ūü•á√ďleo de Pr√≠mula ‚Üí Conhe√ßa Todos os Benef√≠cios e Para que Serve

Extraído de uma flor chamada prímula-da-noite, o óleo de prímula é muito conhecido e utilizado por seus benefícios medicinais, podendo contribuir até mesmo para o processo de emagrecimento.

óleo de prímula

A planta que dá origem a esse poderoso óleo é nativa da América do Norte e já era amplamente usada pelos índios locais há séculos. Rico em ácidos graxos poli-insaturados, o óleo de prímula era utilizado no tratamento de ferimentos, problemas de pele e até hemorroidas.

O que acontece é que de uns tempos pra cá, o óleo de prímula vem sendo redescoberto, estudado e recomendado, inclusive pelo universo fitness, visto que as propriedades do óleo de prímula podem ajudar na perda de peso e contribuir para um maior controle do apetite.

O fato é que o óleo de prímula possui muitos benefícios e é importante conhece-los para poder fazer o melhor uso possível do produto. Então, para saber um pouco mais sobre ele, continue lendo e descubra tudo.

Para que serve o óleo de prímula

Ultimamente, a principal propriedade do óleo de prímula que vem sendo destacada é o seu benefício para o emagrecimento. No entanto, ele pode oferecer muito mais do que isso.

A verdade √© que o √≥leo de pr√≠mula, normalmente vendido em forma de c√°psulas gelatinosas, pode ser usado como um poderoso suplemento, que ajuda a melhorar uma s√©rie de condi√ß√Ķes, tais como:

  • Artrite reumatoide
  • Tens√£o Pr√©-Menstrual (TPM)
  • Press√£o alta
  • Dermatite
  • Inflama√ß√Ķes
  • Hiperatividade infantil
  • Eczema
  • Infertilidade feminina
  • Equil√≠brio hormonal

O √≥leo de pr√≠mula √© composto √°cidos graxos essenciais, que s√£o gorduras que o corpo simplesmente n√£o pode sintetizar. √Č por isso que √© muito importante que seja adquirido atrav√©s da alimenta√ß√£o.

Benefícios do óleo de prímula

Seja no uso t√≥pico, diretamente na pele, ou no uso por via oral, o fato √© que o √≥leo de pr√≠mula possui muitas propriedades que podem ser ben√©ficas para a sua sa√ļde. Veja:

  • Perda de peso

Para quem não sabe, o óleo de prímula é um grande aliado na perda de peso, embora não proporcione um emagrecimento de forma direta.

No entanto, ele pode contribuir para a eliminação das reservas de gordura, visto que estimula o seu uso como fonte de energia.

Ele também atua diminuindo o valor glicêmico de uma refeição, levando a diminuição do apetite.

Como ainda reequilibra a função hormonal, ele ajuda a melhorar a função metabólica e possui uma absorção bem lenta se comparado com carboidratos, o que ajuda a manter a saciedade por mais tempo.

  • Diminui√ß√£o do colesterol

Segundo pesquisas vem revelando, o óleo de prímula contém o ácido gama-linolênico, que conhecidamente contribui para a diminuição dos níveis de LDL, o colesterol ruim.

No entanto, sabe-se que o óleo de prímula também pode levar à redução dos níveis de HDL, que é o colesterol bom. Por isso, a dica é combinar ele com a ingestão de alimentos que contribuam para o aumento do bom colesterol.

  • Ajuda na sa√ļde de ossos, cabelo e pele

Outra propriedade do óleo de prímula é que ele contribui para o fortalecimento dos cabelos e ainda ajuda a prevenir a osteoporose.

Na pele, ele ajuda a evitar e tratar problemas como eczema e psoríase. Além disso, ajuda a prevenir e tratar possíveis mudanças na estrutura da pele, que estão associadas à chegada da idade, tal como a perda da tonicidade, pouca elasticidade e vermelhidão.

Já os benefícios para o cabelo possuem relação direta com o seu poder de reequilíbrio hormonal que o óleo de prímula promove.

Nos ossos, o √≥leo de pr√≠mula pode ajudar a melhorar sua sa√ļde, especialmente se for combinado com √≥leo de peixe, visto que aumenta a absor√ß√£o do c√°lcio.

  • Controle da press√£o arterial

O √≥leo de pr√≠mula pode contribuir para o controle da press√£o arterial pelo fato de que diminui as inflama√ß√Ķes, inibe a s√≠ntese do colesterol e ainda deixa as paredes das art√©rias mais fortes.

Com isso, ajuda ainda a evitar a formação de coágulos que podem obstruir os vasos, possibilitando uma melhor circulação sanguínea.

  • Al√≠vio dos sintomas da menopausa e TPM

O √°cido gama-linol√™nico contribui para o al√≠vio dos sintomas da TPM e da menopausa. Isso acontece porque ele combate as inflama√ß√Ķes e ainda contribui para a regula√ß√£o dos horm√īnios relacionados com o ciclo feminino.

  • Eczema

Um dos principais benefícios do óleo de prímula é sua contribuição para o tratamento do eczema e já existem dezenas de estudos científicos que provam isso.

Assim, podemos afirmar que o óleo de prímula ajuda a diminuir os sintomas de problemas de pele, tais como coceiras, vermelhidão, edema e crostas.

Além disso os benefícios do óleo de prímula não param por aí não, visto que ele oferece muitos benefícios, veja:

  • Ajuda a diminuir e controlar os sintomas da abstin√™ncia de √°lcool
  • Ajuda a proteger o cora√ß√£o
  • Alivia os sintomas da esclerose m√ļltipla
  • Ajuda a melhorar a fertilidade feminina
  • Ben√©fico para pacientes com diabetes, visto que atua nos n√≠veis de insulina
  • Contribui no tratamento de hiperatividade e d√©ficit de aten√ß√£o

O √≥leo de pr√≠mula √© realmente cheio de benef√≠cios, mas √© sempre indicado falar com um m√©dico antes de usar qualquer subst√Ęncia.

Contraindica√ß√Ķes

Mesmo sendo natural e cheio de benefícios, o óleo de prímula não deve ser usado por gestantes, embora possa ser consumido por mulheres que estão tentando engravidar.

Ele tamb√©m n√£o deve ser utilizado por pacientes com epilepsia, esquizofrenia e dist√ļrbios de coagula√ß√£o.

Pronto, agora voc√™ j√° sabe um pouco mais sobre o √≥leo de pr√≠mula, seus benef√≠cios e como ele pode contribuir para a melhora da sa√ļde.

14 votes, average: 5,00 out of 514 votes, average: 5,00 out of 514 votes, average: 5,00 out of 514 votes, average: 5,00 out of 514 votes, average: 5,00 out of 5 (14 votes, average: 5,00 out of 5)
You need to be a registered member to rate this post.
Loading...

Leave a Reply

dois × dois =