Óleo de Cártamo [ Benefícios, Como Tomar, Efeitos Colaterais ] 🥇

O óleo de cártamo é um óleo natural extraído das sementes de uma planta de mesmo nome: cártamo (Carthamus tinctorius). Por causa do seu alto valor nutritivo, esse tipo de óleo pode ser bastante utilizado na culinária.

Isso porque ele é rico em ômega-6, que é um ácido graxo que não é produzido pelo organismo, mas que é muito importante para o seu bom funcionamento.

Além disso o óleo de cártamo também é rico em ômega-9 e vitamina E, que são importantes para a boa função cerebral e tem poderosa ação antioxidante, respectivamente.

O fato inegável é que o óleo de cártamo é muito poderoso e pode trazer uma série de outros benefícios para a saúde de quem o utiliza.

Então, para saber um pouco mais sobre esse assunto, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre o óleo de cártamo.

Principais propriedades do óleo de cártamo

Cártamo Propriedades

Como já foi possível perceber, o óleo de cártamo é muito poderoso e pode oferecer uma série de benefícios para o organismo. Isso por causa de suas muitas propriedades e nutrientes.

Então, vamos conhecer um pouco mais sobre o óleo de cártamo, para que serve e quais suas principais propriedades. Mas antes, é importante ressaltar que há dois tipos diferentes de óleo de cártamo, sendo o poli-insaturado e o monoinsaturado.

  • Óleo de cártamo poli-insaturado

O óleo poli-insaturado é uma fonte de ômega-6, também denominado ácido linolênico. Esse nutriente é sensível e, por isso, não deve ser aquecido, podendo oxidar e ficar rançoso.

Por esse motivo é que ele deve sempre ser armazenado em locais frescos e sem luz, preferencialmente sob refrigeração.

Esse é o tipo de óleo de cártamo mais comum encontrado à venda, sendo vendido como um suplemento nutricional. Seus níveis de ácido linolênico são maiores se comparado com outros óleos vegetais.

  • Óleo de cártamo monoinsaturado

Ele é fonte de ômega-9, também conhecido como ácido oleico, que é mais resistente às altas temperaturas. Como não perde seus nutrientes quando é aquecido, ele pode ser usado no preparo de alimentos quentes, incluindo frituras.

Justamente por isso é que ele é uma excelente alternativa para os óleos culinários comuns, tal como o óleo de girassol e de soja, bem como de outros óleos hidrogenados que são menos saudáveis.

O melhor de tudo é que ele quase não possui sabor ou aroma, sendo bem neutro para seus preparos.

Vale lembrar ainda que o ômega-6 é essencial para o bom funcionamento do organismo, mas não é produzido pelo mesmo. Por isso é essencial que seja obtido através da alimentação.

Benefícios do óleo de cártamo

Com tantos nutrientes e propriedades, obviamente que o óleo de cártamo é altamente benéfico para a saúde. Então, vamos conhecer melhor esses benefícios:

  • Perda de peso

Ainda não existem estudos conclusivos a respeito desse assunto, mas a verdade é que incluir esse ingrediente na alimentação pode ser benéfico para a perda de peso em diversos fatores.

Isso porque seus ácidos graxos insaturados estimulam a queima de gordura. Muita gente não sabe, mas o consumo de boas fontes de gordura é essencial para que haja perda de peso.

Além disso, o óleo de cártamo ainda pode contribuir para o aumento dos níveis de serotonina, que te ligação direta com o humor, reduzindo a ansiedade e aumentando o bem-estar.

  • Controla o colesterol

Estudos mostram que o óleo de cártamo, se usado corretamente, pode ajudar a diminuir de 12 a 20% os níveis o colesterol LDL. Tudo isso graças à sua composição que é rica em ômega 9 e em fitoesterois.

  • Possui ação antioxidante

Rico em vitamina E, ele se torna um poderoso antioxidante. Dessa forma, ele atua protegendo as células contra a ação dos radicais livres, reduzindo o risco de doenças e retardando o envelhecimento precoce.

  • Aumenta a saciedade

Ele atua promovendo o retardo do esvaziamento gástrico e é por isso que ele aumenta a saciedade. Dessa forma, ele vai diminuir a vontade da ingestão de açúcares, carboidratos e até mesmo do excesso de alimentos.

  • Controle das triglicérides

O ômega 9 presente no óleo de cártamo faz com que ele seja muito benéfico para a diminuição dos níveis de triglicérides. Pesquisas mostram que um estudo contando com 35 mulheres apresentou resultados excelentes nesse aspecto.

Óleo de cártamo quantidade diária

Cada organismo funciona de um jeito e tem suas próprias necessidades. Dessa forma, a quantidade indicada do uso de óleo de cártamo pode variar muito de uma pessoa para a outra.

No entanto, os valores recomendados normalmente ficam em torno de 9 gramas por dia, o que equivale a duas colheres de chá. A mesma quantidade pode ser obtida comumente no consumo de duas cápsulas por dia.

Como usar o óleo de cártamo

Dependendo do tipo, como falamos anteriormente, o óleo de cártamo pode ser consumido frio ou no preparo de pratos quentes.

Além disso, ainda existe a possibilidade de consumir esse poderoso alimento em forma de cápsulas, facilitando o acesso e tornando a ingestão mais prática.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre esse produto, para que serve, seus benefícios e como utilizá-lo para obter suas propriedades.

3 votes, average: 5,00 out of 53 votes, average: 5,00 out of 53 votes, average: 5,00 out of 53 votes, average: 5,00 out of 53 votes, average: 5,00 out of 5 (3 votes, average: 5,00 out of 5)
You need to be a registered member to rate this post.
Loading...

Leave a Reply

3 × cinco =