Sopa Detox – Como Fazer, Principais Benefícios [Dicas Exclusivas]

Para muitos, tomar uma bela sopa é um verdadeiro prazer enquanto outros criticam e dizem por aí que sopa não é uma refeição. No entanto, o que não se pode negar é que o consumo da sopa sempre esteve associado à boa forma e a cuidado com a saúde, como é o caso da sopa detox.

A verdade é que a sopa pode ser um alimento muito nutritivo e também muito saboroso quando é bem preparado. Adotar o consumo da sopa no jantar, por exemplo, pode ajudar a emagrecer, sendo uma excelente forma de dar aquela ajuda na dieta sem passar fome.

Isso porque, de uma forma geral, a sopa é um alimento pobre em calorias, mas rica em fibras e nutrientes, que são muito benéficos para o sistema digestivo e para aumentar a saciedade.

Mais do que isso, as sopas normalmente são feitas com ingredientes antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres e a livrar o organismo de toxinas que podem ser prejudiciais para o funcionamento do mesmo.

Dessa forma, a sopa detox traz ingredientes benéficos e muito saudáveis para promover uma verdadeira limpeza no organismo e ajudar no emagrecimento.

Como fazer a sopa detox

Como Fazer a Sopa Detox

Fazer uma sopa detox começa pela escolha dos ingredientes, que devem ser escolhidos para deixar o alimento leve e nutritivo. Por isso, escolha ingredientes como o alho-poró, tomate, salsinha, salsão, cebola, abobrinha, chuchu, cenoura, couve e outros.

No entanto, assim como tem alguns ingredientes recomendados, tem aqueles que devem ser evitados, tal como: batavas, soja, feijão, lentilha, macarrão, arroz e grão-de-bico.

Claro que todos esses ingredientes proibidos atuam também como um espessante, ajudando a deixar a consistência da sopa menos rala. No entanto, no lugar deves você pode usar a maçã, que faz esse efeito.

Para preparar a sopa, comece escolhendo cerca de 4 ingredientes entre os permitidos. O legal é variar os legumes utilizados para fazer sopas diferentes.

Depois, coloque para cozinhar com água e temperos naturais. Evite o uso de caldos de legumes, caldos de galinha ou quaisquer desses caldos industrializados.

A mistura pode ser temperada com ervas frescas como orégano, alho, hortelã, manjericão e outras ervas aromáticas.

Deixe a sopa detox sempre em fogo baixo durante o cozimento, a fim que de os ingredientes mantenham o maior número de nutrientes.

Para finalizar, você pode acrescentar uma pitada de sal e uma colher de chá de azeite. Vale lembrar que estamos falando de azeites virgens e não de óleo de cozinha como o óleo de soja. A pimenta também está liberada para quem gosta.

O mais importante de tudo é não triturar a sopa. Isso porque o ato de mastigar os legumes aumenta a sensação de saciedade, fazendo com que você leve mais tempo para sentir fome novamente.

Benefícios da sopa detox

Sopa Detox Benefícios

Um dos maiores benefícios das sopas detox, sem dúvidas, é a possibilidade de emagrecimento. No entanto, mais do que isso, ela ainda ajuda a manter a saciedade, ajudando o organismo a se livrar da compulsão alimentar, que é comum e quem está tentando emagrecer.

Outro grande benefício desse alimento é que ele ajuda a equilibrar o metabolismo. Isso porque elimina as toxinas que prejudicam o seu bom funcionamento.

A consequência disso é uma maior facilidade de emagrecimento, visto que a perda de peso é mais rápida e mais natural.

Mais do que isso, as ervas que fazem parte da sua composição têm a função anti-inflamatória. Além disso, contribuem para o ganho de massa magra, ajudando a livrar o corpo dos excessos.

Como possui baixo teor de gorduras trans e de sódio, a sopa detox ainda ajuda a melhorar os níveis de colesterol e controlar a pressão, não causando acúmulo de gordura e nem a retenção de líquidos, que causam problemas sérios de saúde.

O fato é que as sopas detox possuem uma grande concentração de vitaminas e minerais que são leves para o organismo, e não contém químicos que trazem problemas para o organismo e afetam o seu funcionamento.

Dicas para sopa detox

Existem muitas receitas de sopas detox por aí e o melhor de tudo é que você pode escolher os ingredientes que mais gosta para criar diferentes sopas.

Dentre os principais ingredientes que temos na sopa, podemos citar a rúcula, espinafre, couve, brócolis, abóbora, repolho, inhame, cenoura, abobrinha, ervilha, chia, gergelim, grão de bico e outros.

Uma das mais saborosas é a sopa detox de abóbora, sendo também muito fácil de fazer.

Uma outra dica importante é que você pode acrescentar, se quiser, alguns ingredientes termogênicos, com o gengibre e a pimento. Isso vai potencializar ainda mais a perda de peso e dar um sabor especial ao preparo.

Agora, tudo o que você precisa fazer é soltar a sua imaginação, misturar os ingredientes que mais gosta e criar sopas detox muito saborosas e que vão ajudar a limpar o seu organismo. Aproveite essas dicas e mãos à massa!

12 votes, average: 5,00 out of 512 votes, average: 5,00 out of 512 votes, average: 5,00 out of 512 votes, average: 5,00 out of 512 votes, average: 5,00 out of 5 (12 votes, average: 5,00 out of 5)
You need to be a registered member to rate this post.
Loading...

Leave a Reply

4 + 15 =