Dieta da proteína → Cardápio 🤔【SAIBA O QUE COMER】

dieta da proteina cardapio para emagrecerSem dúvidas, o que não faltam são dietas diferentes para quem quer emagrecer. Uma delas é a dieta da proteína, que chegou ao Brasil há alguns anos e virou a queridinha de muitos.

O fato é que as proteínas são macronutrientes muito importantes para que se tenha uma boa saúde, lembrando que devem ser consumidas diariamente.

Além disso, os músculos, tecidos e órgãos do corpo, bem como as enzimas e hormônios, são constituídos a partir das proteínas. O corpo usa ela para que possa se reparar, crescer e ainda para funcionar da melhor forma.

Mais do que isso, sendo utilizada corretamente, a proteína pode se tornar o principal ingrediente da sua alimentação para proporcionar um emagrecimento muito rápido.

Então, se você está interessado e quer saber mais sobre a dieta da proteína, continue lendo a descubra tudo o que você precisa saber á seguir.:

Mas afinal, o que é a dieta da proteína?

Como o próprio nome sugere, a dieta da proteína nada mais é do que uma alimentação completamente baseada no consumo de proteínas para o emagrecimento.

Ela ficou famosa, primeiramente, como dieta Atkins, mas depois acabou mudando, se tornando um pouco menor restritiva e mais flexível do que a outra.

A dieta da proteína é muito semelhante então com a dieta low carb ou a dieta Dukan.

Sem dúvidas, essa é uma dieta fácil de ser seguida, visto que pode ser adaptada sempre de acordo com as preferências ou restrições de cada pessoa.

Além disso, ela possibilita uma perda de peso rápida, sendo bastante eficiente no controle da glicose, seguindo os moldes de uma dieta cetogênica.

Para quem é vegetariano, existe ainda a possibilidade de seguir essa dieta usando proteínas de origem animal, sem problemas.

Calculando a necessidade diária de proteínas

Sem dúvidas, o melhor a se fazer é falar com um nutricionista, pois ele saberá recomendar melhor o que fazer. No entanto, de uma forma geral, a recomendação é multiplicar o seu peso em kg por 1,2 até 1,6.

O resultado é o valor em gramas de proteínas que você deve ingerir em um dia.

Se você for muito sedentário, por exemplo, multiplique o seu peso por 1,2. Já se você pratica atividade física intensa mais de 4 vezes na semana, pode multiplicar por 1,6.  Se você se exercita regularmente, mas sem intensidade, multiplique por 1,4 e pronto!

No caso dos frequentadores mais assíduos das academias e fisiculturistas, a recomendação é consumir 2 ou mais gramas de proteínas por quilo por dia, mas isso não é aprovado cientificamente.

Dicas para faze a dieta da proteína

A primeira dica é consumir cerca de 25g a 30g de proteínas nas suas refeições. Com isso, já é possível conseguir um ótimo emagrecimento e ainda manter os músculos e melhorar a saúde.

Dieta da Proteína Cardápio – Saiba o que Comer

É importante incluir tanto as proteínas de origem animal quanto as proteínas de origem animal. Isso é muito com para aumentar a quantidade e variedade de nutrientes ingeridos, a menos que você seja vegano ou vegetariano.

Prefira também as proteínas consideradas de alta qualidade, através de alimentos de verdade, ou seja, para que comer uma barrinha de proteína se você pode optar por um bife, por exemplo…

Foque-se sempre em carnes frescas, laticínios e também ovos. Evite as proteínas industrializadas e faça suplementação apenas com Whey Protein. No vídeo abaixo veja mais algumas dicas do que comer ao fazer a dieta da proteína:

Por fim, é imprescindível fazer as refeições sempre completas. Não é porque estamos falando da dieta da proteína que você precise comer apenas proteína.

Sendo assim, inclua legumes e vegetais nas suas refeições, mas a quantidade de frutas deve ser bem moderada.

Dieta da proteína funciona?

Sem dúvidas, a dieta da proteína já tem seus benefícios cientificamente comprovados e funciona mesmo, possibilitando perder até 5kg em uma semana. Claro que isso depende de cada metabolismo, nível de atividade física e etc.

No entanto, assim como a low carb, a dieta da proteína é boa e funciona por causa de 3 motivos principais, que são os seguintes:

  • Diminui o apetite e aumenta a saciedade

O consumo de proteínas ajuda aumentar a saciedade, durando por mais tempo. Além disso, ela atua aumentando a produção do hormônio que promove a sensação de saciedade.

Outra ação da proteína no organismo é a diminuição da grelina, que é conhecida como o hormônio da fome.

  • Acelera o metabolismo

Consumir proteínas aumentará a quantidade de calorias queimadas, visto que a digestão desse macronutriente aumenta em 25% a 30% a taxa metabólica.

Esse valor é significativo se comparado com o de gorduras e carboidratos, que é de 5% a 15%.

Além disso, diversos estudos comprovam que ter uma dieta rica em proteínas contribui para o gasto de calorias mesmo horas depois da sua ingestão.

  • Queima de gordura

As proteínas atuam inibindo o apetite, aumentando a saciedade e a função do metabolismo, contribuindo para o emagrecimento.

Existem diversas pesquisas que mostram que seu consumo contribui para a maior queima de gordura e contribui para o emagrecimento.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre a dieta da proteína, como ela funciona e como ela pode ser benéfica para o seu emagrecimento, esperamos que estas informações tenham sido úteis e que tenha gostado do conteúdo 😉

Se estiver com tempo sobrando,também recomendamos que clique aqui para ver outros artigos sobre dietas ou acesse a página inicial do blog para ver mais artigos interessantes sobre saúde em geral.

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