Vinagre de Maçã Para Que Serve, e Quais Benefícios? [ EXCLUSIVO ]

O vinagre de maçã, além de ser maravilhoso para ser usado na culinária, é um produto que oferece vários benefícios para a saúde.

Ele possui propriedades antifúngicas, antibacterianas e antioxidantes que auxiliam no rejuvenescimento da epiderme, disfunções capilares, clareamento dos dentes e da pele. Ele também oferece ação diurética, além de outros benefícios que você pode conferir aqui.

No caso do vinagre de maçã é feito através de um processo onde a fruta passa por uma fermentação por leveduras. Neste processo o açúcar natural é transformado em álcool e posteriormente transformado em ácido acético.

O vinagre de maçã, dentre tantos outros, é o mais completo em relação aos nutrientes. Facilmente encontrado em todos os supermercados, de baixo custo, pode ser um grande para auxiliar para evitar, tratar e até mesmo curar algumas doenças.

Então, se você quer saber um pouco mais sobre o vinagre de maçã, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber.

O que é e para que serve o vinagre de maçã?

Vinagre de Maçã Para Que Serve

Para quem não sabe, o vinagre é um dos alimentos mais antigos que existe. Originalmente, ele era feito da fermentação de vinho ou outras bebidas, mas pode ser feito a partir de qualquer alimento que contenha açúcares, como a maçã.

Esse produto natural é produzido pelas leveduras, que se alimentam dos açúcares da fruta e fermentam a bebida.

No vinagre de maçã podemos encontrar uma concentração de 5% de ácido acético e 95% de água. Isso sem falar em muitas outras vitaminas benéficas para o funcionamento do nosso organismo.

O fato é que, por ser muito completo, o uso do vinagre é bem variado, possuindo ação diurética e propriedade antibiótica e antisséptica. Por isso é que pode ser utilizado para diversos fins.

Benefícios ao usar vinagre de maçã

O vinagre de maçã apresenta uma maior concentração de ácidos orgânicos, minerais, enzimas e vitaminas, diferentemente dos demais tipos de vinagre.

Com isso, ele pode ser mais benéfico para a saúde, podendo ser usado de forma prática na rotina e aumentando a saúde do corpo e da mente. Dito isso, vamos ver alguns dos principais benefícios do vinagre de maçã.

  1. Elimina caspa.

A caspa é um problema bem comum no inverno, mas pode ser eliminada facilmente com o uso do vinagre de maçã.

Para isso, use a proporção de uma xícara de água para duas colheres de sopa de vinagre de maçã. Despeje a mistura nos cabelos massageando por cinco minutos e após deixe descansar por mais 5 minutos. Em seguida enxague bem. Além de eliminar a caspa você terá seus cabelos brilhantes e saudáveis.

  1. Clareia os dentes.

O vinagre de maçã é excelente para clarear e remover as manchas amareladas dos dentes.

Para isso, misture três colheres (de sopa) de água com uma colher (de sopa) de vinagre de maçã. Utilize esta mistura para enxáguar os dentes três vezes por dia até obter um resultado satisfatório.

  1. Clareia as unhas

Para clarear as unhas com vinagre de maçã, use meia xícara de água morna misturada com meia xícara de vinagre de maçã.

Faça a mistura num pote onde você possa deixar as unhas de molho por aproximadamente 30 minutos. Depois enxágue bem.

Não é recomendado que seja feito mais do que três vezes por semana.

  1. Elimina acnes e espinhas

Por possuir propriedades antissépticas e antibacterianas o vinagre de maçã pode eliminar completamente espinhas e acnes.

Para isso, misture uma xícara de água filtrada com meia xícara de vinagre de maçã. Com o auxílio de um algodão, aplique sobre a acne ou espinha e deixe agir por dez minutos.

Lave bem o local e repita o processo diariamente até atingir a cura.

  1. Auxilia no processo de emagrecimento.

Um estudo realizado na Universidade do Arizona, observou que a ingestão de 2 colheres de sopa de vinagre (diluídos em um copo de água) por dia, nas principais refeições (almoço e janta) resultava numa perda de peso mensal de aproximadamente 2 quilos.

Isto ocorre devido graças ao ácido acético, que bloqueia a absorção do açúcar e do amido no organismo, diminuindo os níveis de glicose e insulina no sangue.

Quando isto ocorre os carboidratos ingeridos passam direto pelo aparelho digestivo. Assim as calorias são eliminadas, pois certamente se fossem absorvidas dificultariam a perda de peso.

  1. Ameniza o desconforto das queimaduras do sol

Ele é muito eficiente para aliviar as queimaduras do sol.

Para isso, misture duas colheres de água com duas colheres de vinagre de maçã. Aplique compressas sobre a área afetada.

  1. Desintoxicante

O vinagre de maçã, através das fibras, como a pectina, reduz as toxinas do intestino, melhora a absorção dos nutrientes promovendo a limpeza e desintoxicação do organismo.

Além disto tem um poder diurético, que auxilia na redução de líquidos eliminando toxinas acumuladas.

  1. Alivia refluxo gástrico

Pode parecer contraditório e muitas pessoas não acreditam, por causa da sua acidez, mas o vinagre pode aliviar sintomas gástricos, como o refluxo por exemplo. Várias pessoas já comprovaram o alívio deste sintoma ao fazer uso dele.

Embora seja um produto saudável e ofereça vários benefícios, o vinagre de maçã deve ser usado com cautela e sem excesso. Além disso, não deve ser ingerido por pessoas que sofrem de gastrite ou úlcera estomacal.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre o vinagre de maçã, seus benefícios e suas propriedades. Aproveite essas dicas e boa sorte!

3 votes, average: 5,00 out of 53 votes, average: 5,00 out of 53 votes, average: 5,00 out of 53 votes, average: 5,00 out of 53 votes, average: 5,00 out of 5 (3 votes, average: 5,00 out of 5)
You need to be a registered member to rate this post.
Loading...

Leave a Reply

14 − 1 =