Tribulus Terrestris o Que √©, e Como Funciona? ūü§Ē [ GUIA EXCLUSIVO ]

Pertencente √† fam√≠lia da Zygophyllaceae, a Tribulus Terrestris √© uma erva daninha comum em regi√Ķes mais quentes. No entanto, ela vem se espalhando pelo mundo por causa do seu poder estimulantes sexual, que fez com que ganhasse muita popularidade.

Acredita-se ainda que ela pode ajudar a controlar os níveis dos triglicerídeos, diminuir a pressão arterial e ainda contribui para o ganho de massa muscular.

O fato é que muitos dos benefícios do Tribulus Terrestris ainda estão senso estudados e pesquisados, a fim de obter comprovação. No entanto, outros já são confirmados.

Então, se você está interessado em saber um pouco mais sobre esse assunto, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre essa planta medicinal.

O que é Tribulus Terrestris?

Tribulus Terrestris Planta

Pois bem, como j√° foi dito, ele nada mais √© do que uma erva daninha, muito comum em regi√Ķes de mais calor.

Ela vem sendo utilizada há milhares de anos no mundo inteiro com diferentes finalidades, visto que possui uma grande variedade de propriedades benéficas ao organismo.

Sendo assim, na Gr√©cia antiga, era usada como laxativo; na China, como um protetor para o f√≠gado; na √ćndia como um t√īnico.

Na Europa dos anos 70 é que o Tribulus Terrestris passou a ser reconhecido e utilizado no tratamento de problemas de ereção, tal como a impotência sexual, bem como para tratar a ejaculação precoce e a infertilidade.

√Č por isso que essa subst√Ęncia ficou muito popular no mundo inteiro, difundindo-se e ganhando aten√ß√£o da ci√™ncia, que estuda suas propriedades e benef√≠cios.

Principais Benefícios

Como já foi dito, embora o uso da Tribulus Terrestris seja antigo, não faz muitos anos que ela vem sendo estudada. No entanto, muitos dos benefícios da planta já são comprovados. Veja:

  • Aumenta o desejo sexual

Segundo mostram as pesquisas, o uso dessa planta pode ajudar a aumentar a libido em humanos. O que se acredita √© que, embora n√£o eleve definitivamente os n√≠veis de produ√ß√£o de testosterona, ele pode provocar um aumento transit√≥rio do horm√īnio.

  • Aumenta a fertilidade

Nos estudos realizados, observou-se que ela atua melhorando a qualidade e a quantidade de espermatozoides nos homens. No caso das mulheres ele melhora a ovulação, sendo um importante aliado da fertilidade.

  • Ajuda a diminuir a press√£o arterial

Estudos realizados com a planta Tribulus Terrestris mostram que ela pode ser benéfica no controle da hipertensão, visto que possui propriedades hipotensivas.

Isso ocorre por duas raz√Ķes: uma delas √© que a protodioscina atua estimulando o √≥xido n√≠trico, que √© um vasodilatador natural. A segunda √© porque age inibindo a a√ß√£o de uma enzima que faz a convers√£o da angiotensina. Quando essa √ļltima √© produzida em grande quantidade, causa o aumento da press√£o.

  • Atua no controle dos triglicer√≠deos

Pesquisas feitas apenas em animais mostram que o uso da Tribulus Terrestris ajuda na diminuição da glicose em ratos. No entanto, o mecanismo que gera essa diminuição ainda não foi entendido.

  • Ganho de massa muscular

Embora seja bastante difundida para o ganho de massa muscular, é preciso ressaltar que os estudos realizados em humanos não demonstraram essa propriedade.

No entanto, em animais os resultados foram positivos para o aumento da massa magra. A verdade é que ainda faltam estudos mais aprofundados nesse sentido.

Como consumir o Tribulus Terrestris?

De uma forma geral, a Tribulus Terrestris pode ser consumida tanto em forma de extrato como em forma de c√°psulas. No entanto, nunca se deve utilizar a planta fresca ou seca para o preparo de ch√°s.

O mais indicado mesmo √© fazer a ingest√£o das doses sempre junto das principais refei√ß√Ķes do dia.

Para os homens, a indicação é o uso por cerca de 4 a 6 semanas e depois deve ser feito uma pausa, também de 4 a 6 semanas.

Tribulus Terrestris para mulheres

Até o momento, todos os estudos que foram realizados em humanos, foram aplicados em homens. Por esse motivo é que a ciência ainda não tem a conclusão a respeito dos benefícios dessa planta na libido feminina.

No entanto, os indícios sugerem que que ela pode ter resultados bastante positivos.

Caso pacientes do sexo feminino queiram fazer uso da Tribulus Terrestris, o uso deve acontecer cerca de 5 dias antes da menstruação e só deve ser retomada quando a menstruação cessar.

Contraindica√ß√Ķes Tribulus Terrestris

Embora seja uma planta muito poderosa, ela n√£o √© indicada para qualquer pessoa. Nesse caso, ela n√£o deve ser consumida por pessoas que apresentem algum tipo de c√Ęncer.

O mesmo vale para as mulheres que tenham algum tipo de dist√ļrbio suprarrenal, incluindo excesso de pelo, s√≠ndrome de androginia, hipertrofia do clit√≥ris, pele oleosa e queda de cabelos.

Mais do que isso, seu uso também não é indicado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando, bem como para crianças.

O excesso no consumo dessa subst√Ęncia, bem como o uso por tempo prolongado, tamb√©m pode ocasionar problemas, tais como altera√ß√Ķes no ciclo menstrual, acne, c√Ęncer de pr√≥stata, c√Ęncer de test√≠culos, aumento dos pelos, infertilidade e outros.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre a Tribulus Terrestris, para que serve, como usar e os benefícios que ela pode oferecer ao organismo!

32 votes, average: 5,00 out of 532 votes, average: 5,00 out of 532 votes, average: 5,00 out of 532 votes, average: 5,00 out of 532 votes, average: 5,00 out of 5 (32 votes, average: 5,00 out of 5)
You need to be a registered member to rate this post.
Loading...

Leave a Reply

um × cinco =