Plantas Medicinais que Curam [CONHEÇA AS 15 MELHORES ]

As plantas medicinais são cada vez mais procuradas por serem sempre uma alternativa melhor que os medicamentos farmacológicos. Neste artigo você conhecerá mais sobre elas, como podem ser usadas e para que elas servem.

plantas medicinais para que servem

Desde os primórdios que os ser humano vem fazendo uso de plantas para o tratamento de doenças, ferimentos, para a beleza e muito mais. Todo mundo tem uma boa receita de chá para resfriado, para má digestão, insônia ou qualquer outro problema mais comum.

As chances de você também ter uma boa receita para uma dessas situações, é imensa, mas se você está lendo esse artigo, certamente quer conhecer outras possibilidades de tratamentos e espécies que podem ajudar a melhorar sua saúde e qualidade de vida.

Por isso, preparamos um guia falando sobre plantas medicinais para situações específicas e plantas menos conhecidas, mas muito funcionais para o tratamento de diferentes casos. Acompanhe e saiba mais sobre esse assunto.

Conheça as 15 Melhores Plantas Medicinais

Existem muitas plantas medicinais cuja folhas, raízes, frutos e sementes possuem propriedades incríveis para a boa saúde do corpo humano. Neste artigo, mostraremos algumas pouco conhecidas, mas que podem ser de extrema ajuda para nosso dia a dia, acompanhe.

  1. Aranto

planta medicinal arantoO Aranto é uma planta medicinal de origem africana, da família das suculentas, que pode ser facilmente encontrada na região da Amazônia, e vem se tornando muito popular graças aos seus muitos poderes medicinais, em especial aos relacionados ao tratamento do câncer, descobertos por estudos realizados na Argentina, Paraguai e Colômbia.

Apesar de ser chamada como ‘a planta que cura o câncer’, o Aranto possui propriedades adstringentes e anti-inflamatórias que o tornam eficaz também para o tratamento de problemas de pele, lesões, gangrenas, feridas, hemorragias, reumatismo, cólica renal, hipertensão, diarreia e febre.

Ele ainda possui propriedades sedativas que vem sendo usadas no tratamento de doenças como esquizofrenia, depressão e síndrome do pânico.

  1. Saião

O Saião, também conhecido no país como coirama, orelha-de-monge, folha-da-costa, ou folha-da-fortuna, vem sendo usado há muito tempo no tratamento de problemas como dor de estômago, erisipela, febre-amarela, frieiras, feridas, furúnculos, hemorroida, gastrite, úlcera, icterícia, infecção pulmonar, indigestão, queimadura, inflamação de ovários, diversos tumores, reumatismo, verrugas e mais.

  1. Canela de velho

A canela de velho, também chamada de quaresmeira-de-flor-branca, é muito popular no nordeste do país. Suas folhas contêm propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, antioxidantes, antimicrobianas, antimutagênicas, antitumorais, hepatoprotetoras, tônica digestiva.

Tais propriedades são muito úteis no tratamento de problemas como artrite reumatóide, artrose, inflamação e dores nas articulações, fibromialgia, dor na coluna, bursite, reumatismo, diminuição dos radicais livres, tendinite e mais.

  1. Tanchagem

A planta medicinal Tanchagem, também chamada como transagem, tranchagem tachagem, plantago, tansagem, tanchagem-terrestre, carrajá, erva-de-ovelha e acatá. É comumente usada como chá e conta com propriedades adstringentes, analgésicas, antibacterianas, anti-inflamatórias, cicatrizantes, depurativas, desintoxicantes, descongestionantes, diuréticas, digestivas, expectorantes, laxativas, sedativas, tônicas e mais.

  1. Unha de gato e uxi amarelo

Duas plantas medicinais que são comumente consumidas em conjunto para o tratamento de diversos problemas do órgão reprodutor feminino. A combinação dessa casca de árvore (uxi amarelo) e dessa folha (unha de gato) é muito recomendada para mulheres que possuem problemas como cistos e miomas, ovário policístico, endometriose, inflamação no útero, menstruação irregular e mais.

