Planta saião para gastrite → Conheça e Saiba Como Usar

planta saiãoVeja nesse artigo como usar a planta saião para gastrite e livre-se deste problema.  Você sofre com problemas estomacais e não quer recorrer à medicina tradicional? Acredita na força da natureza e sabe que ela pode te curar? Então este artigo com certeza vai te ajudar…

Cada vez mais as pessoas recorrem a remédios da natureza para combater os males que afligem o corpo e a mente. Essa é uma ideia cada vez mais em voga por trazer cura sem o efeitos colaterais causados pelas toxicidade dos medicamentos alopáticos.

O saião é uma das plantas que podem tratar diversos males. Em suas funções você pode encontrar características anti-inflamatórias, antivirais, emolientes, antifúngicas, antimicrobianas e cicatrizantes. Dentre os usos a planta saião para gastrite é um dos mais conhecidos. Veja nesse artigo mais sobre o tema.

O que é a gastrite?

Muitas pessoas não sabem diferenciar, exatamente, a gastrite de outros incômodos estomacais. Ela é uma inflamação do revestimento do estômago que pode surgir de forma aguda ou se tornar crônica. Como características comuns desse quadro estão dor na parte superior do estômago, náuseas e, às vezes, vômitos. Como consequência, a pessoa pode sofrer com falta de apetite, porém, a planta saião para gastrite se mostra um santo remédio.

O que causa a gastrite?

Umas das formas mais conhecidas desse mal tem suas causas atreladas a bactérias. Acredita-se que muitas pessoas infectadas não desenvolvem a gastrite o que reforça a ideia de que fatores genéticos e de estilo de vida estão ligados ao surgimento dos sintomas. Apesar de comum essa não é a única maneira de desenvolver o quadro, outras possibilidades são:

  • Uso contínuo de medicamentos, como antiinflamatórios não esteroidais (AINEs);
  • Alto consumo de álcool;
  • Distúrbios autoimunes;
  • Estresse ou ansiedade,que provocam a gastrite nervosa;
  • O abuso de alimentos apimentados ou pesados;
  • Infecções alimentares;
  • tabagismo;
  • Outras infecções virais como o herpes simples.

Vale salientar que, que muitas vezes, as causas que provocam a gastrite ocorrem em conjunto e potencializam-se mutuamente. portanto, se já sofrer com o problema, evite os fatores agravantes para a manutenção da situação, pois, caso contrário, pode haver sangramento ou aumento da possibilidade de câncer gástrico. 

O que é o saião?

O saião é uma planta muito conhecida por seus atributos medicinais. Ela também é encontrada com outros nomes como folha-da-costa, folha-da-fortuna ou orelha-de-monge. Apesar de ser lembrada, principalmente, para o tratamento de distúrbios estomacais, ela também pode ser usadas em outras situações que necessitem de ação anti-inflamatória, anti-hipertensiva, antimicrobiana e cicatrizante. Trata-se de um material fácil de ser encontrado em lojas de produtos naturais e pode ser consumida como suco, chá, em forma de infusão ou em pomadas.

Esta planta é muito difundida na região amazônica, onde há tempos é utilizada pelos indígenas no tratamento de diversas doenças. Boa parte de suas características curativas está atrelada a composição rica em bufadienólides, substância parecida com as encontradas em medicamentos para insuficiência cardíaca congestiva.

Dentro do conhecimento dos índios, a infusão da planta combate a febre, tosse e infecções respiratórias. Para ter uma maximização dos efeitos é aconselhável o consumo da bebida duas vezes por dia. O produto advindo do maceramento do saião é utilizado de forma direta no tratamento de queimaduras, cortes e outras afecções da pele.

Além dos atributos que já foram citados no texto, o saião para gastrite tem sua eficiência reconhecida. O chá é uma referência natural para o tratamento de distúrbios digestivos muito atrelados aos hábitos pouco saudáveis que temos no dia a dia.

Receitas da planta saião para gastrite

O tratamento para gastrite através do saião se dá em duas formas básicas, o suco e o chá. Veja as receitas a seguir.

Suco de saião para gastrite

No liquidificador, bata 3 folhas de saião somado a um copo pequeno de água. Retire a mistura e coe. O tratamento deve ser feito duas vezes ao dia com consumo constante por pelo menos 10 dias. Recomenda-se a primeira dose meia hora antes de comer qualquer coisa ao acordar.

Chá de folhas de saião para gastrite

A receita do chá leva 3 colheres de sopa das folhas frescas da planta. Ferva 250 ml de água e coloque as folhas em infusão por cerca de 5 minutos, depois basta coar e beber.

18 votes, average: 5,00 out of 518 votes, average: 5,00 out of 518 votes, average: 5,00 out of 518 votes, average: 5,00 out of 518 votes, average: 5,00 out of 5 (18 votes, average: 5,00 out of 5)
You need to be a registered member to rate this post.
Loading...

Leave a Reply

dez − 1 =