Benefícios do Óleo de Amêndoas【PARA QUE SERVE】🤔

oleo de amendoas para que serveQue as amêndoas são ótimas para a saúde muita gente já sabe e até já passou a incluí-las na sua alimentação. No entanto, o que muitas pessoas ainda desconhecem é os benefícios que o óleo de amêndoas pode oferecer.

O fato é que existem muitas propriedades que são atribuídas às sementes de amendoeira.

Em relação à amêndoa, ela tem um importante potencial bactericida, sedativo, fungicida, anestésico, antioxidante, anticarcinogênico, antiespasmódico e diurético.

Mais do que tudo, o óleo também é um poderoso hidratante natural tanto para os cabelos quanto para a pele.

O fato é que a natureza é muito rica e sábia no seu desenvolvimento e pode oferecer excelentes opções para nossa saúde e bem-estar.

Então, se você quer saber um pouco mais sobre o óleo de amêndoas, continue lendo para saber tudo a respeito…

Propriedades nutricionais do óleo de amêndoas

Como é de se imaginar, as amêndoas são uma rica fonte de gorduras saudáveis, tanto monoinsaturadas como poli-insaturadas. Além disso, possuem uma boa concentração de fibras e minerais.

Quando as sementes são prensadas para a extração do óleo, uma considerável parte desses nutrientes acaba se perdendo, não fazendo parte do óleo de amêndoas.

Mesmo assim, o óleo de amêndoas ainda mantém na sua composição algumas substâncias que são importantes para a saúde. Alguns deles são a vitamina K, a vitamina E, antioxidantes e minerais.

Dessa forma, cada colher de sopa de óleo de amêndoas pode oferecer cerca de 120 calorias, 14g de gorduras e 2,34mg de ácidos graxos ômega-6.

Óleo de amêndoas para que serve?

As gorduras presentes no óleo podem ser utilizadas tanto para fins cosmético e cuidados com a beleza quanto para a saúde com fins medicinais.

Se o óleo de amêndoas for aplicado diretamente sobre o cabelo, por exemplo ele ajuda a nutrir os fios e a deixá-los menos quebradiços.

Já na pele, o óleo oferece um efeito bastante semelhante, visto que atua hidratando os tecidos, diminuindo as marcas das celulites e estrias. Muitas grávidas passam o óleo de amêndoas na barriga para evitar o surgimento de estrias.

Ele também pode ser utilizado na pele como um óleo de massagem, servindo para diminuir as contraturas musculares.

Benefícios do óleo de amêndoas

Como já foi possível perceber, este óleo pode oferecer uma série de benefícios para a saúde, tanto no consumo quanto no uso tópico. Então, vamos conhecer os benefícios mais de perto:

  • Fonte de vitamina E

Essa vitamina, também denominada tocoferol, é um poderoso antioxidante. Apenas 10g do óleo de amêndoas pode oferecer cerca de 20% da necessidade diária da vitamina.

Além disso, ela ainda ajuda a proteger o organismo contra a ação dos radicais livres, que causam o que é chamado de estresse oxidativo.

  • Ajuda a controlar o colesterol

Tal como a maioria dos óleos de origem vegetal o óleo de amêndoas não possui colesterol. No entanto, ao contrário da maioria das gorduras, ele contribui para a diminuição do colesterol ruim e para a manutenção do colesterol ruim.

  • Faz bem para o coração

Segundo um estudo publicado em 2014, o óleo de amêndoas ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

Esse poderoso benefício pode ser atribuído à alta concentração de vitamina E que o óleo oferece, que é um nutriente que atua diminuindo os processos inflamatórios. Sendo assim, ajuda também a regular as taxas de colesterol.

Resumidamente, ele é bom para o coração porque diminui o colesterol ruim, aumenta o bom e acaba com as inflamações que prejudicam os vasos.

  • Prevenção do diabetes

A diebetes é uma doença na qual os níveis de açúcar no sangue ficam alterados a um nível perigoso, o que resulta em uma deficiência na ação da insulina.

Pesquisas mostram que o consumo do óleo de amêndoas ainda pela manhã ajuda a pessoa a ter uma menor elevação do açúcar no sangue durante o dia.

  • Melhora a função intestinal

Apesar de não ter as fibras presentes na semente, ele também apresenta função laxativa, além de atuar na proteção da parede intestinal.

Embora ainda não seja comprovado, já existem indícios de que o óleo de amêndoas possa ser benéfico também na prevenção do câncer de cólon.

  • Ajuda na balança

O óleo de amendoas não possui qualquer propriedade que promova a perda de peso por si só, mas pode ser considerado uma opção saudável para quem está em busca de emagrecimento.

Isso porque pesquisas mostram que ao consumir amêndoas com regularidade pode ajudar no emagrecimento e na diminuição de medidas.

Esses benefícios podem ser atribuídos à suas propriedades anti-inflamatórias e também ao seu efeito de inibir o apetite.

No entanto, é preciso consumir o óleo com calma, visto que é calórico. Assim, com apenas 1 colher de sopa por dia já é possível obter todos os seus benefícios

Além de todos esses benefícios, o óleo de amendoas ainda ajuda a diminuir a dor de ouvido, a hidratar a pele e deixa-la mais saudável, a tratar os cabelos, relaxar a musculatura e é um antisséptico natural.

33 votes, average: 5,00 out of 533 votes, average: 5,00 out of 533 votes, average: 5,00 out of 533 votes, average: 5,00 out of 533 votes, average: 5,00 out of 5 (33 votes, average: 5,00 out of 5)
You need to be a registered member to rate this post.
Loading...

Leave a Reply

dois × dois =