Unha de Gato e Uxi Amarelo

Se você é mulher e, está tentando engravidar, certamente já ouviu falar sobre os chás de unha de gato e uxi amarelo. Neste artigo, você conhecerá melhor essas duas plantas medicinais e seus principais usos.

A unha de gato e uxi amarelo são duas plantas medicinais que podem ser usadas separadamente para o tratamento de inúmeros problemas de saúde, mas, quando utilizados juntos se tornam muito eficazes nos tratamentos de problemas do sistema reprodutor feminino e aumento da fertilidade.

Falaremos primeiramente dessas plantas separadamente e depois, explicaremos como funcionam às duas juntas para os tratamentos mencionados acima e como usá-las.

Unha de gato

Unha de gato para que serve

A unha de gato (Uncaria tomentosa) é uma planta medicinal originária da Amazônia, atualmente ela é muito cultivada na região da América Central e do Sul, como em países como Venezuela, Equador, Peru e Bolívia.

Reconhecida pela OMS – Organização Mundial da Saúde, como uma planta com reais propriedades medicinais em um congresso internacional realizado no Peru. A Unha de gato pode ser usada em forma de chá, triturada ou em cápsulas produzidas com o extrato concentrado da erva desidratada.

Essa erva é rica em propriedades analgésicas, antimutagênicas, anti-inflamatórias, antioxidantes, antiproliferativas, antitumorais, antivirais, depurativas, diuréticas e hipotensivas (redução da pressão arterial).

Essas propriedades tornam a unha de gato uma planta muito funcional do tratamento de questões como:

  • Problemas digestivos,
  • Elevação do sistema imunológico,
  • Redução da pressão alta,
  • Tratamento de herpes,
  • Tratamento do reumatismo e osteoartrite,
  • Reparação do DNA,
  • Emagrecimento,
  • E outros tipos de tratamentos.

Uxi amarelo

Uxi Amarelo Para Que Serve

O uxi amarelo (Endopleura uchi), também conhecido como uxi, axuá, uxi-liso, pururu e uxi-pucu, é uma árvore, também de origem amazônica que pode chegar até 30 metros de altura. Além de ser uma planta medicinal usada para o trato de inflamações no útero, de bexiga, no tratamento de artrite e no aumento da fertilidade feminina, pode ser adicionada na alimentação como suplementação vitamínica e mineral.

Entre suas propriedades medicinais, é possível ressaltar suas capacidades anti-inflamatória, diurética, antioxidante, e estimulante do sistema imunológico. Segundo alguns estudos realizados sobre a uxi amarelo, essas capacidades são provenientes de um único princípio ativo, encontrado em abundância nessa planta medicinal, chamado bergenina.

A parte dessa planta medicinal mais usada são suas cascas do tronco, que geralmente, são lascadas e vendidas em pedaços menores, podendo ser encontradas em lojas de produtos naturais e feiras livres. Apesar desta ser a maneira mais comum de encontrar essa planta, também é possível encontrá-la em forma de cápsulas.

Como mencionado, o uxi amarelo é muito usado no tratamento de questões do órgão reprodutor feminino, desde o aumento da fertilidade até o tratamento de miomas, cistos, inflamações, infecções e problemas como endometriose, ovário policístico e regulação do ciclo menstrual.

No entanto, essa erva também é muito benéfica no tratamento de problemas do coração, controle da diabetes, asma, infecção de próstata, úlceras gástricas, bursite e mais.

Como funciona o uso da unha de gato e uxi amarelo?

Ambas as plantas medicinais em questão possuem propriedades muito eficientes no tratamento de problemas de fertilidade feminina e questões uterinas como miomas, cistos, inflamações, endometriose e mais.

Por isso, quando combinados, os resultados para esses tratamentos aparecem ainda mais rápidos. Para que seja possível realizar um tratamento com esses dois chás, a única dica importante é que eles sejam preparados, armazenados e consumidos separadamente.

O mais indicado é que o chá de uxi amarelo seja consumido pela manhã, em uma quantidade de 500 ml, e o chá de unha de gato seja consumida no final da tarde, na mesma quantidade. Veja a seguir como os chás devem ser preparados.

Como preparar o chá de unha de gato e uxi amarelo

O preparo dos dois chás pode ser feito da mesma maneira. Basta adicionar 10 gramas (aproximadamente 1 colher de sopa) da planta, seja ela a casca de uxi amarelo ou as folhas da unha de gato picadas, em um litro de água, deixar ferver por 3 minutos, abafar e deixar a bebida repousar por 10 minutos.

Existem contraindicações para o uso dos chás de unha de gato e uxi amarelo

Tanto a planta unha de gato quanto o uxi amarelo não podem ser consumidos por mulheres grávidas ou lactantes. Aparentemente o chá de uxi amarelo não apresenta mais nenhum efeito colateral ou contraindicações.

Já a unha de gato, além dessa contraindicação, também não é indicada para pessoas que possuam doenças autoimunes, tuberculose, esclerose múltipla, pessoas transplantadas que fazem uso de imunossupressores e pacientes de leucemia.

6 votes, average: 4,88 out of 56 votes, average: 4,88 out of 56 votes, average: 4,88 out of 56 votes, average: 4,88 out of 56 votes, average: 4,88 out of 5 (6 votes, average: 4,88 out of 5)
You need to be a registered member to rate this post.
Loading...

2 Comments

  1. jovana maio 16, 2019
    • Priscila Souza junho 6, 2019

Leave a Reply

10 − três =