Sálvia【Erva Medicinal】→ Para que Serve, Benefícios e Como Usar

salviaPara quem ainda não conhece, a sálvia é uma planta com propriedades medicinais, podendo ser utilizada para o tratamento de uma grande variedade de doenças, tais com gengivite e bronquite.

Além disso, ela ainda é muito conhecida por seu aroma e sabor únicos e deliciosos, sendo um excelente tempero para alimentos.

O nome científico da planta é Sálvia Officinalis. A parte da planta que é utilizada são as suas folhas, bem como sua floração.

Ela pode ser encontrada em lojas de produtos naturais desidratada ou também em farmácias de manipulação.

A sálvia é bastante conhecida por seu uso durante a menopausa, visto que ajuda a reduzir as incômodas ondas de calor. Para isso, o mais indicado é que ela seja consumida em forma de chá, diariamente.

Então, se você está interessado e quer saber um pouco mais sobre a sálvia, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre esta planta incrível.

Sálvia para que serve?

A sálvia é uma planta que oferece uma grande variedade de benefícios, graças as suas propriedades poderosas. Dessa forma, ela pode ser benéfica para o tratamento de caspa, aftas, catarro, bronquite, gengivite, vômito, reumatismo, tosse, má digestão e diarreia.

Como já foi dito anteriormente, a sálvia também pode ser excelente para auxiliar na menopausa, atuando no organismo reduzindo as ondas de calor comuns nesse período.

Mais do que isso, a sálvia também é amplamente utilizada como um tempero culinário. Ela ainda possui propriedades que fazem com que ela seja usada na indústria alimentícia como um conservante e antioxidante.

Ela ainda pode atuar como um desodorizante e possui ação antitranspirante. Por isso é que, sem dúvidas, podemos dizer que a sálvia é muito poderosa!

Como usar a sálvia

Como já foi dito, a parte da sálvia que é utilizada são as suas folhas e flores, bem como o óleo essencial da mesma para diversas finalidades, como temperos, chás, tinturas e também extratos.

Mais do que isso, a sálvia ainda pode ser usada no preparo de enxaguante bucal, que pode ser preparado da seguinte forma:

  • 250 ml de água fervente
  • 2 colheres de chá de folhas de sálvia

Ponha a água para ferver, desligue o fogo e acrescente as folhas de sálvia. Deixe essa infusão repousar por cerca de 10 minutos. Depois, basta coar a mistura e usá-la para fazer gargarejos.

O chá de sálvia, por sua vez, pode ser preparado para ajudar contra a má digestão e é preparado de forma muito semelhante ao ensinado acima.

Causa efeitos colaterais?

De uma forma geral, é possível afirmar que a sálvia tende a ser muito bem tolerada. No entanto, se for consumida em excesso pode causar alguns efeitos colaterais tais como:

  • Aumento da pressão sanguínea
  • Diminuição do ritmo cardíaco
  • Irritação cutânea

Além disso, a sálvia ainda contém cânfora, que é uma substância potencialmente perigosa se for ingerida em maior quantidade. O mais importante de tudo é sempre consumir de forma moderada e os benefícios virão à longo prazo.

Tem contraindicações?

A gestação, bem como o período de amamentação, são muito particulares. Por isso é que a sálvia deve ser evitada durante essa fase da mulher.

O mesmo vale para pessoas com tumores que sejam hormônio-dependentes, que possuam doença do sistema nervoso central ou que tenham problemas cardíacos e disfunções renais.

A sálvia ainda é contraindicada para aquelas pessoas que fazem uso de hormônios como anticoncepcionais, bem como no uso de anticonvulsivantes, hipoglicemiantes e sedativos.

Benefícios da Sálvia

Como já foi possível notar, a sálvia é uma planta medicinal cheia de propriedades benéficas, que podem favorecer o bom funcionamento do organismo como um todo.

Além de ser usada como tempero, a forma mais comum de aproveitar os benefícios da sálvia é através do chá. Então, vamos ver alguns dos principais benefícios do chá de sálvia:

  • Ajuda no tratamento de problemas digestivos, tais como inchaço abdominal, azia e diarreia
  • Ajuda a aliviar cólicas menstruais
  • Ajuda a tratar a depressão, insônia e a perda de memória
  • É amplamente utilizado para ajudar a combater resfriados, inflamação de garganta e tosse
  • Ajuda a amenizar o fogacho (ondas de calor da menopausa)
  • Ajuda a tratar mucosite oral, bastante comum em tratamentos contra o câncer
  • Ajuda na perda de peso
  • Contribui para o fortalecimento dos ossos
  • Ajuda a controlar o diabetes, pois possui extratos semelhantes aos remédios para esse fim
  • Ajuda no controle do colesterol
  • Estimula a concentração e a memória
  • Potencializa a atividade cerebral
  • Tem ação antioxidante, combatendo os radicais livres

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre a sálvia, para que serve, como usar, seus benefícios e quando ela não deve ser utilizada. espero que este artigo tenha sido útil para você!

17 votes, average: 4,98 out of 517 votes, average: 4,98 out of 517 votes, average: 4,98 out of 517 votes, average: 4,98 out of 517 votes, average: 4,98 out of 5 (17 votes, average: 4,98 out of 5)
You need to be a registered member to rate this post.
Loading...

Leave a Reply

um × quatro =