đŸ„‡ Como Fazer Xarope de Guaco e Para que Serve

Certamente vocĂȘ jĂĄ ouviu falar sobre os benefĂ­cios deste remĂ©dio natural, mas serĂĄ que vocĂȘ sabe como fazer xarope de guaco e para que serve? Acompanhe esse artigo e descubra a resposta.

Uma das plantas medicinais mais conhecidas desde sempre Ă© o Guaco, principalmente quando o assunto sĂŁo chĂĄs e xaropes para resfriado, tosse e problemas respiratĂłrios, muito comuns no inverno e em Ă©pocas mais de tempo mais seco.

Neste artigo, hoje vocĂȘ aprenderĂĄ um pouco mais sobre o Guaco, suas propriedades para que serve e como fazer o xarope de guaco.

Conheça melhor o Guaco e saiba para que serve essa planta medicinal

O Guaco, planta de nome científico Mikania glomerata Spreng, também popularmente conhecida como erva de bruxa, erva de serpente, erva-de-cobra, guacoliso, cipó-catinga, cipó-catinga e guaco de cheiro.

xarope de guaco

Essa planta medicinal originåria da América do Sul, pode ser facilmente encontrada no Brasil, principalmente nas regiÔes Sudeste e Sul. Ela se trata de uma espécie de trepadeira lenhosa, com ramos bem robustos e flores pequenas de aroma agradåvel, semelhante a baunilha, o Guaco é capaz de chegar a uma altura måxima de 3 metros.

Hå muito tempo que essa planta é usada amplamente no tratamento de diferentes problemas, em especial, os do trato respiratório, visto que o Guaco é rico em substùncias expectorantes, broncodilatadoras, antiasmåticas, antissépticas, sudoríferas, cicatrizantes, febrífugos e antirreumåticas.

Quando preparado como chĂĄ ou xarope, o guaco pode ser um excelente aliado no combate a questĂ”es como resfriados, gripes, tosse, bronquite e inĂșmeras outras doenças respiratĂłrias.

Além disso, ele pode ser usado também no tratamento de infecçÔes de pele e garganta, asma, reumatismo, alergias, febre, irritação na garganta e até mesmo crises de rouquidão.

Outro benefício do Guaco, pouco comentado, é o auxílio no emagrecimento. Uma vez que essa planta medicinal possui propriedades que promovem a transpiração, fazendo com que o corpo elimine o excesso de ågua, toxinas, bactérias e outras substùncias que promovem o inchaço.

BenefĂ­cios do chĂĄ ou xarope de Guaco

Para que fique mais claro os muitos benefĂ­cios desta planta medicinal, preparamos uma lista, acompanhe:

  • Tratamento de bronquite
  • AlĂ­vio dos sintomas da asma
  • Tratamento para tosse
  • Reduz o inchaço
  • Tratamento da artrite
  • Melhora inflamaçÔes intestinais
  • Auxilia no tratamento de Ășlceras estomacais
  • Tratamento do reumatismo e redução das dores
  • AlĂ­vio de cĂłlicas e diarreia
  • AuxĂ­lio no combate a problemas nos nervos como dores e queimação
  • AlĂ­vio de eczemas como infecçÔes de pele, alergias, vermelhidĂŁo e mais

Como fazer o xarope de Guaco

A receita mais tradicional Ă© tambĂ©m a mais simples de ser feita, para ela vocĂȘ precisarĂĄ apenas de:

  • 9 folhas de Guaco
  • 1 xĂ­cara (chĂĄ) de açĂșcar
  • 1 litro de ĂĄgua

Modo de preparo: Em uma panela, preferencialmente antiaderente, leve o açĂșcar ao fogo e deixe caramelizar, mexendo sempre para que nĂŁo queime. Assim que o açĂșcar estiver completamente derretido e com um tom dourado, acrescente a ĂĄgua e as folhas do Guaco, mexa mais um pouco para nĂŁo queimar e deixe essa mistura fervendo atĂ© que ela reduza pela metade.

Geralmente, 20 minutos sĂŁo o suficiente. Retire a mistura do fogo coe as folhas e armazene em um vidro limpo e esterilizado com ĂĄlcool. Se preferir, vocĂȘ pode adicionar um pouco de limĂŁo e mel. Veja como fazer passo a passo:

Se vocĂȘ estiver doente o mais indicado Ă© ingerir atĂ© 4 colheres de sopa do xarope por dia. Mas, se vocĂȘ quer apenas se prevenir de problemas respiratĂłrios, uma colher de sopa do xarope ao dia Ă© o suficiente.

ContraindicaçÔes do xarope de Guaco

Mesmo se tratamento de remédio caseiro, feito de com uma planta medicinal, o xarope de Guaco possui algumas contraindicaçÔes:

Pessoas que tenham problema no fígado, estejam fazendo uso de medicamentos anticoagulantes, alérgicas à cumarina (principal substùncia encontrada neste preparado) e crianças com menos de um ano de vida, não devem fazer uso deste xarope.

Além disso, vale ressaltar que, é muito importante respeitar a quantidade måxima diåria de uso deste xarope, pois, o excesso dessa mistura pode causar efeitos colaterais como vÎmitos, diarreia, hemorragias e aceleração cardíaca.

Por isso, antes de colher algumas folhas de Guaco e preparar o xarope em casa, Ă© fundamental que vocĂȘ converse com seu mĂ©dico. Caso vocĂȘ nĂŁo se cerque dos cuidados necessĂĄrios, essa planta que poderia lhe ajudar, acabarĂĄ sendo seu algoz.

12 votes, average: 4,98 out of 512 votes, average: 4,98 out of 512 votes, average: 4,98 out of 512 votes, average: 4,98 out of 512 votes, average: 4,98 out of 5 (12 votes, average: 4,98 out of 5)
You need to be a registered member to rate this post.
Loading...

Leave a Reply

2 × 2 =