Qual a Melhor Posição Para Dormir? [ VEJA ESSE GUIA COMPLETO ]

Muita gente nem imagina, mas a posição em que dorme pode ter uma grande influencia não somente no sono, como também em outros fatores do dia. Mas afinal, qual a melhor posição para dormir?

Sem dúvidas, adotar uma posição de sono que é inadequada pode causar dores nas costas, cansaço, apneia do sono, má circulação, câimbras e até mesmo azia.

Caso você já seja o tipo de pessoa que sofre com dores nas suas costas, o ato de dormir com a barriga para baixo pode deixar o problema ainda pior, por exemplo.

O mais indicado mesmo é dormir na posição de lado, com a cabeça apoiada em um travesseiro. A posição para quem observa de fora promove um alinhamento da cabeça com o restante da coluna.

Isso quer dizer que o travesseiro não pode estar nem muito baixo e nem muito alto.

Se possível, use também algum tipo de travesseiro ou almofada nos joelhos. Isso ajuda a manter a coluna reta e sem rotações. Fazendo isso, possivelmente você vai conseguir ter uma ótima noite de sono.

No entanto, sabemos que nem sempre isso é possível. Então, se você quiser conhecer outras formas para poder escolher qual a melhor posição para dormir, continue lendo e saiba tudo.

Afinal, qual a melhor posição para dormir?

Melhor Posição Para Dormir

Pois bem, você já viu acima qual a melhor posição para dormir e já sabe o que fazer para ter uma posição mais indicada. No entanto, sabemos que nem sempre conseguimos dormir somente de um jeito, não é mesmo?

Então, o melhor a fazer é conhecer os prós e os contras de cada uma das posições. Dessa forma você poderá escolher aquela que é melhor para você.

Então, conheça as posições, seus benefícios e seus prejuízos:

  • Dormir de barriga para baixo

Sem dúvidas, dormir de bruços é uma das posições menos indicadas pelos especialistas. Por um lado, ela é bastante benéfica para aliviar o ronco, mas por outro lado, essa posição pode ser prejudicial, agravando algumas condições médicas.

Isso porque a coluna e o pescoço não ficam alinhadas, em uma posição que é considerada neutra. Isso pode acabar sobrecarregando a musculatura tanto do pescoço quanto das costas, causando dores.

Para aquelas pessoas que acham difícil mudar esse hábito, a dica é dormir sem travesseiro, ou então com um travesseiro que seja bem macio e baixo.

  • Dormir de barriga pra cima

Se a dúvida é qual a melhor posição para dormir, saiba que essa também não é considerada uma das melhores. Isso porque dormir com a barriga para cima pode causar dores na região lombar. Por isso, se você já sofre com esse tipo de dor, essa posição não é recomendada.

Se essa é normalmente a posição que você gosta de dormir, a dica é escolher um travesseiro mais baixo. Desse jeito há um melhor alinhamento da coluna, pescoço e cabeça, diminuindo a chance de ter dores no pescoço.

Além disso, ainda é indicado o uso de um travesseiro pequeno ou um rolinho logo abaixo dos joelhos. Com isso, os quadris ficam mais alinhados.

Vale lembrar ainda que essa posição, mesmo com um travesseiro baixo, irá deixar a cabeça levemente elevada, o que é ótimo para quem sofre de azia.

  • Dormir de lado

Respondendo à pergunta sobre qual a melhor posição para dormir, sem dúvidas, de lado é a resposta.

Então, essa posição favorece manter as pernas e também o tronco relativamente esticados, que contribui para a diminuição do refluxo ácido.

Mais do que isso, manter a coluna alongada nessa posição é excelente para evitar dores nas costas e no pescoço.

Para as grávidas, o mais indicado nesses casos é que durmam viradas para o lado esquerdo. Assim, além de proporcionar uma melhor circulação sanguínea, ainda impede que o útero e o feto sejam pressionados contra o fígado, que se localiza do lado direito.

Mais do que isso, dormir de lado ainda ajuda a manter as vias aéreas mais abertas, facilitando a respiração.

No entanto, dormir de lado também pode ter uma desvantagem, que é o surgimento de rugas. Isso porque metade do rosto acaba empurrando o travesseiro.

No entanto, lembre-se que que caso você decida adotar essa posição, o travesseiro deve ter altura média, proporcionando o alinhamento da cabeça com a coluna, e uma almofada entre os joelhos também pode ajudar.

Uma boa dica na hora de escolher qual a melhor posição para dormir é falar com o médico. Ele poderá analisar seu caso individualmente, a presença de alguma condição de saúde e então determinar qual é a melhor forma de relaxar à noite.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre qual a melhor posição para dormir e pode mudar ou adaptar a maneira como você dorme para acordar melhor e mais disposto. Aproveite essas dicas e bons sonhos!

19 votes, average: 4,93 out of 519 votes, average: 4,93 out of 519 votes, average: 4,93 out of 519 votes, average: 4,93 out of 519 votes, average: 4,93 out of 5 (19 votes, average: 4,93 out of 5)
You need to be a registered member to rate this post.
Loading...

Leave a Reply

doze − nove =