Vitamina B17 o Que é, e Onde Encontrar [ Explicação Completa ] 🥇

Também chamada de amigdalina, a vitamina B17 pode ser encontrada em uma grande variedade de alimentos. No entanto, temos que admitir que essa ainda é uma vitamina bem pouco conhecida por todos, não é mesmo?!

O fato é que a venda da vitamina B17 como um suplemento é ilegal, mas isso não quer dizer que ela não é importante para o nosso organismo.

Sendo assim, é essencial conhecer os seus benefícios, alimentos nos quais ela pode ser encontrada e também seus efeitos no organismo, para conhece-la um pouco melhor.

Pois bem, a amigdalina nada mais é do que a substância ativa da vitamina B17. Já a sua versão sintética se chama laetrile.

Em 1980 essa substância foi usada como uma cura alternativa para o câncer, até que foi proibida pelo FDA (Food and Drug Administration).

Isso porque o composto possui cianeto, que é um veneno bem conhecido, fazendo com que se tornasse ilegal a sua venda como forma de suplemento.

Então, se você está interessado e quer saber um pouco mais sobre a vitamina B17, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.

O que é vitamina B17?

A vitamina B17 nada mais é do que uma molécula que faz parte da família dos glicósidos cianogênicos, capazes de originar o cianeto de hidrogênio.

Faz menos de 2 séculos que essa substância foi descoberta e é uma molécula pequena e reativa.

Ela recebeu o nome de vitamina B17 por causa de um estudo que mostrava que ela possuía uma ação antitumoral muito eficiente. No entanto, estudos realizados posteriormente acabaram invalidando essa hipótese.

Benefícios

Sendo usada com finalidade de tratamentos medicinais a vitamina B17 só é indicada em terapias alternativas. Isso porque a medicina tradicional adverte contra o uso da mesma por causa do seu fator de toxicidade.

No entanto, o principal uso dessa vitamina é em tratamentos oncológicos e prevenção de vitamina. Mais do que isso, os entusiastas da vitamina B17 ainda afirmam que ela é ótima para fortalecer o nosso corpo.

Para isso, a recomendação é a ingestão de alimentos e também de suplementos que contenham essa substância nas quantidades adequadas.

Onde encontrar a vitamina B17?

Alimentos Com Vitamina B17

Pois bem, os mamíferos como nós, humanos, não têm a capacidade de sintetizar a amigdalina e é por isso que ela não se encontra em alimentos de origem animal.

No entanto, existem outros alimentos que podem ser considerados fontes dessa vitamina, veja:

  • Ameixa
  • Cereja
  • Semente de damasco e pêssego
  • Núcleo das amêndoas amargas
  • Semente de abóbora
  • Semente de linho
  • Macadâmia
  • Cevada
  • Trigo
  • Feijão
  • Trigo sarraceno

Alguns desses alimentos apresentam a vitamina em maior concentração enquanto outros apresentam uma concentração mais baixa da mesma.

Nesse caso, podemos citar as sementes de damasco o produto com maior concentração da vitamina B17, lembrando que elas são comercializadas e podem ser consumidas para prevenir o câncer.

Por fim, vale ressaltar que ainda causa muita controvérsia e opiniões variadas no meio médico ocidental, sendo que a FDA já até baniu a substância. Acontece é que, por ser relativamente nova, ainda não houve muito investimento em pesquisas a seu respeito, o que faz com que ela ainda seja uma incógnita.

Toxicidade da vitamina B17

Como já foi dito, a composição da vitamina B17 possui um potencial tóxico, visto que possui uma molécula de cianido hidrogênio, que também é conhecido como cianureto.

Se combinada com a vitamina C, pode ocorrer um agravamento da sua toxicidade, além de uma maior dificuldade de desintoxicação. Por esse motivo é que elas não devem ser consumidas juntas.

No entanto, é sempre importante lembrar que, se consumida dentro das dosagens seguras, essa vitamina não oferece qualquer risco para o organismo.

Justamente por isso é que a suplementação com essa vitamina é ilegal, visto que é muito fácil ultrapassar o limite recomendado e ocasionar toxicidade.

Tem contraindicações?

Como já foi dito, se for utilizada dentro das doses diárias recomendadas, a vitamina B17 não oferece qualquer risco. No entanto, ela deve ser especialmente evitara em alguns casos, que são os seguintes:

  • Mulheres que estejam amamentando
  • Mulheres que estejam grávidas
  • Pessoas que tenham diabetes mellitus
  • Pessoas com doenças do trato gastrointestinal
  • Pessoas que apresentem distúrbios renais, hepáticos ou de tireoide
  • Crianças, visto que o potencial tóxico é maior
  • Pessoas com hipersensibilidade à substância

Portanto, o uso deve ser feito sempre com cuidado, respeitando as doses corretas e evitando excessos.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre a vitamina B17, o que é, para que serve e como ela ainda causa tanta controvérsia no meio médico!

9 votes, average: 5,00 out of 59 votes, average: 5,00 out of 59 votes, average: 5,00 out of 59 votes, average: 5,00 out of 59 votes, average: 5,00 out of 5 (9 votes, average: 5,00 out of 5)
You need to be a registered member to rate this post.
Loading...

Leave a Reply

17 − seis =