Cloreto de Magnésio → Benefícios e Para que Serve [ SAIBA TUDO ] 🥇

Para que não conhece, o cloreto de magnésio nada mais é do que um suplemento de origem mineral cuja composição é o magnésio e o cloro.

Ele é bastante utilizado para ajudar na reposição de magnésio no sangue de pacientes que possuem deficiência desse componente.

cloreto de magnésio

O fato é que o magnésio é um tipo de sal inorgânico em forma de cristais incolores e seu sabor tende a ser bastante amargo. Ele pode ser encontrado em abundância na água do mar, por exemplo.

Segundo a Food Drug Administration, que é a agência americana de alimentos e medicamentos, o cloreto de magnésio é bastante seguro para uso em suplementação nutricional. Também é seguro como um ingrediente nutricional, mas o seu sabor amargo faz com que seja menos comum nesse caso.

O que não se pode negar é que esse sal é de extrema importância para o organismo, sendo ele o responsável por mais de 300 processos e funções enzimáticas.

A dose diária indicada é de 200 mg de magnésio, porém esse é um valor difícil de se atingir apenas por meio da alimentação. Justamente por isso que a suplementação com o cloreto de magnésio se faz uma boa alternativa no tratamento da deficiência do mesmo.

Agora, se você ainda quer saber um pouco mais sobre o cloreto de magnésio, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Para que serve o Cloreto de Magnésio?

O cloreto de magnésio é um mineral essencial para o bom funcionamento do organismo. Ele é imprescindível para as contrações musculares, para a função cardíaca, para o sistema nervoso e também para a saúde óssea.

No organismo, ele atua em diversas frentes, fazendo parte de processos que vão desde a regulação da pressão arterial até o ajuste dos níveis de glicose.

Mais do que isso, ele ainda ajuda o organismo a regular outros nutrientes que são muito importantes, como o cálcio, a Vitamina D, o zinco, o potássio e o cobre.

Em diversas situações se torna complicado obter a dose diária de magnésio através da alimentação. Por isso é recomendado o tratamento de suplementação com cloreto de magnésio.

Benefícios do Cloreto de Magnésio

Como já deu para notar, o cloreto de magnésio é um importante nutriente para o funcionamento do organismo como um todo. Isso porque quando uma coisa não vai bem, acaba influenciando outra e assim por diante.

Esse nutriente está ligado ao desempenho muscular, à saúde óssea, ao sistema digestivo e até mesmo ao sistema respiratório.

Mais do que isso, ele tem ligação com a produção celular de energia e a sua deficiência pode levar ao surgimento de diversos problemas.

Dessa forma, o uso da substância pode trazer uma série de benefícios e ainda ajudar a prevenir uma série de doenças. O fato é que sua lista de benefícios é bem grande, veja:

  • Ajuda a reequilibrar o pH do organismo
  • Ajuda na purificação do sangue
  • Ajuda a prevenir lesões musculares
  • Diminui a enxaqueca
  • Ajuda a tratar a asma
  • Pode ser benéfico no tratamento da ansiedade e depressão
  • Auxilia na regulação da temperatura corporal
  • Ajuda a prevenir o surgimento de cálculos renais
  • Previne e ajuda a combater problemas de próstata
  • Combate radicais livres, o que ajuda contra o envelhecimento precoce

O que não faltam são benefícios decorrentes da presença do cloreto de magnésio no nosso organismo, que pode até mesmo combater o câncer!

Veja mais benefícios e como fazer uso do cloreto de magnésio PA no seu dia a dia:

Emagrece?

Muita gente desconhece, mas a verdade é que o cloreto de magnésio pode ajudar sim no emagrecimento. Isso por que ele atua inibindo o processo oxidativo e inflamatório das células, que tem ligação direta com a obesidade.

Além disso, outro benefício da substância que contribui para o emagrecimento é que ele ajuda a melhorar a absorção de vitaminas e minerais pelo organismo. Assim, o corpo se mantem mais nutrido e saciado.

Ele também exerce influência sobre os níveis de energia, o que pode melhorar muito a disposição para a prática de atividades físicas. 

Tem contraindicações?

Embora seja uma substância considerada muito segura, em alguns casos ele pode ser contraindicado. No caso de gestantes, por exemplo, seu uso até pode ser recomendado, mas é necessário que haja avaliação médica para isso.

Além disso, ele não deve ser usado se a pessoa estiver com diarreia, com colite ulcerosa ou se estiver fazendo uso de antibióticos.

Alimentos que são fonte de magnésio

O magnésio é uma substância que pode ser encontrada em alimentos bastante comuns do dia a dia. Obviamente, embora esteja presente em muitos alimentos, em alguns ele é mais relevante…

Dessa forma, para quem quer obter uma boa quantidade do nutriente sem precisar usar a suplementação, a dica é usar os seguintes alimentos:

  • Coentro seco
  • Alga marinha
  • Semente de linhaça
  • Manjericão desidratado
  • Cacau um pó (sem açúcar)
  • Whey protein
  • Manteiga de amêndoas
  • Peixe cavala
  • Sementes secas de abóbora
  • Grãos de soja
  • Acelga
  • Espinafre
  • Arroz integral

A batata, feijão, nozes, folhas verdes escuras, abóbora, leguminosas, ervas frescas e milho também são fonte de magnésio, porém em menor concentração.

cloreto de magnésio paAlém dos alimentos, você também pode comprar o Cloreto de Magnésio PA em qualquer farmácia, é bem baratinho, o sache para colocar na água como no vídeo explicativo que você viu anteriormente no artigo custa aproximadamente 7 reais.

Se optar por comprar o potinho com cápsulas o valor médio fica próximo de 30 reais.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre o cloreto de magnésio, para que ser, seus benefícios e como fazer a suplementação com ele!

28 votes, average: 5,00 out of 528 votes, average: 5,00 out of 528 votes, average: 5,00 out of 528 votes, average: 5,00 out of 528 votes, average: 5,00 out of 5 (28 votes, average: 5,00 out of 5)
You need to be a registered member to rate this post.
Loading...

Leave a Reply

13 + 20 =