O QUE É PSYLLIUM? → [ Para que Serve, Benefícios e Como Usar ]

O nome Psyllium pode até parecer estranho e você pode achar que se trata de um novo suplemento alimentar que está chegando no mercado.

psyllium para que serve

O fato é que, para quem não conhece, esse é um alimento natural, rico em fibras, que pode contribuir muito para melhorar a sua saúde.

Então, se você quer saber um pouco mais sobre o Psyllium, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre ele. Vamos lá?! 

O que é Psyllium?

O Psyllium é uma fibra extraída das sementes da Plantago Ovata, uma planta originaria da África e da Ásia, comumente encontrado na Índia.

Esta fibra é higroscópica, isto é, possui grande capacidade de absorver líquidos, aumentando seu volume em aproximadamente vinte vezes. Com isso, forma uma massa que contribui para uma limpeza da parede intestinal.

Por isso, é muito importante lembrar que para obter total benefício das propriedades do Psyllium é indispensável a ingestão de líquidos.

Para que serve o Psyllium?

Na maioria das vezes, não damos atenção ao funcionamento do nosso intestino, porém, quando ele não funciona ficamos mal-humorados, cansados, desconfortáveis, irritados além de outros sintomas.

Uma das principais funções do Psyllium é auxiliar no funcionamento intestinal, eliminando as impurezas e toxinas de forma natural e sem provocar cólicas ou diarreia.

O Psyllium é, portanto, um laxante natural de ação suave!

Sua atividade começa ainda no estomago, quando ele se reúne com os alimentos digeridos. Depois, seguindo para o intestino, ele absorve o restante de água amaciando as fezes e estimulando assim seu processo natural de eliminação.

Através deste processo de regular a função intestinal, o corpo mantém os tecidos e as células saudáveis, evitando infecções e reduzindo inflamações.

O consumo adequado de Pysllium é um ótimo auxiliar no tratamento de colite, fissuras anais, constipação, hemorroidas, doenças de Crohn e diarreia.

Psyllium emagrece?

O Psyllium é basicamente pura fibra. Sendo assim, sua ingestão promove uma sensação de saciedade e equilibra o funcionamento intestinal.

Por isso, é que ele pode sim, ajudar no processo de emagrecimento juntamente com uma alimentação saudável, embora, não possa ser considerado um alimento emagrecedor.

Como se toma o Psyllium?

O Psyllium é oferecido por diferentes marcas e possui diferentes formas de apresentação, podendo ser encontrado em pó e capsulas.

Algumas marcas oferecem a capsula de Psyllium associadas a outras substâncias, como por exemplo a Spirulina, que é uma alga rica em minerais e vitaminas que auxiliam na redução do colesterol no sangue, proporciona também saciedade, reduz a glicemia e auxilia a desintoxicar o organismo.

Benefícios do uso do Psyllium

Como já foi dito anteriormente, o Psyllium é um ingrediente muito poderoso no auxílio ao funcionamento do intestino, que é um órgão delicado.

Por conta da alimentação, podemos provocar problemas intestinais como constipação, que pode até evoluir para quadros mais sérios, além de causar muito desconforto.

O uso de Psyllium combinado com a ingestão correta de líquidos, é um ótimo auxiliar na prevenção e tratamento da constipação bem como de outras doenças gastrointestinais.

No entanto, os benefícios do Psyllium não param por aí, veja:

  • Alivio em casos de diarreia

Pode parecer contraditório, visto que Psyllium é um laxante, mas por tratar-se de uma fibra solúvel, ela não é totalmente decomposta ao passar pelo processo digestivo.

Então, ao chegar no intestino, vai absorver os líquidos que ali se encontram formando uma massa viscosa, que vai aumentar a espessura das fezes normalizando o fluxo intestinal.

  • Previne doenças intestinais

Doenças intestinais nem sempre são fáceis de diagnosticar e mudança alimentares são necessárias para aliviar os sintomas. Com o uso correto de Psyllium você poderá sentir alivio destes sintomas ou até mesmo evitar estas doenças.

  • Ajuda a reduzir e manter o peso

Emagrecer ou manter o peso, não é uma tarefa muito fácil, mas com o uso de Psyllium você vai ter um grande aliado. Isso porque a ingestão de fibras vai expandir seu estomago, trazendo mais saciedade e diminuindo assim a necessidade de maior quantidade de alimentos.

  • Ajuda a equilibrar o açúcar no sangue

Incluir fibra na sua dieta alimentar ajuda a manter seu nível glicêmico equilibrado. Mesmo nos casos de diabetes, onde os níveis de açúcar pedem muita atenção, o uso de Psyllium pode ser de grande ajuda.

  • Ajuda a controlar os níveis de colesterol

Manter o colesterol sob controle é resultado de uma série de atitudes, mas essencialmente da boa escolha da nossa dieta alimentar. Um estudo mostra que consumir fibras solúveis pode auxiliar no equilíbrio do nível de colesterol.

É neste sentido que o Psyllium, através de uma “limpeza” no intestino, auxilia o corpo a absorver as substancias saudáveis e eliminar as impurezas como o colesterol ruim (LDL).

  • Auxilia na saúde do coração equilibrando a pressão arterial

Aproximadamente 30% das pessoas sofrem de hipertensão, que é uma doença que, em muitos casos, poderia ser evitada através de uma alimentação saudável.

Como usar

O consumo ideal de fibras para um adulto é de 25 gramas para as mulheres e 30 gramas para os homens. Na versão em farelo ou pó, uma colher de sopa do alimento tem cerca de 5 gramas que é o valor recomendado inicialmente.

Depois, você pode ir aumentando essa quantidade gradualmente para que o organismo possa se adaptar.

O Psyllium pode ser adicionado em uma colher de sopa, ao suco, água de coco, iogurtes, sopas, shakes, proteínas, vitaminas de frutas etc.

Também pode ser misturado com aveia (na medida de uma colher de sopa para uma xicara) e preparado conforme seu gosto, ou no preparo de bolos, pães e biscoitos.

Contraindicações

Por se tratar de um alimento natural, se for usado corretamente o Psyllium não apresenta contraindicações.

Ressaltamos porem que gestantes, lactantes e pessoas com doenças crônicas ou que fazem tratamentos de saúde devem evitar seu uso.

O psyllium é uma maneira muito saudável de introduzir fibras na sua alimentação, mas procure seguir as instruções e sempre ingerir bastante liquido junto com seu consumo para assim obter melhores benefícios.

18 votes, average: 5,00 out of 518 votes, average: 5,00 out of 518 votes, average: 5,00 out of 518 votes, average: 5,00 out of 518 votes, average: 5,00 out of 5 (18 votes, average: 5,00 out of 5)
You need to be a registered member to rate this post.
Loading...

Leave a Reply

seis + dezoito =