Óleo de Copaíba ▷【Para que Serve e 6 Benefícios】

Extraído da árvore de mesmo nome, que é uma planta de grande porte predominante na floresta amazônica, o óleo de copaíba tem mostrado uma grande variedade de propriedades medicinais e benéficas para o organismo.

A verdade é que a natureza é muito sábia e traz diversos ingredientes que podem ser usados a nosso favor, como ocorre com o óleo de copaíba.

oleo de copaiba planta

Esse óleo já era popularmente usado há décadas, porém agora a ciência resolveu estuda-lo e confirmou seus benefícios.

As pesquisas e estudos realizados mostram que ele é mesmo muito eficiente para a diminuição de processos inflamatórios, contribui para a pele e pode até dar mais ânimo.

Então, se você ainda não sabe muito sobre ele e quer conhecer um pouco mais das suas propriedades, benefícios e vantagens, continue lendo e saiba muito mais! 

Para que serve o óleo de copaíba

Uma das principais propriedades do óleo de copaíba é sua poderosa ação anti-inflamatória. Por isso é que ele é muito utilizado para o alívio de dores musculares.

No entanto, seus usos e aplicações não param por aí não, veja:

  • Ajuda no tratamento de problemas de pele, como psoríase, eczema e dermatites
  • Serve como um hidratante para a pele
  • Atua acelerando a cicatrização
  • Serve para tirar a infecção e esterilizar ferimentos
  • Diminui a oleosidade produzida pela pele
  • Ajuda na expectoração, contribuindo para a diminuição dos acessos de tosse
  • Diminui a pressão arterial
  • Ajuda a acalmar a mente e combater o estresse
  • Reduz as dores características das doenças reumáticas
  • Atua no tratamento de infecções do trato urinário

Embora ainda não seja comprovado, existem alguns indícios que mostram que o óleo de copaíba também pode ser utilizado no tratamento de alguns tipos de câncer, como é o caso do câncer de pele.

Como usar o óleo de copaíba

Obviamente, o modo de usar vai depender da finalidade para a qual o óleo de copaíba está sendo empregado.

No entanto, a forma mais segura de administrar esse produto é aplicando-o diretamente sobre a pele ou também nos cabelos.

Já a ingestão do óleo de copaíba, que possui um sabor amargo, só deve ser feita sob orientação médica e nas quantidades indicadas.

Dessa forma, pegue seu óleo de copaíba, pingue de 2 a 3 gotas em cima da pele no local desejado e massageie, fazendo movimentos circulares. Essa aplicação pode ser feita uma vez ao dia, por uma semana.

No entanto, caso haja irritação na pele, suspenda o uso desse óleo.

Para o tratamento dos cabelos, deixando-os mais fortes e recuperados, basta aplicar de 3 a 4 gotas de óleo de copaíba na palma da mão, esfregue uma mão na outra e depois aplique nos fios de cabelo, massageando desde o couro cabeludo até os fios.

Faça essa aplicação por cerca de 5 minutos diariamente, durante duas semanas, sempre logo depois do banho.

Você ainda pode usar por produtos de beleza que contenham o óleo de copaíba, tais como sabonetes e hidratantes.

Contraindicações

De uma forma geral, se for usado corretamente nos cabelos e pele, o óleo de copaíba não costuma causar problemas. Por isso, ele não possui contraindicações.

No entanto, se é necessário ingerir o produto para chegar aos efeitos desejados, o mais indicado é falar com um médico. Somente ele poderá avaliar cada caso individualmente e determinar se o paciente pode ou não fazer uso do mesmo.

Benefícios do óleo de copaíba

O que não faltam são benefícios para esse óleo incrível que tem muitas funções, contribuindo positivamente para a saúde. Então, veja alguns benefícios do óleo de copaíba:

  • Trata problemas de pele

Essa é uma das principais indicações de uso desse poderoso óleo por causa do seu grande poder bactericida e anti-inflamatório. Assim, muito além de nutrir a pele ele ainda contribui para acabar com problemas como erupções, picadas de inseto, pé de atleta e outros.

Para hidratar o rosto, é só massageá-lo com um algodão com o óleo de copaíba. Ele ainda ajuda a suavizar rugas e marcas de expressão.

  • Ação analgésica

O óleo de copaíba possui ação relaxante muscular e analgésico para dores articulares quando aplicado diretamente sobre a pele.

Dessa forma, pode ser usado em tratamentos para fibromialgia, gota, artrite e até lesões esportivas.

  • Tratamento de doenças respiratórias

Com sua ação expectorante ele ajuda no relaxamento dos músculos expiratórios e gera a desobstrução dos alvéolos pulmonares. Por isso pode ser usado no tratamento de bronquite, asma, pneumonia, pigarros, sinusite, rinite e outros.

  • Bactericida e anti-inflamatório

Sem dúvida essa é uma das propriedades mais requisitadas do óleo de copaíba.

As pesquisas apontam que esse óleo possui um alto teor de betacariofileno. Esse composto também é encontrado na pimenta-do-reino, orégano, manjericão, alecrim e até na maconha.

Por sua vez, essa substância poderosa ajuda a bloquear a ação de organismos nocivos, tais como bactérias, germes, vírus e outros agentes patogênicos.

  • Poder calmante

O óleo de copaíba também contribui para acalmar o sistema nervoso. Justamente por isso é que esse óleo é muito utilizado na aromaterapia, evitando mudanças de humor e diminuindo a ansiedade.

  • Ação diurética

O óleo de copaíba tem o poder de aumentar a frequência urinária, podendo contribuir para a eliminação de toxinas e diminuição do inchaço.

Com essa propriedade, ele se torna benéfico para a diminuição da pressão arterial, sendo usado como uma forma natural de controlar a hipertensão.

Ingerir esse óleo também é benéfico para tratar infecções do sistema urinário, tal como a uretrite e a cistite.

Extração e outros usos

Para ver como o óleo de copaíba é extraído e quais são os demais benefícios dele, veja a reportagem abaixo, é bem interessante:

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre o óleo de copaíba, seus benefícios, como usar e como obter suas propriedades medicinais, você pode usá-lo para te ajudar a tratar algum problema de saúde que você tem.

22 votes, average: 4,99 out of 522 votes, average: 4,99 out of 522 votes, average: 4,99 out of 522 votes, average: 4,99 out of 522 votes, average: 4,99 out of 5 (22 votes, average: 4,99 out of 5)
You need to be a registered member to rate this post.
Loading...

Leave a Reply

14 − 8 =