Óleo de Girassol Para Que Serve e Principais Benefícios [ EXCLUSIVO ]

Cuidar do próprio corpo algo essencial para que possamos manter nossa saúde e bem-estar. O que muitas pessoas não sabem é que o óleo de girassol pode ajudar muito nesse aspecto.

Com isso, a busca por hábitos de vida que sejam saudáveis é essencial, tal como praticar atividade física e ter uma boa alimentação, que não são novidades para ninguém.

Junto com isso, surgem novas alternativas, que podem agir como um curinga, fazendo parte da rotina e ainda contribuindo para o bem-estar de todos.

Então, se você está interessado e quer saber um pouco mais sobre o óleo de girassol, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.

O que é o óleo de girassol?

Óleo de girassol o que é

Para quem não sabe, a semente de girassol possui um óleo essencial muito utilizado por diversas civilizações. A planta é originária da América do norte e dá origem a uma das mais lindas flores do mundo.

O óleo de girassol extraído dessa semente é rico em vitaminas do complexo B e também em outras vitaminas, tais como a vitamina C e vitamina E.

Óleo de girassol para que serve?

A composição dele é rica em nutrientes que contribuem para o organismo em muitas situações.

Isso porque pesquisas e estudos mostram que ele pode ser muito eficiente em auxiliar no controle do colesterol ruim, além de ajudar na prevenção de algumas doenças vasculares e também degenerativas.

No entanto, existem algumas recomendações que devem ser seguidas, para que se posso obter todos os benefícios que o óleo de girassol pode oferecer. Uma delas é não aquecer esse óleo, preferindo consumi-lo sempre frio em saladas e outros pratos.

Benefícios do óleo de girassol

Benefícios do óleo de girassol

A verdade é que ele possui muitos nutrientes e vitaminas que são benéficos para o organismo. O que muita gente não sabe é que além dos benefícios que o seu consumo traz para o organismo, ele também pode ser utilizado de forma tópica.

Dito isso, vamos conhecer os principais benefícios do óleo de girassol:

  • Bom para a pele: ele possui uma alta concentração de Vitamina E, que é ótima para a regeneração da pele quando está afetada por raios solares. Ela também ajuda a retardar o envelhecimento e o surgimento de rugas.
  • Atua contra acne: o óleo de girassol possui ácidos graxos capazes de combater as bactérias que atuam na pele causando a acne, sendo facilmente absorvido e não deixa os poros obstruídos. Para isso, basta aplicar apena algumas gotas em pedaço de algodão seco e massagear o rosto.
  • Hidrata o cabelo: ele também pode ser utilizado no cabelo, ajudando a diminuir a aparência de quebrado e também a queda. Além disso, ele age como um excelente condicionador, que não deixa o cabelo ficar ressecado, oferecendo mais brilho.
  • Ajuda o sistema cardiovascular: o uso do óleo de girassol na alimentação, sempre em pratos frios, pode ser benéfico para diminuir os riscos de doenças cardiovasculares.
  • Ajuda a equilibrar o colesterol: ele possui diversos nutrientes que ajudam a equilibrar os níveis de colesterol no organismo. Isso porque não possui gorduras saturadas, o que o torna uma excelente alternativa nesses casos.
  • Tem ação antifúngica: ele pode ser aplicado também em áreas com fungos, sendo uma forma bem prática e rápida para tratar um problema. Ele é excelente para pé de atleta, por exemplo.
  • Fonte de proteínas: o nosso corpo não é capaz de produzir essa substância, mas precisa dela para funcionar adequadamente. Então, é possível usar o óleo de girassol como uma fonte de proteína vegetal para o organismo.

Todos esses benefícios do óleo de girassol ainda são bastante desconhecidos. Por isso, nada melhor do que informação sobre o assunto para ter os melhores resultados.

Óleo de girassol como usar?

A forma de usar o óleo de girassol vai depender muito do benefício que deseja obter.

Sendo assim, como forma de alimento, a recomendação é o consumo de até 2 colheres de sopa por dia, acompanhando pratos frios.

Já se o óleo de girassol for utilizado de maneira tópica, você pode procurar produtos que tragam esse óleo em sua composição. Se você preferir comprar o produto puro, é possível misturá-lo com outros óleos e até mesmo com cremes, para aplicar diretamente na pele.

O mais recomendado é sempre optar por produtos à base de óleo de girassol que tenham posologia e indicação de uso.

Óleo de girassol tem contraindicações?

O óleo de girassol e seus derivados são produtos naturais, que não contém contraindicações e podem ser usados por quaisquer pessoas que desejem obter seus benefícios.

No entanto, é sempre importante seguir as recomendações e indicações para que se obtenha somente benefícios. Os excessos nunca são benéficos em nenhuma situação.

Vale lembrar ainda que se for consumido como alimento, o óleo de girassol não deve nunca ser aquecido, a fim de manter suas propriedades e nutrientes, além de poder desenvolver um potencial cancerígeno.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre o óleo de girassol, para que serve, seus benefícios e como usar. Aproveite essas dicas e boa sorte!

3 votes, average: 5,00 out of 53 votes, average: 5,00 out of 53 votes, average: 5,00 out of 53 votes, average: 5,00 out of 53 votes, average: 5,00 out of 5 (3 votes, average: 5,00 out of 5)
You need to be a registered member to rate this post.
Loading...

Leave a Reply

20 − 11 =