Moringa Oleífera o Que é, E Para Que Serve? [Explicação Completa] 🥇

A natureza oferece uma grande variedade de benefícios para quem a conhece e sabe como utilizá-la, como é o caso da moringa oleífera, que tem mais de 45 poderosos antioxidantes e mais de 70 nutrientes.

Isso faz com que ela seja uma das mais ricas fontes de minerais e vitaminas, sendo chamada até mesmo de árvore da vida!

Justamente por isso que a moringa oleífera é também parte de muitas dietas mundo a fora, embora ainda não seja tão popular no nosso país.

A árvore que dá origem à moringa é originária da África, lembrando que podem ser utilizadas suas folhas, raízes, flores e sementes para a obtenção das propriedades desejadas.

Então, se você está interessado e quer saber um pouco mais sobre esse assunto, continue lendo e descubra todos os detalhes sobre a moringa oleífera.

Para que serve a moringa oleífera?

Moringa Oleífera em Folhas

Como já deu para perceber, a moringa oleífera possui uma grande variedade de propriedades benéficas para a saúde. Por isso, seus usos podem ser muito variados, tais como:

  • Atua estimulando o sistema de defesa do organismo
  • Proporciona o aumento da imunidade
  • Diminui o inchaço
  • Ajuda no processo de desintoxicação do corpo
  • Atua aumentando os níveis de energia
  • Ajuda a diminuir o apetite
  • Contribui para o controle do peso
  • Ajuda a aumentar a disposição e os níveis de energia
  • Mantém o diabetes sob controle
  • Ajuda a deixar a pele mais saudável
  • Alivia as dores de cabeça
  • Contribui para o alívio dos sintomas da menopausa
  • Ajuda a prevenir a queda de cabelo

O fato é que essa planta já vem sendo utilizada há séculos com finalidade medicinal até para o tratamento do diabetes, tuberculose, epilepsia, dores crônicas, anemia, hipertensão, bronquite e outros.

Mais do que isso, a moringa oleífera ainda pode ajudar no tratamento da asma, tosse, fibromialgia, artrite e outras.

Benefícios moringa oleífera

Sem dúvidas, um dos maiores benefícios que a moringa oleífera oferece é o seu grande poder antioxidante.

Para quem não sabe, os antioxidantes atuam no organismo no combate aos radicais livres, que atacam as células e causam o seu envelhecimento precoce, gerando doenças degenerativas.

Ela também oferece uma poderosa ação antibacteriana, que pode ser encontrada especialmente no pó extraído das sementes. Sendo assim, ela é considerada uma excelente alternativa para o tratamento de infecções.

A consequência é que a popularidade da planta aumentou muito entre as populações mais pobres e com déficits alimentares.

O extrato dessa erva também pode ser utilizado como um anti-inflamatório para o tratamento de doenças crônicas, sendo amplamente utilizado em casos de fibromialgia.

Então, vamos conhecer outros benefícios da moringa oleífera:

  • Controla o diabetes

Estudos mostram que o extrata da erva moringa oleífera atua contra o diabetes. Os testes clínicos comprovam um controle da doença assim que iniciado o tratamento da erva.

Se for combinada com uma dieta saudável, a moringa oleífera pode, não somente tratar, como também ajudar a prevenir o surgimento dessa doença, dando mais energia ao organismo e evitando alterações de humor.

  • É rica em minerais e aminoácidos

Para quem busca uma fonte de origem vegetal para aminoácidos e proteínas, a moringa oleífera pode ser uma ótima alternativa. Isso porque ela é uma ótima aliada no fornecimento de proteínas ao organismo, sendo considerada um superalimento, que pode melhorar a saúde do tecido cartilaginoso e da pele.

Ela oferece uma grande quantidade de potássio, zinco, ferro e cálcio. Esses minerais são essenciais para o fortalecimento dos ossos, controle da pressão e prevenção de doenças como é o caso da osteoporose.

Mais do que isso, ela ainda conta com vitaminas como a vitamina A, vitamina B, vitamina C, vitamina E e vitamina K, bem como outros minerais como o selênio e o triptofano.

  • Combate o envelhecimento

As folhas da moringa oleífera são altamente nutritivas e podem contribuir para o rejuvenescimento. Ela pode até mesmo ser encontrada nos componentes de alguns cosméticos que são comercializados por aí.

Isso porque ela ajuda a prevenir o surgimento de rugas, marcas de expressão e ainda fortalece a estrutura das células.

Em países em que a população sofre com a fome, a moringa oleífera também é uma aliada, ajudando a combater a desnutrição. Isso porque o seu sabor agradável, juntamente com suas inúmeras propriedades, permite que ela seja a base da alimentação de muitas regiões, tais como Mali, Senegal e Haiti.

Ajuda no Emagrecimento?

Moringa Oleífera Para Emagrecer

Como já foi dito, a moringa oleífera pode ser uma aliada no processo de emagrecimento, visto que oferece uma grande concentração de nutrientes e uma baixíssima concentração de gorduras.

Mais do que isso, seu uso ainda pode atuar acelerando o metabolismo, desintoxicando o organismo, melhorando a digestão e aumentando a saciedade.

Para consumir, você pode optar pelo chá de moringa oleífera, que deve ser feito a partir das folhas secas dessa erva ou também pelas cápsulas, que podem ser facilmente encontradas.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobe a moringa oleífera, para que serve, como funciona e quais os benefícios que ela pode oferecer para a sua vida.

29 votes, average: 5,00 out of 529 votes, average: 5,00 out of 529 votes, average: 5,00 out of 529 votes, average: 5,00 out of 529 votes, average: 5,00 out of 5 (29 votes, average: 5,00 out of 5)
You need to be a registered member to rate this post.
Loading...

Leave a Reply

5 × 5 =