Cicatrizante Natural – Saiba qual é o melhor

O que é encontrado na natureza pode ter os mesmos resultados daquilo que você busca encontrar na farmácia, porém, com muito menos efeitos colaterais e toxicidade. Veja que as drogas vendidas no comércio, além de sua função de cura, podem acabar por trazer consequências negativas para o seu organismo, algo raro no cicatrizante natural.

Diferente do que acontece com os produtos da natureza, aqueles que são fabricados pela indústria farmacêutica colocam em nosso organismo algo que ele, por sua vez, não está amparado para processar e digerir. Não coloque sua saúde em risco a fim de curá-la. Veja nesse artigo qual o cicatrizante natural é indicado para o seu caso.

Por que surgem as feridas?

As feridas que aumentam a busca por cicatrizantes naturais, podem surgir por diversos motivos. Elas são caracterizadas por um rompimento na pele que se deve a inúmeros fatores. Por mais que o organismo seja capaz de resolver o problema a seu tempo, em alguns casos uma ajuda permite agilizar o processo. Dentre as questões que aumentam a incidência de feridas, estão:

Estresse

Umas das principais consequências do estresse na cicatrização se deve ao aumento de corticoides liberados pelo organismo. Com o aumento dessa substância no corpo, menor se torna a produção de colágeno, grande responsável por fechar as feridas.

Envelhecimento

Quando os anos passam e começamos a ficar mais velhos, nosso corpo começa a funcionar de maneira um pouco diferente. A circulação sanguínea não possui a mesma capacidade de outros tempos e a diminuição de suas funções faz com que haja menos oxigênio para fechar as feridas, sendo assim é super importante saber melhor sobre algum cicatrizante natural para que você possa prevenir esse transtorno.

Remédios industrializados

Não são todos os medicamentos que alteram as funções do corpo quanto a cicatrização, mas é fato que alguns atrapalham o processo. Vale ressaltar que os maiores vilões estão entre aqueles que detém corticoides.

Tabagismo

O tabaco é um risco para a vida como um todo. No caso da cicatrização, por promover uma piora na circulação do sangue, ele atrapalha na condução do oxigênio e na produção de colágeno.

Doenças

São muitas as doenças capazes de atrapalhar a cicatrização, dentre elas as mais famosas são o diabetes, a hipertensão, o colesterol elevado e a obesidade, por isso é super recomendado que faça uso de um cicatrizante natural quando ocorrer algum desses problemas.

Falta de nutrientes

Como dito anteriormente, o colágeno é imprescindível para uma boa cicatrização. Vitaminas A e C e zinco, são necessárias para a produção da substância, por isso, nunca permita que falte em sua alimentação.

Cicatrizante natural: quais são as opções?

Cicatrizantes Naturais

Agora que você chegou até aqui, veja com atenção o que pode ser usado da natureza para cicatrizar suas feridas.

Aloe vera

Os efeitos dessa planta, muito conhecida como babosa, são muitos benéficos e estão além da cicatrização. Extremamente popular no trato das feridas é considerada como um dos melhores cicatrizantes naturais.

Azeite de oliva

Esse produto está muito além do uso culinário. Ele é usado no universo dos cosméticos e na produção de pomadas. Ele puro também pode ser usado como um cicatrizante natural.

Camomila

Comumente usada para fazer chá, a camomila é uma grande aliada na cicatrização. Seus efeitos são reconhecidos pela Agência Europeia de Medicamentos.

Própolis

Uma substância natural entregue a nós pelas abelhas e que faz diversas maravilhas para o nosso organismo. No quesito cicatrização, uma pesquisa feita pela Universidade de São Paulo (USP) comprova a eficácia do própolis para fechar feridas.

Outros alimentos cicatrizantes

Após apontar alguns alimentos específicos que atuam na cicatrização, vamos apresentar outros que não podem faltar na sua alimentação para que o corpo esteja sempre apto para combater as feridas.

  1. Alimentos com alto teor de água: a hidratação auxilia na agilidade de cicatrização, por isso, consuma sopas, caldos, laranjas, melancias, entre outros.
  2. Alimentos ricos em proteínas: auxiliam no crescimento da nova pele. Para isso, coma peixes, carnes magras, derivados do leite e gelatinas.
  3. Alimentos que ajudam na regeneração dos tecidos: opte por ter na alimentação soja e beringela, pois eles são ricos em valina que é um cicatrizante natural que te ajudará bastante.
  4. Alimentos que contenham vitamina K: possuem funções coagulantes que facilitam a cicatrização, são exemplos o brócolis e o espinafre.
  5. Alimentos ricos em vitamina A: eles são importantes para prevenir inflamações, São exemplos clássicos a beterraba e a cenoura.

Por último, evite alimentos que possam prejudicar o processo de fechamento das feridas, como é o caso dos seguintes exemplos:

  • Opções ricas em açúcar
  • Embutidos
  • Alimentos ricos em gordura

Se você estava procurando saber mais sobre cicatrizante natural, mostrei nessa postagem todos os detalhes sobre esse assunto, se te ajudou de alguma forma, compartilhe com seus amigos que tenho certeza que irá ajudar de alguma forma também.

13 votes, average: 4,90 out of 513 votes, average: 4,90 out of 513 votes, average: 4,90 out of 513 votes, average: 4,90 out of 513 votes, average: 4,90 out of 5 (13 votes, average: 4,90 out of 5)
You need to be a registered member to rate this post.
Loading...

Leave a Reply

10 + 14 =