DIETA LOW CARB → Alimentos Permitidos【SAIBA TUDO】

A dieta Low Carb, como o próprio nome sugere, propõe nada menos do que a diminuição no consumo de carboidratos consumidos diariamente. Segundo os parâmetros convencionais, sugere-se que os carboidratos devem compor de 50 a 55% da alimentação diária.

dieta low carb alimentos permitidos

No caso de uma dieta low carb, os carboidratos não devem ultrapassar os 45% da ingestão diária de alimentos, sendo que algumas vertentes são ainda mais radicais, propondo o corte quase total desse macronutriente.

O mais importante de tudo é ressaltar que a ingestão de menos de 40% de carboidratos por dia pode sim proporcionar o emagrecimento tão desejado. No entanto, ainda não há um consenso por parte dos especialistas, visto que alguns não consideram uma prática saudável a longo prazo enquanto outros apoiam baseados em estudos recentes.

Dentre os alimentos com carboidratos, podemos citar principalmente o arroz, o pão, o macarrão e a batata. No entanto, a verdade é que até mesmo algumas frutas e legumes contém esse macronutriente.

Outro ponto importante para ter sucesso nessa dieta, é que os carboidratos que fizerem parte da alimentação devem ser aqueles considerados de baixo índice glicêmico.

Nesse caso, estamos falando de carboidratos que cuja glicose é absorvida lentamente, não gerando picos de insulina e glicose no organismo e não sendo armazenados como forma de gordura abdominal.

Pois bem, se você se interessou pela dieta low carb e quer saber um pouco mais sobre ela, continue lendo e fique sabendo de todos os detalhes.

Como funciona a Dieta Low Carb

Primeiramente, esse método atua contribuindo para um emagrecimento saudável através da redução da ingestão de carboidratos e pela priorização no consumo de carboidratos de baixo índice glicêmico.

Isso acontece porque os carboidratos possuem a glicose, que é usada pelo corpo como forma de energia. No entanto, quando há um excesso dessa glicose no organismo, o corpo não consegue usá-la toda e acaba estocando-a em forma de gordura.

Se toda essa energia for utilizada antes da próxima refeição, não ocorrera o ganho de peso. Porém, se antes de ela ser completamente usada o organismo já receber mais alimento (mais fonte de energia) ele não irá recorrer aos estoques, priorizando o uso do que está sendo consumido agora.

Para que o organismo consiga queimar essa gordura que foi armazenada, é preciso que haja a liberação de um hormônio chamado glucagon. No entanto, em uma dieta rica em alimentos de alto índice glicêmico, o organismo sofre picos de insulina, impossibilitando a liberação desse hormônio.

Sem o glucagon não há queima de gordura armazenada!

Por outro lado, uma dieta com alimentos de baixo índice glicêmico ajuda a manter a insulina sob controle, permitindo a produção do glucagon. O hormônio fica ainda mais eficaz com o consumo de proteínas e fibras.

Benefícios da Dieta Low Carb

Sem dúvidas, o principal benefício da dieta low carb é a possibilidade de emagrecer de forma saudável e duradoura, desde que respeitando os parâmetros certos a respeito da ingestão de carboidratos.

No entanto, os benefícios desse tipo de dieta não param por aí, veja só:

  • Ajuda na prevenção do diabetes: como a dieta sugere a ingestão de carboidratos de baixo índice glicêmico, ajuda na prevenção do diabetes tipo 2. Isso porque evita a ocorrência de picos de insulina, que levam ao o organismo a desenvolver resistência a ela, precisando de uma quantidade cada vez maior do hormônio para o transporte da mesma quantidade de glicose.
  • Aumento da saciedade: os melhores carboidratos são aqueles que possuem fibras, como é o caso dos integrais. Isso porque as fibras ajudam a aumentar a saciedade, pois levam mais tempo para serem digeridas, permanecendo por um período maior no sistema digestivo. É justamente isso que ajuda a evitar os picos de insulina.
  • Ajuda na perda de peso: não há dúvidas de que os carboidratos podem ser aliados na dieta, porém deve-se adotar o consumo daqueles que são de baixo índice glicêmico. Isso porque, como já foi dito, ajudam a evitar o armazenamento de gordura.

O fato é que a dieta low carb vem ficando cada vez mais popular e já existem diversas celebridades que aderiram a esse estilo de vida. Se você ainda tem alguma dúvida a respeito vale a pena dedicar um tempinho para assistir o vídeo abaixo, é um dos melhores sobre o assunto:

Se estiver sem tempo para assistir ao vídeo continue a leitura para ver quais são os principais alimentos que você pode utilizar na sua dieta Low Carb…

Alimentos indicados na dieta low carb

Como já foi dito, o carboidrato não está presente apenas no pãozinho do café da manhã. Ele também está presente em frutas, legumes e verduras. Por isso, o mais indicado é sempre estudar e conhecer o máximo possível sobre o assunto.  Veja os alimentos mais indicados na dieta low carb:

Legumes e verduras

Nem todos os legumes e verduras estão liberados, mas os principais são:

  • Abobrinha
  • Brócolis
  • Couve-flor
  • Acelga
  • Cogumelos
  • Aipo
  • Tomate cereja
  • Couve
  • Agrião
  • Pimentão
  • Aspargos
  • Berinjela
  • Espinafre
  • Pepino
  • Cebola
  • Chuchu
  • Vagem
  • Rúcula
  • Escarola
  • Alho-poró
  • Aipo
  • Alface

Alimentos como batata e abóbora não são indicados em uma alimentação low carb, pois contém açúcares que podem elevar a glicemia.

Proteínas

Peixes, ovos, carnes, soja, quinoa, leite e seus derivados são alimentos permitidos na dieta low carb. Vale lembrar que o consumo de proteínas é muito importante para o organismo, visto que fornecem um aminoácido essencial para a formação estrutural.

Frutas

Existem muitas frutas que não são recomendadas em uma dieta low carb, pelo fato de conterem muita frutose, que é o açúcar da fruta, ou muito carboidrato.

Nesse caso, uma dica é adicionar uma fonte de fibra no consumo da fruto, como a chia, por exemplo.

As frutas permitidas na low carb são morango, abacate, pêssego, coco e melão

Gorduras

Alimentos que são ricos em gorduras boas e possuem poucos carboidratos também são indicados. Nesse caso, podemos incluir os azeites, as oleaginosas e o abacate.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre a dieta low carb, como ela funciona, seus benefícios e que pode ser ingerido. Aproveite essas dicas e adote já esse estilo de vida para emagrecer!

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One Response

  1. Celina abril 16, 2019

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