Hibisco Para Que Serve? [ VEJA TODOS OS DETALHES ]

Tomar um chá é algo muito relaxante e no caso de um chá de hibisco, é algo muito saboroso também.

Para quem não sabe, o chá de hibisco pode trazer uma série de benefícios para a saúde e tudo isso é feito usando a flor seca de uma planta chamada Hibiscus Sabdariffa. Essa é uma espécie normalmente diferente daquela encontrada nos jardins.

Essa planta é usada há muito tempo por causa das suas propriedades medicinais, especialmente em locais como a África, Caribe e Ásia.

No entanto, atualmente ele já é popular no mundo inteiro e seus benefícios vem sendo cada vez mais estudados.

A sua popularidade por tanto tempo se deve às suas propriedades, que são variadas. O hibisco é rico em antioxidantes, que atuam combatendo os radicais livre.

Além disso, também é um poderoso diurético, sendo bastante utilizado como um aliado no emagrecimento.

Então, se você quer saber um pouco mais sobre essa poderosa planta, outros benefícios e para que ela serve, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto.  Vamos lá?

Para que serve o hibisco?

Chá de Hibisco

No tempo dos faraós, na antiguidade, o chá era tomada para ajudar a refrescar e controlar a temperatura do corpo. Já no irã, as flores eram usadas com o intuito de acalmar a mente e ajudar a resolver problemas de insônia.

Já nos últimos tempos, graças a estudos recentes, o chá de hibisco tem sido bastante utilizado como auxiliar no processo de emagrecimento. Isso porque ele ajuda a diminuir o inchaço, controlar o colesterol e ainda contribui para o bom funcionamento do intestino.

Além disso, por suas propriedades diuréticas, ele também é excelente para ajudar a baixar a pressão arterial e ainda proteger a função hepática e renal.

Propriedades

Primeiramente é preciso ressaltar que, assim como a maioria dos chás, o de hibisco possui pouquíssimas calorias. Isso porque 100 gramas das flores secas possuem apenas 37 calorias. Com essa quantidade é possível fazer uma infinidade de xícaras de chá.

Outro ponto importante é que o hibisco é fonte de vitaminas, minerais, proteínas e também carboidratos. Vamos conhecer os principais nutrientes dessa planta:

  • Vitaminas A
  • Vitamina C
  • Vitamina B1 (tiamina)
  • Vitamina B2 (riboflavina)
  • Ácido fólico
  • Ferro
  • Magnésio
  • Fósforo
  • Potássio
  • Cobre
  • Cálcio

Mais do que isso, de 15 a 30% do hibisco é feito de ácidos orgânicos, como o ácido málico, cítrico ou tartárico. Eles ajudam a fortalecer o sistema imune do organismo e ainda melhorar a saúde cutânea.

Tudo isso de deve aos flavonoides como as quercetina e as antocianinas.

Benefícios

Como já deu para notar, os benefícios do hibisco são muitos e bastante variados. O fato é que o consumo regular do mesmo ajuda a melhorar a saúde como um todo. Então vamos conhecer os benefícios dele:

  • Emagrecimento

Os ingredientes do chá atuam inibindo a adipogênese, que é a ação de acumular gordura nas células do corpo.

Com esse processo diminuído, haverá menos gordura sendo acumulada na região abdominal e dos quadris. Segundo estudos, o chá de hibisco é até mais poderoso que o famoso chá preto.

Ele ainda atua diminuindo a glicemia, dificultando que ocorra a síntese de células novas de gordura, diminuindo os níveis dos triglicerídeos e do colesterol LDL, inibindo enzimas pancreáticas e bloqueando as enzimas participantes do processo de síntese de ácidos graxos.

Isso tudo sem falar que ele é um termogênico, que atua acelerando o metabolismo, aumentando a queima de gordura.

  • Diminuição do colesterol:

O hibisco pode ser um grande aliado no controle o colesterol, visto que diminui a concentração de lipoproteínas de baixa densidade no sangue. Existem diversos estudos que comprovam esse efeito.

Além disso, outros estudos mostram que bioflavonóides e antioxidantes presentes na planta podem melhorar os valores do LDL ao passo que restauram as taxas do HDL.

  • Prevenção da diabetes e síndrome metabólica

Estudos demonstram que o hibisco ajuda a diminuir o colesterol ruim e os depósitos adiposos na região abdominal, controlando os níveis de glicose. Com isso, evita a síndrome metabólica e ajuda a prevenir o diabetes.

  • Baixa a pressão arterial

Por ser diurético, ele ajuda na eliminação de líquidos, o que leva a uma consequente diminuição do volume sanguíneo. Logo, reduz também a pressão arterial.

  • Melhora da função intestinal

Conhecido como um laxante natural leve, o hibisco atua melhorando a digestão e favorecendo a função intestinal. Os resultados são ainda melhores quando o chá é tomado em jejum.

Como se não bastasse, ele ainda pode ajudar a prevenir o câncer, proteger o fígado, combater os radicais livres, diminuir cólicas, acalmar o sistema nervoso, combater infecções e fortalecer o sistema imunológico, entre outras coisas.

Contraindicações

O uso do hibisco deve ser evitado apenas por pessoas que possuem a pressão naturalmente baixa, pois ele causa a queda da pressão arterial. Além disso, não deve ser usado por gestantes viso que estudos indicam que ele pode estimular a mensuração.

Como tomar

O hibisco deve ser consumido em forma de chá e o preparo é bastante simples. Para isso, basta ter 1 colher de sopa de flores secas de hibisco e 500 ml de água.

Esquente a água e desligue assim que começar a ferver. Coloque as folhas nessa água e deixe em infusão por 5 a 10 minutos. Coe e está pronto para ser tomado, quente ou frio.

Onde comprar

O hibisco desidrato pode ser encontrado em casas de produtos naturais e também em sites online especializados. Não é difícil.

E então, o que você está esperando para começar a usar o hibisco e aproveitar todos os benefícios que ele pode oferecer? Boa sorte!

4 votes, average: 5,00 out of 54 votes, average: 5,00 out of 54 votes, average: 5,00 out of 54 votes, average: 5,00 out of 54 votes, average: 5,00 out of 5 (4 votes, average: 5,00 out of 5)
You need to be a registered member to rate this post.
Loading...

Leave a Reply

doze − nove =