Como Cultivar e Cuidar de Orquídeas → SUA FLOR VAI FICAR LINDA

Chegou até aqui porque quer aprender como cuidar de orquídeas, certo? Então continue aqui porque neste artigo explicamos tudo que você precisa fazer para deixar suas flores bem cuidadas, saudáveis e bonitas o ano inteiro…

As flores são um colírio para os olhos e saber como cultivá-las é essencial para contar com toda a sua beleza dentro da nossa casa. No entanto, algumas flores são mais delicadas e exigem um pouco mais de cuidados, como é o caso das orquídeas.

Para quem não sabe, as orquídeas são da família Orchidaceae, da ordem as Asparagales. Sendo assim, elas pertencem a uma das maiores famílias de plantas que existe atualmente.

Sem dúvidas, quando o assunto são as mais belas flores, as orquídeas estão entre as mais desejadas e amadas, visto que são de uma beleza única e incomparável.

como cuidar de orquideas

Não tem que resista aos encantos de suas belíssimas flores. Justamente por isso que elas são umas das flores mais escolhidas no momento de presentear alguém e para ornamentar a casa.

O fato é que, mesmo com toda essa preferência e sendo tão querida, muitas pessoas ainda tem dúvidas sérias a respeito do seu cultivo, cuidados e outros detalhes para manter a planta saudável.

Então, se você também quer saber um pouco mais sobre as orquídeas, como cuidá-las e mantê-las sempre lindas, continue lendo e descubra todos os detalhes sobre esta planta e sua bela flor!

Como cultivar lindas orquídeas?

A primeira coisa que deve ser dita é que o florescimento das orquídeas independe da estação ou época do ano. O mais importante de tudo é observar bem a planta, para garantir que suas necessidades são atendidas para que esteja sempre florida e saudável.

Dito isso, vamos ver alguns passos importantes para cultivar lindas orquídeas:

  • Escolhendo a planta

Talvez você não saiba, mas existem mais de 35 mil diferentes espécies de orquídeas no mundo. Com isso, temos variadas cores, formatos, aromas e características para escolher.

A grande maioria dessas espécies é utilizada com finalidade ornamental, mas também existem aquelas preferidas pelos cultivadores que pretendem aproveitar suas utilidades.

Você sabia que a Jumellea é um tipo de orquídea usada na produção de perfumes e também de tabaco? Já a Vanilla é a planta que dá origem à baunilha.

vanilla orquidea

Quando for escolher a planta, priorize aquela que vai se adaptar bem na sua região.

Como as orquídeas tendem a florescer 2 vezes ao ano, a dica para ter uma casa sempre florida é optar por diferentes espécies. Dessa forma, cada uma floresce ao seu tempo.

  • Qual vaso mais indicado para orquídeas?

vaso para orquídeasOrquídeas epífitas representam mais de 90% das espécies que são normalmente cultivadas. Embora elas prefiram ser cultivadas em árvores, elas também podem viver bem em vasos.

O mais importante de tudo é que as raízes de todas as espécies gostam de ficar arejadas e é por isso que é imprescindível que os vasos tenham furos.

O material dos vasos utilizados para sua planta pode ser barro cozido, de plástico, materiais reciclados e até mesmo de fibra de coco ou xaxim de palmeira.

Deve-se levar em consideração também, claro, as características específicas da espécie a ser cultivada. Isso irá influenciar também na escolha dos substratos, responsável pelo bom desenvolvimento e saúde da planta.

  • Iluminação

orquídeas iluminaçãoExistem plantas que devem ser cultivadas a sol pleno, outras que precisam de meia sombra enquanto outras precisam de um ambiente com mais sobra.

Com relação às orquídeas, é importante lembrar que elas precisam de uma boa quantidade de luz, que pode ser indireta. Isso significa que elas não devem nem receber luz direta do sol, nem ficar somente na sombra.

Se a planta será cultivada em um ambiente interno da casa, a dica é colocá-la perto de uma janela onde entre bastante luz solar. Por outro lado, se ela será cultivada em local aberto, escolha o local embaixo de uma árvore, por exemplo, no qual ela não dique em exposição direta ao sol.

Observar a planta também é importante! Se as folhas ficarem amareladas, sinal de que está recebendo sol demais e esse tipo de queimadura pode não ser reversível.

  • Rega

orquídea como regarNão importa qual seja a espécie de orquídea, a rega em excesso pode matar sua plantinha pelo sufocamento das raízes.

Algo muito curioso é que é bem mais possível que uma suculenta morra pelo excesso de água do que pela falta dela.

Sendo assim, o mais indicado é fazer a rega sempre na parte da manhã ou no final da tarde, de acordo com a necessidade da planta.

Além disso, não se deve utilizar pratinhos embaixo dos vasos (que devem sempre ter furos) pois a água que sobra deve ser drenada.

Para saber se a rega está de acordo com as necessidades da planta, observe-a. Saiba que pontinhos pretos nas folhas podem significar água demais, levando ao desenvolvimento de fungos.

Tocar na terra é outro meio de ver se está regando adequadamente. Enfie o dedo na terra e se a parte de dentro ainda estiver úmida, mesmo que a superfície esteja seca, não é preciso regar mais.

  • Adubo

Os substratos oferecem uma série de nutrientes para as plantas, mas não são suficientes sozinhos. Por isso, o uso de adubos é importante.

orquídeas como adubar

As orquídeas, assim como a maioria das plantas, conseguem realizar a absorção de nutrientes por meio de suas folhas e raízes. No entanto, estudos mostram que a maior parte desses nutrientes é absorvida pelas raízes mesmo. Por isso o uso de adubos é importante.

Como Cuidar de Orquídeas – Dicas de um Especialista:

Gostou das dicas que demos até agora? Então para fecharmos o artigo com chave de ouro, confira no vídeo abaixo as dicas de um especialista sobre como cuidar de orquídeas para deixar suas plantas saudáveis e com flores lindas:

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre as orquídeas, como escolher, regar e adubar para ter uma planta sempre linda e florida. Aproveite essas dicas e boa sorte!

13 votes, average: 5,00 out of 513 votes, average: 5,00 out of 513 votes, average: 5,00 out of 513 votes, average: 5,00 out of 513 votes, average: 5,00 out of 5 (13 votes, average: 5,00 out of 5)
You need to be a registered member to rate this post.
Loading...

Leave a Reply

4 + 12 =