Sintomas da Depressão – Saiba Como Diagnosticar e o Que Fazer

Os sintomas da depressão devem sempre ser observados com atenção, afinal esse é um problema sério, especialmente nos dias de hoje. Além disso, é sempre importante lembrar que a tristeza existe sim e é algo normal, mas que estar triste não significa estar em depressão.

A tristeza normalmente é gerada por algum tipo de lembrança desagradável, desapontamento ou outras situações que podem ser mesmo bastante incômodas.

A depressão, por sua vez, é uma doença que muda o humor da pessoa, gerando uma sensação de tristeza profunda, desproporcional e muito persistente. Normalmente ela pode ser caracterizada quando esse sentimento ultrapassa duas semanas e não tem um motivo justo para estar acontecendo.

Mais do que isso, a depressão pode gerar sintomas que são físicos, afetando o organismo de forma negativa.

Por ser um problema sério e grave, é sempre importante conhecer os sintomas da depressão para poder ajudar alguém que esteja passando por isso.

O que é depressão

Sintomas da Depressão

Há bem pouco tempo atrás, depressão era considerada frescura ou vontade de chamar a atenção. No entanto, com o passar dos anos e a realização de estudos e pesquisas, foi constatado que a depressão é sim uma doença e ocorre à nível físico.

Ela é caracterizada pela ocorrência de desequilíbrios químicos nos neurotransmissores cerebrais. Acontece é que são eles os responsáveis pelo transporte de informações no cérebro humano, inclusive a sensação de tranquilidade, prazer e bem-estar.

Dessa forma, o estado depressivo irá afetar de forma direta neurotransmissores da dopamina, serotonina, melatonina e noradrenalina, que são os responsáveis por esses sentimentos.

Com um desequilíbrio químico ocorrendo, diversas funções do organismo podem desencadear respostas. A consequência disso é o que chamamos de sintomas da depressão.

Quais são os sintomas da depressão?

Como já foi dito anteriormente, além dos sintomas psicológicos que são bastante conhecidos, a depressão pode causar ainda sintomas físicos, que muitas vezes são desconhecidos, não sendo relacionados a doença e dificultando o diagnóstico.

Vamos conhecer os sintomas da depressão:

  1. Falta de disposição e cansaço

O desinteresse e a falta de disposição para realizar tarefas que antes eram consideradas interessantes e prazerosas pode ser considerado um sintoma de depressão.

Mais do que isso, podemos incluir também a falta de vontade de trabalhar, de cozinhar, de conviver com a família e amigos também podem se manifestar, especialmente sob o pretexto de constante fadiga.

  1. Profunda tristeza

Obviamente que ficar triste não é sinal de depressão, mas quando isso acontece sem motivo aparente e de forma exagerada, pode indicar depressão. Fisicamente isso se manifesta com olhar sem brilho e caído, postura curvada e um rosto triste

Crises de choro, pessimismo exagerado, baixa autoestima e sentimento de culpa também devem ser considerados. A sensação de inutilidade pode ocorrer em determinados casos também.

  1. Lentidão ou irritabilidade

A tristeza profunda pode gerar uma certa irritabilidade, ataques de fúria e também ansiedade. A consequência disso pode se manifestar fisicamente, com tremores, suor excessivo e palpitação.

Já em outros casos, a sensação de cansaço e tristeza pode ocasionar lentidão na velocidade dos pensamentos e da fala. Dificuldade para se concentrar e perda de memória também podem ser considerados sintomas da depressão.

  1. Alterações no padrão do sono e no peso

Quem sofre de depressão pode apresentar quadros de insônia, despertando na madrugada e tendo dificuldade de voltar a dormir. Quando acorda, a sensação é de muito mal-estar e cansaço.

Um outro sintoma da depressão é a perda de peso sem uma razão específica. Já em outros casos, pode haver um amento do peso e maior desejo por comer doces.

  1. Dores no corpo

Noites mal dormidas, alteração de humor e tensão podem causar dores de cabeça e dores no corpo. A sensação de peso nas pernas ou de aperto no peito também pode ocorrer.

Podem ser considerados sintomas da depressão também a queda dos cabelos sem motivo aparente, unhas mais quebradiças, dor no estômago e nas costas, dores nas pernas, tremores e também vômitos.

No entanto, muitas vezes esses sintomas também pode ser efeitos colaterais causados pelo remédio usado para tratar o problema.

Como diagnosticar?

Para que seja possível fazer o diagnóstico, o paciente precisa apresentar pelo menos 5 sintomas da depressão em uma lista de 9.

Dentre eles podemos citar:

  1. Humor deprimido
  2. Perda de prazer na realização de atividades
  3. Alteração de peso corporal
  4. Dificuldade para dormir
  5. Agitação ou lentidão de pensamento
  6. Sensação de cansaço constante
  7. Sensação de inutilidade
  8. Dificuldade de concentração
  9. Pensamentos de morte

Obviamente que esses possíveis sintomas da depressão estão bem resumidos na lista acima e existem diversas interpretações que somente um profissional da área pode realizar com certeza.

Por isso, se você acha que está com sintomas da depressão ou conhece alguém que se encaixe no quadro, a dica de ouro é procurar por ajuda médica o quanto antes.

Além disso, contar com uma boa rede de apoio, sejam amigos ou familiares, é sempre uma excelente alternativa para ajudar no processo.

Pronto, agora você já conhece os sintomas da depressão e pode ficar atento ao problema, procurando tratamento precocemente para ter melhores resultados.

2 votes, average: 5,00 out of 52 votes, average: 5,00 out of 52 votes, average: 5,00 out of 52 votes, average: 5,00 out of 52 votes, average: 5,00 out of 5 (2 votes, average: 5,00 out of 5)
You need to be a registered member to rate this post.
Loading...

Leave a Reply

4 + sete =