Além disso, a unha de gato pode ser usada também em forma de chá para diversas infecções mais comuns, inflamações e gripes. Outro benefício que esses chás promovem para mulher é a limpeza e o fortalecimento do organismo para uma gestação saudável. Clique aqui para saber mais sobre a Unha de Gato e Uxi Amarelo!

  1. Bálsamo

O Bálsamo é uma planta versátil que pode ser usada tanto na ingestão como em aplicações externas para o tratamento de problemas como úlceras, feridas, machucados, gangrenas, diabetes, epilepsia, bronquite, queimaduras, frieiras e mais.

  1. Aveloz

O Aveloz uma planta também chamada de árvore de São Sebastião, Cega-olho, Almeidinha e coral verde, vem sendo chamada atualmente a cura do câncer. Isso acontece porque de acordo com inúmeros estudos, essa planta possui propriedades capazes de eliminar alguns tipos de células cancerígenas, impedindo que a doença evolua e, em alguns casos reduzindo o tamanho do tumor.

Além disso, essa planta também serve para o tratamento de verrugas, inflamação na garganta, tosse, reumatismo, asma e prisão de ventre. Tudo isso graças às suas propriedades anti-inflamatórias, fungicidas, antiasmáticas, analgésicas, antivirais e laxantes.

  1. Boldo

Existem quatro tipos de boldo no mundo, destes, três são cultivados no Brasil e o outro, conhecido como o Boldo-do-Chile ou boldo verdadeiro, é chileno.

Os outros tipos de boldo encontrados por aqui são o boldo-baiano, também conhecido como assa-peixe, boldo-goiano ou boldo-japonês.

Há o boldo brasileiro, muito comum em todo o território nacional, também conhecido como falso-boldo, boldo-do-reino, boldo-de- jardim e folha de oxalá. E por fim, o Boldo-chinês, também chamado de boldo-miúdo, boldo-rasteiro ou boldinho.

boldo planta medicinal

O boldo é uma planta indicada para o tratamento de problemas digestivos, de fígado, obstipação, gota, cistite, litíase biliar, flatulência, suor frio e dor de cabeça. Mas é preciso ter cuidado, pois, se usada em excesso, essa planta pode ser tóxica.

  1. Guaco

O guaco, também chamado de erva de serpente, erva-de-cobra, cipó-catinga, uaco e guaco-de-cheiro, é uma planta medicinal que pode ser encontrada principalmente na região Sul, e Sudeste do país.

Seu xarope pode ser usado para o tratamento de tosse, asma, bronquite, problemas respiratórios, inchaço, artrite, inflamação intestinal, úlceras, reumatismo, tratamento de neuralgias, eczemas, coceiras, feridas, cólica e diarreia.

O guaco é uma planta que pode ser facilmente encontrada e seu xarope além de ter um preparo fácil, é bem saboroso. Para fazê-lo é preciso apenas 1 litro de água, 1 xícara de açúcar, nove folhas de guaco e 1 xícara de mel.

  1. Gengibre

O gengibre é uma raiz muito difundida no país, seu uso vai desde tempero para o preparo de pratos doces e salgados até conservas, chás e outras bebidas. Entre suas funcionalidades ele é famoso por ser um excelente termogênico, alimento capaz de aumentar o calor corporal interno, acelerando o metabolismo e tratar gripes e tosses.

gengibre planta medicinal

A receita mais comum de chá de gengibre para gripe é aquela feita com um pedaço pequeno de gengibre picado, dois dentes de alho picados, um limão e um copo de água. Basta ferver a água com o gengibre e o alho e, depois da mistura morna acrescentar o suco do limão.

  1. Catinga-de-mulata

A catinga-de-mulata, também conhecida como tansy, atanásia, tanaceto e erva-de-São-Marcos, é uma planta medicinal muito comum nas regiões América do Sul do Norte e Europa.

