Óleo de Melaleuca o Que é, e Para Que Serve [ Guia Completo ] 🥇

Possivelmente você já ouviu falar sobre o óleo de melaleuca, que tem aparecido com uma frequência cada vez maior em produtos de limpeza, higiene pessoal e cosméticos.

Sem dúvidas, esse é um óleo essencial muito poderoso, cheio de propriedades benéficas e que pode ser muito vantajoso em seu uso.

Isso porque ele possui propriedades bactericida e fungicida. Por esse motivo ele pode ser utilizado para o tratamento de diversos problemas que são ocasionados por bactérias e fungos, inclusive em cosméticos e na limpeza da sua casa.

O óleo de melaleuca também é chamado de tea tree oil e se você quer saber um pouco mais sobre ele, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.

Origem do óleo de melaleuca

Óleo de melaleuca vale a pena

O Tea tree oil, também chamado de óleo de melaleuca, tem sua origem na Austrália. Lá ele era amplamente utilizado pelas tribos aborígenes locais para diversas finalidades, tais como feridas, diarreias, limpeza dos dentes e outros.

No entanto, já faz muitos anos que ele se espalhou pelo mundo, saindo da Oceania e passando a ser cultivado em outros lugares do mundo, tal como América do Sul, Ásia e também na Europa.

A indústria farmacêutica cosmética é uma grande adepta do uso desse óleo, bem como a indústria da limpeza.

Esse óleo é empregado no desenvolvimento de medicamentos, produtos de higiene para ambientes, como aqueles que atuam contra o mofo, e até mesmo em cosméticos, como xampus para queda de cabelo, cremes dentais naturais, produtos para caspa e também no tratamento da acne.

Principais benefícios do óleo de melaleuca

A árvore que dá origem ao óleo de melaleuca pode chegar a atingir até 7 metros de altura e esse óleo é extraído das folhas. Muito poderoso, ele tem muitas propriedades capazes de oferecer muitos benefícios, que são os seguintes:

  • Antisséptico natural

Por seu poder antibacteriano, o óleo de melaleuca é muito eficiente na eliminação e bactérias poderosas, tais como E. coli, H. influenzae, S. penumoniae e S. aureus, entre outras que podem causar infecções através de feridas ainda não cicatrizadas.

Como usar: se a ideia é desinfetar uma ferida, por exemplo, você pode misturar uma gota de óleo de melaleuca com 1 colher de sopa de óleo de amêndoa. Depois, basta aplicar uma pequena quantidade na ferida já lavada.

  • Combate a acne

Como possui ação antibacteriana e anti-inflamatória, o óleo de melaleuca pode atuar inibindo as bactérias que agem na pele causando a acne.

Para isso, é só fazer uso de algum tônico, fluido ou gel facial que tenha o óleo de melaleuca em sua composição. Você também pode diluir 1 ml do óleo em 1 litro de água filtrada e aplicar na região de 1 a 2 vezes por dia.

  • Fungos nas unhas

Uma outra propriedade que o óleo de melaleuca tem é como um poderoso fungicida. Dessa forma, ele pode ser utilizado no tratamento das micoses de unha, tanto sozinho como em combinação com outros produtos.

Para isso, basta aplicar ele diretamente nas unhas com fungo. Essa aplicação pode ser do óleo puro ou misturado com óleo de coco ou amêndoas.

  • Contra a caspa

Esse óleo é bastante eficiente no tratamento da casta, aliviando a coceira e ainda melhorando a aparência do couro cabeludo.

O melhor de tudo é que nesse caso existem alguns xampus que podem ser encontrados na farmácia que já contém o óleo de melaleuca em sua composição, podendo ser utilizados diariamente. Mais do que isso, você pode acrescentar algumas gotas desse óleo no xampu da sua preferência, usando-o sempre em todas as lavagens.

  • Repelente de insetos

Muita gente não sabe, mas o óleo de melaleuca pode ser utilizado como um poderoso repelente de insetos, sendo mais eficaz até que os repelentes de farmácia que contém DEET em sua formulação.

Para que seja possível afastar os insetos, a dica é fazer um spray que misture óleo de melaleuca com outros óleos, tal como o óleo de citronela, de lavanda e outros. Dilua os óleos essenciais em óleo de amêndoa.

  • Prevenção do mau hálito

Como combate micro-organismos, o óleo de melaleuca pode ser usado para prevenir o surgimento de mau hálito e também cáries, graças às suas propriedades antibacterianas e antissépticas.

Para aproveitar esse benefício, a dica é misturar uma gota de óleo de melaleuca com uma xícara de água morna e então utilizar para fazer bochechos por 30 segundos.

Além de todos esses benefícios que vimos, ele ainda pode ajudar a combater o mofo, aliviar a irritação causada pela psoríase, como anti-inflamatório, desodorante e cicatrizante.

Óleo de melaleuca tem efeitos colaterais?

Melaleuca

Normalmente, ele é muito bem tolerado. No entanto, mesmo sendo algo bem raro, o uso do óleo pode causar alguns efeitos colaterais, tais como irritação na pele, coceira, alergias, vermelhidão e outros.

Outro ponto importante é que o óleo de melaleuca não deve ser ingerido, visto que é toxico. Nesse caso, pode causar dificuldade de controle muscular, confusão e diminuição da consciência.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre esse produto, para que serve e como ele pode ser usado para cada um dos seus benefícios.

13 votes, average: 5,00 out of 513 votes, average: 5,00 out of 513 votes, average: 5,00 out of 513 votes, average: 5,00 out of 513 votes, average: 5,00 out of 5 (13 votes, average: 5,00 out of 5)
You need to be a registered member to rate this post.
Loading...

Leave a Reply

quinze + catorze =