais minerais, fibras e betacaroteno

  1. Folha de abacate

O chá da folha do abacate é um ótimo diurético natural e muito indicado para o tratamento de inflamações intestinais e diarreias. Ele também é muito eficiente no tratamento de dores musculares, cansaço, bronquite, infecções de urina, dores de garganta, cefaleias, tosse e rouquidão.

  1. Gengibre

Originário da Índia e, muito utilizado por lá em forma de tempero, o gengibre é uma raiz com inúmeras propriedades naturais. Entre elas, a principal é o gingerol, uma substância capaz de tratar receptores e terminações nervosas. Além disso, ele também é muito eficiente no tratamento de problemas como reumatismo, inchaços, dores e inflamações nas articulações em geral.

  1. Hortelã

Rico em flavonoides, substância antioxidantes, responsável por proteger a corrente sanguínea, a hortelã é comumente usado no tratamento de resfriados, gripes, cólicas, enxaquecas e doenças no fígado. Além da sua propriedade antiinflamatória, a hortelã ainda é conhecida por ser um poderoso analgésico e antioxidante.

  1. Malva

Nativa do Brasil, a Malva é muito funcional para o tratamento de periodontite e gengivite, inflamações bucais. Segundo uma pesquisa realizada pela universidade federal do Paraná, essa planta possui propriedades responsáveis por eliminar as moléculas responsáveis pela causa da inflamação.

Outro Chá Antiinflamatório muito bom é o de Alecrim:

Agora que você conhece mais sobre os melhores chás anti-inflamatórios será muito mais simples conseguir tratar diferentes tipos de inflamações de maneira natural e com menores efeitos colaterais. Vale dizer que, se você for gestante, ou tiver problemas cardíacos é interessante conversar com um médico antes de fazer uso desses chás.

4 votes, average: 5,00 out of 54 votes, average: 5,00 out of 54 votes, average: 5,00 out of 54 votes, average: 5,00 out of 54 votes, average: 5,00 out of 5 (4 votes, average: 5,00 out of 5)
You need to be a registered member to rate this post.
Loading...

Leave a Reply

dezenove − 7 =