Planta medicinal Catinga de Mulata

Usada principalmente como vermicida a catinga-de-mulata, é muito eficaz para o tratamento de vermes intestinais como oxiúros e áscaris, além do tratamento de hemorroidas. Essa planta também pode ser usada para transtornos menstruais, taquicardia, epilepsia, e para o tratamento de reumatismo, quando aplicado externamente.

  1. Capim Santo

O capim-santo, também chamado de erva-príncipe é uma planta medicinal muito comum e facilmente encontrada em diversas casas brasileiras.

capim santo planta medicinal

Ela pode ser usada para problemas de saúde como febre, infecções virais ou bacterianas, dores, problema no fígado, espasmos intestinais e gástricos, estimulante estomacal, anestésico da mucosa gástrica, na lactação, problemas de hipertensão e do sistema nervoso como ansiedade, agitação, insônia e mais.

  1. Manjericão

Muito usado como tempero na culinária brasileira, o manjericão também pode ser consumido em forma de chá e conta com inúmeras propriedades medicinais. Entre elas, é possível destacar o tratamento para esgotamento e depressão, febre, inflamações, parasitas intestinais, acne e infecções na pele, dores reumáticas e nas articulações, infecções das vias respiratórias, cólicas intestinais e menstruais, rachaduras no mamilo, problemas digestivos, ansiedade, insônia, problemas venosos e cardíacos, melhora do sistema imunológico e mais.

  1. Alecrim

O alecrim também muito usado como tempero, possui propriedades medicinais pouco conhecidas. Ele pode ser usado em forma de chá, garrafadas, macerado e em banhos de assento para o tratamento de inúmeros problemas como recuperação do sistema nervoso, melhora do sistema cardiovascular, doenças dos rins, fígado, vesícula e pulmões, problemas de próstata, inflamações cutâneas e acne, colites, antisséptico, adstringente, problemas de memória e estresse, recuperação da musculatura vaginal e mais.

planta alecrim

Se você estiver precisando de um chá anti-inflamatório o alecrim é EXCELENTE para isto.

  1. Salsinha

salsinha é bom para saúdeA salsinha, além de poder ser usada como tempero, também é rica em vitamina C e ferro, e possui propriedades diuréticas, tonificantes e vasodilatadoras. Tanto as folhas como o talo e as raízes podem ser usadas em chás ou macerados e são indicados para o tratamento de problemas como retenção de líquidos, pressão alta, insuficiência cardíaca, insuficiência, renal, esgotamento físico, anemia, falta de apetite, dismenorreias, infecções na bexiga, problemas digestivos e renais, artrite, aumento do sistema imunológico, problemas de mau hálito e mais.

Agora que você algumas das principais plantas medicinais e suas funções, será muito mais fácil conquistar uma saúde melhor e mais qualidade de vida.

Existem ainda inúmeras plantas responsáveis que atuam de forma muito eficiente como cicatrizantes naturais, ajudam no emagrecimento e curam mais uma série de problemas.

Dica: Falando em emagrecimento, se quer alo natural para emagrecer, além das plantas, vale a pena conhecer o Emagrecedor Womax, ele é 100% natural e ajuda na perda de peso de verdade!

É importante frisar que existem uma infinidade gigante de plantas medicinais, aqui no artigo listamos apenas 15 delas, que resolvem a maior parte de doenças e problemas de saúde, porém se você quiser saber mais sobre o assunto e conhecer mais plantas medicinais, pode conferir nosso artigo Plantas que Curam de A à Z ou assistir o vídeo abaixo no qual são mostrados outras dezenas de plantas conhecidas pela sabedoria popular:

15 votes, average: 5,00 out of 515 votes, average: 5,00 out of 515 votes, average: 5,00 out of 515 votes, average: 5,00 out of 515 votes, average: 5,00 out of 5 (15 votes, average: 5,00 out of 5)
You need to be a registered member to rate this post.
Loading...

Leave a Reply

4 + 20 =