Dieta Vegana – Alimentos Permitidos e Proibidos [ Guia Completo ] 🥇

Sem dúvidas, nos dias de hoje, praticamente todo mundo já ouviu falar sobre o veganismo, embora esse seja um assunto ainda bem pouco explorado pela maioria. Com isso, muita gente se pergunta o que é a dieta vegana, o que é permitido, como fazer e etc.

O fato é que o movimento vegano vem ganhando maiores proporções no mundo nos últimos anos e o Brasil está acompanhando essa tendência.

Mas afinal de contas, o que é uma dieta vegana? Pois bem, hoje falaremos sobre esse assunto e vamos abordar diversas dúvidas a respeito desse novo estilo de vida.

Então, para saber um pouco mais sobre esse assunto, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre essa dieta.

O que é a dieta vegana?

Pois bem, a primeira coisa que precisa ser dita é que a dieta vegana vai muito além da alimentação.

Isso porque as pessoas que praticam o veganismo não consomem nenhum tipo de produto de origem animal, não só na sua alimentação.

Um vegano, por exemplo, não usa produtos feitos com couro verdadeiro, que tenham mel na fórmula, cosméticos que sejam testados em animais e nem mesmo comem qualquer tipo de alimento de origem animal, tal como carne, leite e ovos.

Dessa forma, ela considera a exclusão de qualquer forma de crueldade e exploração contra os animais.

Diferença entre dieta vegana e dieta vegetariana

Dieta Vegana Alimentos

Existem muitas pessoas que acabam confundindo esses termos e a verdade é que isso é comum, visto que certas práticas ainda são bem recentes por aqui.

Além disso, muita gente ainda pensa que o veganismo é somente mais uma dieta. No entanto, é essencial ressaltar sempre que ele é um movimento e um estilo de vida que exclui qualquer tipo de consumo animal.

Existem, por exemplo os ovolactovegetarianos, que não consomem carne, mas mesmo assim continuam consumindo leite e ovos, por exemplo.

Já os vegetarianos, não comem carne, incluindo peixes, frango e crustáceos, e também não comem nada de origem animal em sua alimentação, tal como ovos, leites e outros.

Lembre-se que gelatina, por exemplo, é um produto de origem animal!

Já o veganismo vai um pouco além. Isso porque além de não consumir carnes, crustáceos, frango e não consumir nenhum produto de origem animal na sua alimentação, eles ainda não consomem nada que seja de origem animal em nenhum outro aspecto, tal como beleza, vestuário e outros.

Portanto, uma dieta vegana é aquela que exclui da alimentação qualquer produto que provenha de animais. Além da carne, isso inclui o mel, gelatina, ovos, leite e seus derivados.

Sendo assim, podemos dizer que todo o vegano é sim um vegetariano, porém nem todo o vegetariano é um vegano, visto que pode consumir lã, seda, nem mesmo vão a zoológicos e circos que tenham apresentação de animais.

O que mais exclui nessa dieta?

Como já foi dito, seguir o veganismo vai muito além da dieta, visto que sem mudar as atitudes de consumo, você seria apenas um vegetariano estrito, ou seja, que exclui o consumo de produtos de origem animal apenas da alimentação.

Uma dieta vegana, por sua vez, não come nada mesmo que tenha origem animal. Isso quer dizer que não usam couro, não usam lã, não usam seda e não consomem até mesmo alguns corantes, que são extraídos do esmagamento de insetos.

Veja outros hábitos comuns de quem segue o veganismo:

  • Não frequentar circos que tenham apresentação de animais, seja qual for
  • Não visitar zoológicos ou parques que tenham animais presos
  • Não caçar
  • Não consumir qualquer tipo de produto que tenha sido testado em animais
  • Não assistir ou incentivar vaquejadas, touradas e outros
  • Não explorar ou praticar o abandono de animais domésticos
  • Não sacrificar animais, nem mesmo em rituais religiosos

Mas afinal, o que se come nessa dieta?

Muita gente pensa que excluir todos esses alimentos da alimentação faz com que a pessoa coma apenas salada e comidas frias e isso é um grande engano.

Existe uma grande variedade de receitas e produtos que podem ser incluídos, inclusive a famosa “junkie food”, visto que existem doces, frituras, hamburgueres e muitos outros pratos veganos.

O fato é que para dotar uma dieta vegana é muito importante pesquisar bastante, se informar e conhecer todas as alternativas para seguir esse tipo de alimentação.

E as proteínas na dieta vegana

Sem dúvidas, as proteínas são um dos grupos alimentares muito importantes para a saúde e bom desempenho do nosso corpo.

O mais comum é que a proteína seja rapidamente associada com a carne, no entanto, existem muitas outras fontes de proteína que são de origem vegetal e não animal.

Alias, segundo o Ministério da Saúde do nosso país já afirmou que o vegetarianismo é uma excelente forma de se alimentar de uma maneira saudável e completa.

Por outro lado, há um nutrientes que não pode ser encontrado em grande abundância na dieta vegana ou vegetariana, que é a vitamina B12. No entanto, grande parte da população, mesmo os não-vegetarianos, podem apresentar uma deficiência dessa vitamina.

Porém, o que não faltam são opções de suplementos para esses casos.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre a dieta vegana, o que é, como fazer e como ela pode ser benéfica para você e para muitos animais. Aproveite essas informações e boa sorte!

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