Vitamina B6 Para Que Serve, Benefícios, Fontes [ GUIA COMPLETO ]

Também conhecida como piridoxina, a Vitamina B6 é uma das que compõem as vitaminas do complexo B.

Ela é muito importante e necessária para o nosso organismo, sendo fundamental para o funcionamento de mais de 60 enzimas. Isso tudo sem falar que ela é essencial para a síntese de proteínas e do ácido nucleico.

A vitamina B6 também participa de toda a multiplicação celular e da produção das hemácias, bem como no desenvolvimento das células que formam o sistema imunológico.

Dessa forma, pode-se afirmar que ela é extremamente benéfica para o bom funcionamento do organismo, tendo influência também sobre o sistema nervoso por meio de seus neurotransmissores.

Então, se você quer saber um pouco mais sobre a vitamina B6, como ela age, para que serve e como ela pode melhorar o funcionamento do organismo, continue lendo e descubra todos os detalhes.

Um pouco mais sobre a vitamina B6

Vitamina B6 Alimentos

A principal função metabólica da Vitamina B6 no organismo é como uma coenzima. Dessa forma, ela apresenta um importante papel no metabolismo das proteínas, lipídios, carbonos e hidratos.

No organismo, suas principais funções são as seguintes: produção de serotonina, epinefrina e outros importantes neurotransmissores. Atua também na formação do ácido nicotínico, no metabolismo dos aminoácidos e na decomposição do glicogênio.

Vale lembrar ainda que a vitamina B6 é impotante na quebra do glicogênio, sendo essencial na formação de alguns hormônios, nos anticorpos e também da hemoglobina.

Ela ainda favorece o bom funcionamento dos músculos, da pele, do sistema nervoso e fortalece a imunidade, deixando o sangue também mais saudável.

Benefícios da vitamina B6

Como já foi possível perceber, a vitamina B6 desempenha um importante papel no nosso organismo, sendo muito importante para diversas funções.

Por isso ela é tão importante e pode oferecer uma série de benefícios, veja:

  • Contribui no tratamento e prevenção da anemia: essa vitamina contribui para a produção da hemoglobina, que atua no transporte do ferro no organismo. Quando em falta no organismo, a pessoa passa a apresentar glóbulos vermelhos menos desenvolvidos e com pouca hemoglobina, o que resulta em uma carência de ferro.
  • Ajuda o cérebro: quando em falta no organismo, a pessoa pode apresentar degeneração nervosa e nevrite. Isso porque a vitamina B6 atua na formação da bainha de mielina, que protege as células nervosas do cérebro. Assim, uma alimentação rica nessa vitamina é uma aliada da cognição e da memória, reduzindo risco de Alzheimer.
  • Pele: a vitamina B6 atua metabolizando as proteínas ingeridas, tornando a pele mais viçosa e elástica. Quando há a falta dessa vitamina, a pele pode apresentar problemas.
  • TPM: existem estudos que mostram que a ausência da vitamina B6 no organismo pode ter relação com o surgimento de sintomas da TPM. Por isso, em alguns casos, é indicada a suplementação dessa vitamina para diminuir os sintomas, visto que ela tem envolvimento com o estrogênio.
  • Ajuda o coração: estudos mostram que a falta da vitamina B6 tem uma relação com o aumento nos riscos para doenças cardíacas. Vale lembrar que essa vitamina atua diminuindo os níveis sanguíneos de homocisteína.
  • Depressão: o consumo da vitamina B6 pode ajudar a diminuir os sintomas da depressão, visto que é essencial na produção da serotonina, que é um importante neurotransmissor envolvido nos processos bioquímicos de humor e sono.
  • Amamentação: as mulheres que estão amamentando precisam receber uma dose reforçada de vitamina B6 a fim de compensar a maior demanda. Além disso, como essa vitamina ajuda no metabolismo da proteína, ela é benéfica para a produção do leite materno.
  • Visão: essa vitamina é essencial no combate a doenças da retina e inflamações cônicas.
  • Sintomas da menopausa: a suplementação com essa vitamina na menopausa ajuda a reduzir os efeitos secundários da reposição hormonal. Além disso, contribui para a regulação dos níveis de estrogênio no organismo.
  • Síndrome de Down: essa síndrome tende a causar perdas cognitivas, que podem ser atenuadas pela presença da vitamina B6.

Sem dúvidas, ela é essencial para o bom funcionamento do organismo como um todo, sendo muito importante em diversas funções que podem melhorar o seu desempenho.

Deficiência de vitamina B6

Quando o organismo tem pouca vitamina B6 pode haver anemia, problemas de pele variados e também distúrbios nervosos. Na gestação, essa deficiência pode levar a uma deterioração da capacidade mental do feto.

Mais do que isso, esse quadro pode causar confusão mental em adultos e quadros de convulsões em crianças.

Principais fontes de vitamina B6

Ela é encontrada especialmente em alimentos de origem animal, tal como carne, leite, porco, ovos e outros.

Já nos alimentos de origem vegetal, podemos citar como principais fontes da vitamina os seguintes: aveia, batata inglesa, abacate, banana, cereais, gérmen de trigo, nozes e sementes.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre a vitamina B6, para que serve, seus benefícios e como ela pode ser útil para a sua saúde. Aproveite essas dicas e boa sorte!

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