Dor de Dente – Causas, Fatores de Riscos e Como Prevenir [Exclusivo]

Quem é que nunca teve uma dor de dente na vida, não é mesmo?! O fato é que a dor de dente é considerada uma das mais incomodar que alguém pode sentir e normalmente ela incomoda bastante.

No entanto, existe uma grande variedade de problemas que podem causar a dor de dente e é aí que pode estar o problema. Isso porque até mesmo uma simples sensibilidade dental pode causar muita dor.

Justamente por isso, quando o assunto é a dor de dentes, é muito importante procurar um especialista, para que seja possível, primeiramente, determinar a causa do problema.

Então, continue lendo e vamos conhecer melhor as possíveis causas das dores de dente para que possamos entender os melhores tratamentos para casa uma delas. Vamos lá?!

O que é a dor de dente?

Remédio Para Dor de Dente

Diferentemente do que acontecia antigamente, a dor de dente nem sempre é causada apenas por um dente estrago e ela é mais comum do que se pensa.

As causas de uma dor de dentes podem ser as mais variadas. No entanto, a inflamação da polpa dentária, normalmente, é o mais comum deles.

Para entender melhor, é preciso explicar que o nosso dente possui várias camadas. A mais superficial delas é o esmalte.

Em seguida temos a dentina e a polpa, que também é conhecida como o canal do dente. Essa é a parte que contém terminações nervosas, tecido conjuntivo e também vasos sanguíneos.

Dessa forma, qualquer agente agressor que chegue a atingir esses nervos pode causar um sério problema de dor de dente, lembrando que a cárie é o mais comum deles.

Causas da dor de dente

Dicas para diminuir a dor de dente

Como já foi dito anteriormente, existe uma série de possíveis causas para a dor de dente. No entanto, para que haja dor, é preciso que o problema tenha chegado à polpa, que é a parte do dente que possui terminações nervosas.

Vamos conhecer algumas possíveis causas do problema:

  • Cáries

As cáries são problemas comuns que causam a desmineralização do dente. Com isso, permite que as bactérias consigam chegar cada vez mais perto do nervo, que é a parte sensível do ente. Isso provoca a dor.

  • Problemas periodontais

Algumas doenças de gengiva podem ser bastante silenciosas. Assim, no começo elas causam apenas uma inflamação na gengiva, deixando-a mais avermelhada e sangrando na escovação, por exemplo.

No entanto, quando não é tratada adequadamente, fazendo a remoção do biofilme dental e com o uso de escova de dentes e fio dental, o que antes era apenas uma gengivite se torna uma doença periodontal.

Quando o problema alcança esse estágio, ocorre a reabsorção do osso e surge um espaço entre os dentes, que chama-se bolsa periodontal.

Como o avanço dessa perda óssea há a contaminação da polpa do dente, que é aquela parte que tem os nervos, gerando uma infecção e bastante dor de dente mesmo que não haja cárie.

Pode acontecer ainda de, antes mesmo de chegar á polpa, a perda óssea faça surgir abcessos periodontais. Isso também causa muita dor visto que se forma uma bolsa de pus dentro da gengiva.

  • Retrações gengivais

Em alguns casos, as gengivas podem acabar retraindo-se deixando a raiz dos dentes expostas e isso causa bastante dor e sensibilidade ao frio. Muitas vezes, até o próprio ar que entra na boca pode causar muito desconforto.

  • Traumas

Caso a pessoa venha a sofrer um trauma dentário, que pode ser até uma batida no dente, pode ocorrer uma mortificação da polpa, que ocorre lentamente, causando a dor de dente alguns meses depois.

Por isso é sempre interessante que os praticantes de esportas visitarem o dentista com regularidade, além de fazerem uso de protetores bucais.

Fatores de risco

Dor de dente o que fazer

Embora possam haver variadas causas para as dores de dente, existem fatores que são considerados de risco nesse assunto. Veja:

  • Idade

Por um lado, as crianças apresentam uma maior propensão a desenvolver cárie. Por outro lado, as pessoas mais velhas apresentam maior tendência ao desenvolvimento de problemas periodontais.

  • Alimentação

Alimentos ricos e açúcares não fazem mal apenas para o dente, mas para a saúde da boca em geral. Justamente por isso que os especialistas recomendam que evitemos esses alimentos.

No entanto, aquelas pessoas que não evitam esses alimentos, devem ir se acostumando a terem problemas bucais e também a temida dor de dente.

  • Escovação errada

Tem paciente que se preocupa mais com o creme dental que vai usar do que com fazer uma boa escovação. A verdade é que a escovação correta é infinitamente mais importante do que o creme dental escolhido, afinal, é ela que limpa a boca.

Vale lembrar ainda que as escovas possuem uma vida útil e que usar uma escova velha e desgastada também é prejudicial.

  • Outros fatores

Algumas pessoas possuem mais facilidade de desenvolverem problemas como carie e doenças periodontais. Nesse caso, a atenção à escovação e o uso do fio dental são ainda mais importantes.

Pronto agora você já sabe um pouco mais sobre a dor de dente, suas possíveis causas e como evitar esse problema que pode ser muito incomodo. Aproveite essas dicas e não descuide da sua higiene bucal.

7 votes, average: 5,00 out of 57 votes, average: 5,00 out of 57 votes, average: 5,00 out of 57 votes, average: 5,00 out of 57 votes, average: 5,00 out of 5 (7 votes, average: 5,00 out of 5)
You need to be a registered member to rate this post.
Loading...

Leave a Reply

19 + 3 =