Valeriana Para que Serve →【EMAGRECEDOR DAS FAMOSAS】

erva valerianaA Valeriana, também chamada de valeriana officinalis nada mais é do que uma planta medicinal, também muito conhecida como a erva do gato e valeriana selvagem.

Sua folhagem produz flores de cor rosa e pode alcançar até 1 metro de altura.

A valeriana pode ser encontrada em lojas de produtos naturais em sua forma natural, bem como em farmácias de manipulação e feiras livres. Além disso, ela ainda pode ser encontrada em forma de comprimidos, cápsulas e extratos concentrados em gotas.

Seu uso já ocorre há mais de 200 anos na Europa, no tratamento da insônia, lembrando que ela é uma das únicas plantas cujo poder sonífero é cientificamente comprovado por pesquisas e estudos.

Ela também é utilizada para o tratamento da ansiedade, estresse, epilepsia, nervosismo e histeria, entre outros.

Então, se você está interessado e quer saber um pouco mais sobre a valeriana, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber.

Benefícios da erva valeriana

Sem dúvidas, a valeriana é uma planta que pode trazer uma série de benefícios e usos para os humanos por causa de suas inúmeras propriedades. Então, vamos conhecer quais são esses benefícios:

  • Age contra o estresse e a ansiedades

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a valeriana é reconhecidamente benéfica para a diminuição da ansiedade.

As pesquisas mostraram que o consumo da raiz ajuda a aumentar a quantidade do ácido gama-aminobutírico no cérebro, que é essencial para a regulação das células nervosas e controle da ansiedade.

Mais do que isso, ainda possui efeito relaxante, que ajuda a melhorar a qualidade e o tempo do sono.

  • Ajuda a combater a insônia

Como já foi dito, a erva valeriana possui propriedades relaxantes e sedativas, que atuam estimulando o sono. Dessa forma, ela pode ser considerada como um remédio natural para aquelas pessoas que possuem dificuldades para adormecer.

O fato é que suas propriedades soníferas já foram testadas e comprovadas em diversos estudos e pesquisas realizados. Esses estudos demonstraram que o consumo da planta diminui o tempo que leva até dormir e ainda melhora a qualidade do sono. No entanto, pode ocasionar mais sonolência matina.

  • Contribui para o emagrecimento

Existem relatos de pessoas que já perderam peso com o uso da valeriana, como é o caso de uma confeiteira chamada Quézia, que perdeu o total de 35kg em 9 meses com o uso da mesma em cápsulas.

Ela ainda revela que já estava em processo de emagrecimento e que tinha eliminado 15kg nos 3 primeiros meses, embora sentisse muita fome à noite.

O que acontece é que a valeriana possui um poderoso efeito calmante, que ajuda a combater a ansiedade, melhora a qualidade do sono e ainda possibilita ter mais disposição e controle sobre a alimentação.

Logo, a erva em si não promove o emagrecimento, mas ela ajuda a aliviar a ansiedade, o que é essencial para avançar nesse processo de perda de peso e se manter firme no objetivo.

  • Ajuda a controlar a pressão arterial

Os componentes da valeriana ajudam também no controle da da pressão arterial o que é excelente, visto que a hipertensão pode estar associada a uma série de outros problemas, tais como derrames e distúrbios cardiovasculares.

  • Ajuda a aliviar cólicas menstruais

Um dos maiores desconfortos causados pela menstruação são as cólicas e a raiz da valeriana pode ser muito benéfica para isso. Isso porque ela possui efeito sedativo e antisséptico, que age como um relaxante natural e evita os espasmos musculares.

  • Ajuda a tratar o TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo)

Essa condição se caracteriza por pensamentos obsessivos e repetitivos, como checar a mesma coisa inúmeras vezes ou repetir a mesma ação repetidas vezes.

Esses rituais são estabelecidos individualmente por cada pessoa, sob rígidas regras afetando suas vidas de forma intensa.

Um estudo realizado com o uso da valeriana em pessoas sob essa condição mostrou que ela pode contribuir para o tratamento do problema.

  • Ajuda a tratar a hiperatividade

Um estudo realizado no ano de 2014 mostrou que o uso da raiz de valeriana combinado com o a erva-cidreira pode diminuir a hiperatividade de 60% para apenas 13%. Ele foi realizado com mais de 150 crianças em idade primária.

Mais do que isso, aumentou consideravelmente a taxa de crianças que conseguem ter foco nos estudos durante a aula e os pais relataram que o padrão de sono também havia melhorado.

Os resultados ainda não são conclusivos, mas a verdade é que são extremamente promissores no tratamento de condições relativamente difíceis, especialmente em crianças, visto que afeta seu desenvolvimento e processo de aprendizagem.

Como usar a Valeriana

Uma das formas de obter os benefícios da valeriana é através do chá das raízes dessa planta, que deve ser preparado da seguinte forma:

  • 1 colher de chá as raiz da valeriana picada
  • 300 ml de água fervente

Assim que a água ferver, coloque-a em uma xícara e acrescente a raiz da planta. Deixe a mistura em infusão, tampada, por cerca de 15 minutos. Depois disso, é só coar e está pronto para ser consumido.

Uma outra alternativa é consumir a valeriana em forma de cápsulas, que é uma forma mais prática. Ela pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e suplementos.

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