Vitamina B12 o que é, e Para Que Serve? [ Explicação Completa ] 🥇

A vitamina B12 pertence à família das vitaminas hidrossolúveis, ou seja, que são processadas em água. Ela ajuda a manter a saúde das células vermelhas do sangue e também do sistema nervoso, além de diminuir os riscos de que o DNA sofra danos e ser excelente para os músculos.

Esse é um nutriente poderoso, que ainda é benéfico para prevenir a anemia perniciosa, também denominada de anemia megaloblástica.

Para os idosos, a vitamina B12 é ainda mais especial, visto que existem estudos que mostram que ela ajuda a prevenir o encolhimento cerebral.

Ela também é denominada de cobalamina, sendo uma das 8 vitaminas que formam o complexo B.

Ela pode ser encontrada primordialmente em alimentos de origem animal e a sua deficiência é bastante difícil de ser constatada, embora possa ocasionar problemas sérios de saúde.

Em alguns grupos específicos da sociedade, tais como pessoas com mais de 50 anos ou pessoas que são vegetarianas e veganas e não suplementam a vitamina, há uma maior vulnerabilidade à deficiência da mesma.

Então, se você quer saber um pouco mais sobre a vitamina B12, para que serve, seus benefícios e alimentos, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber.

Para que serve a vitamina B12?

Assim como todas as vitaminas do complexo B, a vitamina B12 atua convertendo os carboidratos em glicose. Dessa forma, ela é essencial para o processo de conversão do alimento em energia para o organismo.

A vitamina B12 é especialmente importante para ajudar a manter a boa saúde das células nervosas, bem como contribuir para a produção do material genético nosso corpo, que é o RNA e o DNA.

Se combinada com o ácido fólico, que é a vitamina B9, a vitamina B12 ajuda na manutenção do ferro no organismo, bem como na produção dos glóbulos vermelhos. Por esse motivo é que a sua falta está intimamente associada com o surgimento da anemia perniciosa.

Mais do que isso, a combinação dessas duas vitaminas também contribui para a formação dos glóbulos brancos, que são importantes para a formação do sistema imune do organismo.

Quando combinada com as demais vitaminas do complexo B, a vitamina B12 ainda atua no controle da homocisteína, que é um aminoácido relacionado condições cardíacas.

Deficiência de vitamina B12

Vitamina B12 Fontes de Alimentos

O nosso corpo é muito sábio e ele tem a capacidade de armazenar a vitamina B12 por um período que pode chegar a até 5 anos. Com isso, os possíveis sintomas de uma deficiência podem ser muito difíceis de notar.

Os sinais relacionados à falta dela podem variar bastante, podendo se apresentar de maneiras diferentes para cada pessoa. No entanto, os principais são os seguintes:

  • Falta de ar
  • Sensação de cansaço
  • Nervosismo
  • Diarreia
  • Dormência
  • Perda de peso
  • Perda de apetite
  • Diminuição da capacidade de cognição, como dificuldade de memorização, confusão, problemas de memória e falta de atenção.
  • Formigamento dos dedos das mãos e dos pés

Como a vitamina B12 tem relação com a produção de sangue, normalmente, os primeiros sinais de sua deficiência são fraqueza, cansaço e confusão mental.

Estudos ainda demonstram que o uso de anticoncepcionais com níveis mais elevados de estrógenos possui associação com a deficiência dela e da vitamina B6.

O consumo mais elevado de álcool também causa a deficiência da vitamina B12, mas isso depende da quantidade, claro, visto que tem relação com a quantidade de ácido estomacal.

Fontes de vitamina B12

Essa é uma vitamina que não é produzida pelo organismo, mas ela pode ser facilmente encontrada em alimentos que sejam de origem animal.

Como ela é absorvida e também armazenada no fígado dos animais, é o fígado o alimento que possui a maior concentração dessa poderosa vitamina.

No entanto, ela também pode ser encontrada nas carnes de vaca e de frango, porém em menor quantidade. Os peixes como a truta, o salmão e o arenque também oferecem vitamina B12.

Benefícios

Como já foi dito, ela é essencial para o organismo e sua presença atua em diversos processos imprescindíveis para nossa saúde. Dito isso, vamos conhecer os principais benefícios da vitamina B12:

  • Contribui para a formação das células vermelhas: essa vitamina é importante para o processo de formação, maturação e manutenção das hemácias.
  • Sistema nervoso: sem ela a mielina se desgasta, causando danos.
  • Boa para o DNA: pesquisas mostram que a vitamina B12 ajuda a diminuir o risco de quebra de cromossomos que causam danos ao DNA.
  • Previne a anemia megaloblástica: essa condição é caracterizada pela imaturidade das hemácias e tamanho anormal, além da redução dos leucócitos. Como essa vitamina age na formação, maturação e integridade das hemácias, é eficiente na prevenção da anemia megaloblástica.

Além disso, existem outros benefícios que foram constatados por em estudos, tal como a prevenção da depressão e fortalecimento muscular, bem como ser boa para idosos.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre a vitamina B12, para que serve, como funciona e qual a sua importância para o bom funcionamento do organismo. Aproveite essas dicas e não deixe essa vitamina de fora da sua alimentação!

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