Dieta Cetogênica [ Guia Completo Para Emagrecer de Forma Rápida ]

Para muitas pessoas, emagrecer é uma necessidade e é preciso muito empenho e dedicação para atingir o objetivo. Além disso, é importante escolher a dieta adequada, para que você não tenha problemas e a dieta cetogênica pode ser uma ótima opção.

O fato é que atualmente existem muitas dietas por aí e, ao passo que algumas prometem soluções milagrosas, outras buscam embasamento científico para se estruturarem.

O mais importante de tudo é sempre optar por alguma dieta que não prejudique a saúde, para que seja possível emagrecer da melhor forma possível e com bem-estar.

Então, se você está interessado e quer saber um pouco mais sobre a dieta cetogênica, continue leno e veja todos os detalhes.

O que é a dieta cetogênica?

Alimentos Dieta Cetogênica

Para quem ainda não conhece, a dieta cetogênica se baseia no corte de carboidratos da alimentação. Por outro lado, aumenta o consumo de gorduras boas, e a ingestão de proteínas, mudando a forma de funcionar do metabolismo, levando à perda de peso.

O nome dessa dieta vem do processo de cetose, no qual o corpo queima as gorduras acumuladas para usar como energia, devido à diminuição na ingestão de carboidratos.

Os carboidratos são a principal fonte de energia para o organismo. Então, quando o seu consumo é restrito, o corpo passa a buscar outras fontes para se manter, usando especialmente a gordura, que é um dos principais nutrientes de uma dieta cetogênica.

Além de usar a gordura do corpo, o processo ainda origina os corpos cetônicos, que são moléculas que influenciam hormônios como a grelina, que tem relação com o apetite.

Dessa forma, podemos dizer que o principal trunfo dessa dieta é justamente o processo de cetose.

Normalmente, a ingestão de carboidratos em uma dieta normal fica em torno de 200g, enquanto na dieta cetogênica ele não deve ser superior a 50g por dia.

Como fazer uma dieta cetogênica?

Primeiramente, antes de começar a dieta, é importante consultar um profissional da área, a fim de entender melhor a sua necessidade energética. Para isso, alguns fatores podem influenciar, tal como peso, sexo, idade e até mesmo o nível de atividade física.

O cardápio dessa dieta não é pré-definido, podendo ser adaptado ao gosto e necessidades de cada pessoa.

No entanto, existem alimentos permitidos e proibidos, que devem sempre ser respeitados.

Além disso, não existe um número exato de refeições que devem ser feitar em um dia. O mais importante é se alimentar apenas quando tiver fome de verdade.

Isso porque o principal foco é induzir o organismo ao processo de cetose, deixando ele passar um tempo sem a ingestão de carboidratos.

Dessa forma, o indicado é que a dieta cetogênica seja feita por, pelo menos, 2 a 3 semanas, podendo chegar a até 6 meses.

De uma forma gera, por ser altamente restritivo, o programa ter uma duração de 40 dias apenas.

Porque a dieta cetogênica emagrece?

Atualmente já não existem dúvidas de que a dieta cetogênica realmente emagrece.

Isso acontece graças ao corte nos carboidratos que, ao mesmo tempo que são a fonte de energia do nosso organismo, acabam sendo estocados em forma de gordura quando não são utilizados.

O fato é que os carboidratos, quando ingeridos, viram glicose no organismo, sendo usados para a manutenção do corpo. Quando estão em excesso, se acumulam em forma de gordura.

Por outro lado, quando o organismo não recebe mais essa fonte de energia, ele passa a recorrer àquela energia que está guardada em forma de gordura.

Dessa forma, é possível ter um importante avanço no processo de emagrecimento.

Alimentos proibidos na dieta cetogênica

Como já foi dito, essa dieta promove um grande corte no consumo de carboidratos. Além disso, ela ainda limita o consumo de alimentos processados ao passo que privilegia o consumo de alimentos naturais.

Dito isso, vamos conhecer os alimentos que são proibidos na dieta cetogênica:

  • Pães;
  • Doces;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Farinhas;
  • Amidos;
  • Sucos;
  • Tubérculos, tais como batata, cenoura, mandioca e outros;
  • Vegetais como o milho
  • Leguminosas, tais como a ervilha, soja, feijão e grão-de-bico;
  • Fontes de açúcar

Atividades físicas na dieta cetogênica

Sem dúvidas, para que se tenha um resultado poderoso, é importante aliar a dieta a uma boa rotina de atividade física.

No entanto, durante essa dieta, o organismo se encontra com menos energia e é por isso que alguns cuidados são essenciais a fim de preservar sua saúde e sem bem-estar.

Então, a dica é sempre concentrar o consumo diário de carboidratos antes do treino ou atividade física. Você pode, por exemplo, tomar um suco de melancia com beterraba, que tem 30g de carboidrato, que é quase o total diário que pode ser consumido.

Além disso, a recomendação é pegar leve no começo para que você possa ir conhecendo seus limites, mas sem exagerar. Isso porque muitas pessoas não aguentam uma atividade mais intensa por sentirem fraqueza e cãibras.

É seguro fazer a dieta cetogênica?

A dieta cetogênica é bem aceita e considerada segura, mas com algumas ressalvas.

Primeiramente, ela não deve ser seguida por muito tempo, visto que é muito restritiva. Além disso, ela é mais eficaz à curto ou médio prazo, mas seus mecanismos de ação podem trazer preocupações.

Sendo assim, pessoas com hipertensão ou diabetes devem cuidar para ajustar seus medicamentos. Já pessoas com problemas hepáticos ou renais não deve escolher essa dieta por causa do aumento na ingestão de proteínas.

Então pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre a dieta cetogênica, como ela funciona, os alimentos proibidos e se ela é mesmo segura.

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