ūü•á Ch√° de Erva Doce ‚Üí„ÄźBENEF√ćCIOS E COMO FAZER„ÄĎ

beneficios do cha de erva doceAlém de saboroso, o chá de erva doce é um grande auxiliar da digestão e da limpeza do aparelho digestivo.

Sabe quando voc√™ termina uma refei√ß√£o e fica com aquela sensa√ß√£o de desconforto, de barriga inchada e com gases? √Č o momento de preparar um ch√° de erva doce e acabar com todas essas sensa√ß√Ķes, inclusive por isto ele √© excelente para os beb√™s, como vamos explicar mais a frente…

A erva doce é uma planta medicinal reconhecida por todos seus benefícios desde a antiguidade.

Essa planta tamb√©m √© chamada, dependendo da regi√£o, de anis (n√£o confundir com anis estrelado) ou funcho. √Č utilizada como ch√° para al√≠vio de v√°rios sintomas, aromatiza√ß√£o de bebidas, em perfumarias e tamb√©m na culin√°ria.

√Č uma planta originaria do Mediterr√Ęneo e seu cultivo deve ser feito em regi√£o subtropical e de clima temperado.

O chá de erva doce é facilmente encontrado em feiras e mercados, podendo ser encontrado também em capsular ou óleo em farmácias de manipulação e lojas de produtos naturais.

Propriedades

O ch√° de erva doce possui uma grande quantidade de propriedades ben√©ficas. Dentre elas, as principais que podemos citar s√£o: relaxantes, diur√©ticas, anti-inflamat√≥rias estimulantes, antioxidantes, verm√≠fugas, antiespasm√≥dicas, antif√ļngicas, antiviral e antirreum√°ticas.

Ela é também usada como expectorante, pois possui ação antibacteriana para bactérias Gram negativas e Gram positivas.

√Č composta de nutrientes muito importantes como: zinco, fibras, cobre, vitamina A, vitamina C, vitaminas do complexo B, c√°lcio e ferro.

Benefícios do Chá de Erva Doce

Por ser rica em diversos nutrientes, podemos concluir que o chá de erva doce possui uma grande variedade de benefícios. Então, vamos conhecer os benefícios principais do chá de erva doce:

  • Sistema digestivo:

√Č um eficiente auxiliar no trato do aparelho digestivo, sendo usado desde os antigos povos eg√≠pcios e romanos. Esse ch√° elimina dores intestinais em pacientes portadores de colite (inflama√ß√£o do intestino grosso).

Aumenta a motilidade g√°strica e a excre√ß√£o do √°cido g√°strico. Alivia sensa√ß√£o de incha√ßo, gases e dist√ļrbios gastrointestinais. ¬†O ch√° de erva doce √© tradicionalmente usado com uma alternativa natural para aliviar as c√≥licas dos beb√™s.

Um estudo realizado em 2003 e publicado na ‚ÄúAlternative Therapis‚ÄĚ (terapia alternativa) relata que o ch√° de erva doce para beb√™ deu um resultado positivo de¬†¬†65% na elimina√ß√£o da c√≥lica nos beb√™s que fizeram uso dele.

O ch√° ajuda o beb√™ a expelir os gases e diminuir os movimentos perist√°lticos, trazendo al√≠vio ao desconforto causado, induzindo a um sono mais tranquilo. √Č uma erva consagrada pelas vov√≥s e mam√£es a muito tempo.

Alertamos que o bebê não deve ser medicado, mesmo que seja uma alternativa natural, sem a orientação do seu pediatra.

  • Doen√ßas respirat√≥rias

O ch√° de erva doce √© bastante usado como uma op√ß√£o caseira para tratar tosse cr√īnica e bronquite. Pode auxiliar tamb√©m a soltar o catarro quando o sistema respirat√≥rio est√° congestionado.

  • Mau h√°lito

A halitose (mau hálito) é um problema geralmente decorrente de problemas digestivos. Com o uso do chá de erva doce seu sistema digestivo se torna saudável eliminando ou diminuindo o mau hálito. Neste caso o chá deve ser usado para fazer gargarejo e enxague bucal.

  • Sintomas da menopausa e c√≥licas menstruais

O ch√° de erva doce √© muito popular no tratamento da dismenorreia, que s√£o as c√≥licas do per√≠odo menstrual. Devido suas propriedades anti-inflamat√≥rias e antiespasm√≥dicas, ele age relaxando os m√ļsculos uterinos. Al√©m disso, ainda regula os ciclos e o fluxo menstrual.

Já na menopausa, alivia as ondas de calor controlando os níveis de estrogênio.

  • Reten√ß√£o de l√≠quidos

Por ser uma planta medicinal diurética o chá de erva doce diminui a retenção de líquidos e por consequência diminui o inchaço que é resultante deste acumulo. Elimina este excesso através da urina.

  • Sa√ļde dos olhos

O ch√° da erva doce ajuda a eliminar incha√ßo, olhos doloridos e infec√ß√Ķes. Com o aux√≠lio de compressas de algod√£o embebidas no ch√° aplique nos olhos.

  • Sa√ļde do cora√ß√£o

A erva doce é fonte de vitaminas e antioxidantes que podem contribuir para o revigor do coração.

  • Combate radicais livres

Gra√ßas a sua propriedade antioxidante combate os radicais livres, subst√Ęncia nociva no organismo, que favorecem o surgimento de doen√ßas como Alzheimer, c√Ęncer, derrame, al√©m do envelhecimento precoce.

Efeitos colaterais

Embora n√£o seja comum, efeitos colaterais no uso do ch√° de erva doce podem ocorrer. Mesmo sendo uma planta medicinal, seu uso deve ser moderado porque o excesso pode causar algumas rea√ß√Ķes indesejadas, tais como v√īmitos, n√°useas, coceiras, erup√ß√Ķes de pele e alergias.

No entanto, se for usado dentro do recomendado, dificilmente será percebido algum tipo de reação. 

Contraindica√ß√Ķes

O uso do chá de erva doce é contraindicado para portadores de ulcera duodenal, diverticulite, e pacientes que fazem reposição de ferro.

O uso do √≥leo √© contraindicado para mulheres com diagn√≥stico de c√Ęncer de ov√°rio, mamas e endom√©trio.

Mulheres gestantes e no período de lactação também devem evitar o uso, ou faze-lo sob orientação médica.

O uso da cápsula deve seguir conforme prescrição do seu médico ou fito terapeuta.

 Como Preparar o Chá de Erva Doce

O preparo do chá de erva doce é bastante simples e para isso, você só precisa de 1 litro de água e 3 colheres de sopa da erva doce.

Ent√£o, ferva a √°gua, coloque a erva doce, desligue o fogo. Tampe o recipiente e deixe descansar por 5 minutos. Coe e sirva. Adoce a gosto.

Pronto, agora voc√™ j√° sabe um pouco mais sobre a erva doce, como funciona, seus benef√≠cios e como usar para sua sa√ļde. Aproveite e boa sorte!

22 votes, average: 5,00 out of 522 votes, average: 5,00 out of 522 votes, average: 5,00 out of 522 votes, average: 5,00 out of 522 votes, average: 5,00 out of 5 (22 votes, average: 5,00 out of 5)
You need to be a registered member to rate this post.
Loading...

Leave a Reply

1 × 4 =