Chá de gengibre para gripe [ UM SANTO REMÉDIO ]

cha de gengibreO gengibre não é chamado de um santo remédio em vão, além de conter propriedades benéficas para uma série de fatores, o chá de gengibre para gripe é uma das melhores escolhas que você pode fazer.

O gengibre é um tubérculo originário da Ásia e muito utilizado em culinária como tempero, acompanhamento e em bebidas como drinques e chás. Além de seu sabor agradável e picante, o gengibre também é eficiente como medicamento natural, para uma série de doenças e problemas de saúde.

Suas propriedades terapêuticas são capazes de melhorar o funcionamento do sistema digestório, circulatório e respiratório. Graças às suas funções bactericidas e desintoxicantes. Além disso, o gengibre é rico em fenóis, óleos essenciais, aminoácidos e lecitinas, propriedades que tornam o gengibre muito eficiente no alívio e prevenção de enjoos, sejam eles causados por viagens de barco ou carro, gravidez ou tratamentos mais agressivos como a quimioterapia, recentemente pesquisadores também descobriram que o gengibre age contra o cancêr de mama.

Apesar de ser muito benéfico em uma série de tratamentos, o gengibre também é muito conhecido principalmente no tratamento da gripe, especialmente em forma de chá. A seguir mostraremos como essa raiz age no tratamento da gripe e ensinaremos algumas receitas de chá de gengibre para gripe.

Como o chá de gengibre para gripe age?

O gengibre é uma planta rica em um elemento chamado gingerol, uma substância rica em propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antibacterianas e antifúngicas que, além de conferirem o sabor picante ao gengibre ainda é muito benéfica a saúde. Conheça mais sobre os benefícios do gengibre:

Essa planta medicinal também possui componentes como a vitamina B6, potássio, sais minerais, cobre e magnésio, todas essas substâncias além de fazerem bem de maneira geral a saúde, ainda são muito eficientes no tratamento e alívio dos sintomas da gripe.

Por se tratar de um poderoso antiviral capaz de fortalecer o sistema imunológico, promovendo ao organismo, mais resistência para a luta contra os vírus e bactérias que causam a gripe. Além disso, essa raiz possui propriedades anti-histamínicas e descongestionantes que ajudam a aliviar infecções respiratórias e a combater o rinovírus.

Por isso, o chá de gengibre é comumente usado no tratamento de gripe, a seguir você conhecerá algumas receitas simples e poderosas, que lhe ajudarão a manter sua saúde em dia, ou combater uma gripe.

  1. Chá de gengibre puro

Esta receita além de simples é muito indicada no tratamento de resfriados, gripes e dores de garganta. Ela pode ser ingerida até três vezes ao dia e não existem contraindicações, exceto no caso de mulheres grávidas.

  • 40 g de gengibre em fatias
  • 200 ml de água

Ferva a água, desligue o fogo e adicione as fatias de gengibre, tampe a mistura e deixe-a descansando por 10 minutos. Coe e beba ainda morno.

  1. Chá de gengibre com canela

A canela é um poderoso termogênico, capaz de potencializar o tratamento da gripe em casos onde a doença viral vem acompanhada de febre. Esta receita pode ser ingerida quente ou fria e, é muito saborosa.

  • 1 litro de água
  • 1 pedaço de 5 cm de gengibre
  • 1 pau de canela

Assim como na receita anterior é preciso apenas que você ferva a água e depois, com fogo desligado, acrescente os ingredientes, deixando a mistura descansar por 10 minutos. O chá pode ser bebido duas vezes ao dia e não precisa ser adoçado.

  1. Chá de gengibre com cebola e mel

Se você estiver com uma gripe destas que vem acompanhada de muita tosse e catarro, então o mais indicado é que você faça esse chá, pois, a cebola possui propriedades expectorantes que ajudam a acalmar a tosse e expulsar o catarro. Esse chá pode ser consumido de três a quatro vezes por dia.

  • 1 xícara (chá) de água
  • 1 pedaço de 1 cm de gengibre
  • Cascas de 1 cebola
  • 1 colher (sopa) de mel

Em uma panela coloque as cascas de cebola e o gengibre com a água e deixe ferver por cerca de três minutos. Passado esse tempo, desligue o fogo, tampe a panela e deixe o chá ficar morno. Coe a mistura, adoce com o mel e beba

  1. Chá de gengibre com capim-limão

O chá de gengibre com capim-limão, erva conhecida também como capim-cidreira, ou erva-cidreira, além de muito saboroso é muito eficiente no combate aos sintomas gerais da gripe, incluindo o cansaço e as dores no corpo.

  • 1 xícara (chá) de água
  • 4 fatias de gengibre
  • 1 folha fresca de capim-limão ou 1 colher (sobremesa) da erva seca
  • 4 folhas frescas de hortelã ou 1 colher (sobremesa) da erva seca
  • Casca de ½ limão

Ferva a água, desligue o fogo e adicione todos os ingredientes. Tampe a panela e deixe a mistura descansar por 10 minutos, coe e beba.

7 votes, average: 5,00 out of 57 votes, average: 5,00 out of 57 votes, average: 5,00 out of 57 votes, average: 5,00 out of 57 votes, average: 5,00 out of 5 (7 votes, average: 5,00 out of 5)
You need to be a registered member to rate this post.
Loading...

Leave a Reply

sete + sete =