Dieta Dukan Passo a Passo [Cardápio, Fases e Alimentos Permitidos ]

Desenvolvida por Pierre Dukan, um nutrólogo, a Dieta Dukan é muito popular e possui um grande número de adeptos no mundo inteiro. O fato é que todo esse sucesso se deve ao fato de que ela realmente funciona e é capaz de promover um grande emagrecimento.

Sua base provê o consumo de uma grande quantidade de proteínas, tanto de origem animal quanto vegetal, sempre em versões magras.

No entanto, há quem critique a Dieta Dukan pelo fato de ela ser altamente restritiva visto que, ao todo, engloba apenas uns 100 alimentos que podem ser consumidos.

O bom dessa dieta é que ela se divide em fazes, cada uma delas com um objetivo específico para que você possa ir avançando aos poucos.

Então, se você está mesmo interessado e quer saber um pouco mais sobre a famosa Dieta Dukan, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.

Fases da Dieta Dukan

Fases da dieta dukan

Como já foi dito brevemente acima, a Dieta Dukan se divide em quatro fases, cada uma com suas restrições e objetivos para que seja possível chegar aos resultados desejados.

Essas 4 fazes são as seguintes: Ataque, Cruzeiro, Consolidação e Estabilização. Então, vamos conhecer melhor cada uma dessas fases e como elas funcionam.

  • Fase Ataque

Essa é a primeira fase da Dieta Dukan e não deve durar mais do que sete dias. Aqui, conhecida como a fase da proteína pura, a pessoa só pode consumir cerca de 65 alimentos que são ricos em proteínas e pobres em gorduras.

Em contraponto, esses alimentos podem ser consumidos à vontade, até que se sinta satisfeito.

Também é aconselhada a ingestão de 1,5 colher de sopa de farelo de aveia, para o funcionamento do intestino. Segundo o programa, é possível eliminar até 5kg nessa etapa.

  • Fase Cruzeiro

Nessa fase, além da variedade de proteínas magras, é possível comer também alguns tipos de legumes e verduras, chegando a um total de 100 alimentos.

Essa fase deve durar 7 dias para quilo perdido na fase de ataque. Então, se você perdeu 4kg na fase anterior, deve ficar por 4 semanas nessa fase, entendeu?

Nessa fase também é aconselhado o consumo de 2 colheres de sopa do farelo de aveia. Nessa fase, segundo os criadores da Dieta Dukan, é possível eliminar 1 kg por semana.

  • Fase Consolidação

Nessa fase, as frutas também passam a fazer parte do cardápio, bem como carboidratos, pães integrais e queijos.

Aqui também é liberado fazer uma “refeição gala”, que é uma refeição na qual a pessoa pode comer o que quiser, desde que não repita o prato e desde que não sejam feitas dias refeições assim seguidas.

O consumo do farelo de aveia deve ser de 2,5 colher de sopa por dia. Essa fase terá a duração de 10 dias para cada quilo perdido até o momento.

  • Fase de estabilização

Nessa fase, que é a última, a alimentação já é completamente livre. No entanto, existem apenas três regras que deve ser seguidas para sempre, que é: um dia da semana com ingestão de apenas proteínas, sendo que a quinta-feira é a recomendação do criador, que ficou conhecida como a quinta da proteína pura. Comer 3 colheres de sopa de farelo de aveia por dia; e praticar, pelo menos, 20 minutos de caminhada todos os dias, além de abandonar os elevadores.

Porque a Dieta Dukan funciona?

Pois bem, o fato é que a Dieta Dukan promove uma grande redução dos carboidratos ingeridos, o que proporciona um emagrecimento rápido e eficaz. Isso porque os carboidratos são fontes de energia, fazendo com que o corpo tenha que utilizar o glicogênio para funcionar.

Todas as pessoas possuem um estoque de glicogênio de cerca de 1,5kg, que se agrega ao H2O, sendo que há também cerca de 3 litros de água.

É justamente essa reserva a primeira coisa que é gasta na fase de ataque da Dieta Dukan, possibilitando uma perda de cerda de 4kg ou mais.

Assim sendo, esses quilos iniciais perdidos não são de gordura, mas sim de glicogênio. Isso dá uma sensação de emagrecimento, o que é essencial para que se mantenha a motivação.

Nas semanas seguintes, sim, o elevado consumo de proteínas faz com que o corpo passe a buscar energia nas reservas de gordura e é então que o emagrecimento, de fato, começa.

Além disso, o consumo de proteínas favorece a liberação do glucagon, que é um hormônio que age estimulando a queima de gordura.

Vantagens da Dieta Dukan

A maior vantagem da Dieta Dukan é que ela proporciona um emagrecimento rápido e eficiente, o que é essencial para se manter motivado no processo de perda de peso.

Assim, é possível se manter avançando nas etapas até chegar à perda de peso desejada.

O mais importante é seguir todas as fases adequadamente, respeitando os tempos de cada uma e os alimentos permitidos. Com isso, o sucesso é garantido.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre a Dieta Dukan, como ela funciona e como pode ser vantajosa! Aproveite essas dicas e comece agora mesmo!

32 votes, average: 4,99 out of 532 votes, average: 4,99 out of 532 votes, average: 4,99 out of 532 votes, average: 4,99 out of 532 votes, average: 4,99 out of 5 (32 votes, average: 4,99 out of 5)
You need to be a registered member to rate this post.
Loading...

Leave a Reply

cinco × 5 =