Vitamina C Para Que Serve e Benefícios [ Explicação Completa ] 🥇

Também denominada de ácido ascórbico, a Vitamina C é hidrossolúvel, o que quer dizer que ela se dissolve na água. O fato é que o nosso organismo precisa de uma série de vitaminas para funcionar adequadamente.

A Vitamina C, por sua vez, desemprenha um papel muito importante para as funções corporais, sendo essencial para uma boa saúde.

Para quem não sabe, ela foi descoberta por um bioquímico e cientista húngaro chamado Albert Szent-Gyöygyi, em 1932.

O mais interessante de tudo é que essa é uma vitamina que não pode ser sintetizada, ou seja, a única forma de obtê-la é através da alimentação mesmo.

Dessa forma, assim que é ingerida, essa vitamina passa a participar de uma série de reações químicas no organismo, que são essenciais para sua saúde.

Assim, ela atua melhorando a pele, evitando derrames, melhorando a imunidade, evitando problemas de vista e ainda melhorando o humor.

Então, se você quer saber um pouco mais sobre ela, continue lendo e descubra todos os detalhes sobre essa poderosa vitamina.

Benefícios da Vitamina C

Frutas Ricas em Vitamina C

Sem dúvidas, a vitamina C é muito importante para o bom funcionamento do organismo, tendo um importante papel para a imunidade. No entanto, ela é tão poderosa que os seus benefícios não param por aí não, veja:

  • Evita o envelhecimento precoce

Ela é essencial para o estímulo à produção natural de colágeno, que é uma proteína que atua na firmeza e sustentação da pele. Além disso, essa vitamina é rica em antioxidantes que combate os radicais livres.

  • Potencializa a absorção de ferro

Essa vitamina ajuda a aumentar a biodisponibilidade do ferro não-heme, ou seja, aquele de origem vegetal. Isso é essencial para a prevenção da anemia ferropriva, que causa sintomas bastante incômodos. Portanto, é sábia a montagem de uma feijoada com laranja, por exemplo.

  • Melhora da imunidade

A Vitamina C contribui para a produção de glóbulos brancos, que constituem o sistema imunológico com a função de combate à corpos estranhos.

Ela também promove o aumento dos anticorpos no organismo, fortalecendo o sistema imune.

  • Aumenta a resistência óssea

Como a vitamina C é importante na produção de colágeno, sus presença é benéfica também para os ossos, que precisam de colágeno para terem mais resistência.

  • Previne problemas oftalmológicos

A presença da vitamina C no organismo ajuda a evitar aqueles problemas de visão causados pelo envelhecimento. Isso porque ela evita a degeneração da mácula, que é uma parte importante da retina.

Um estudo realizado com 3654 pessoas concluiu que a Vitamina C ajuda a prevenir também o desenvolvimento da catarata.

  • Previne derrames

Como atua mantendo uma boa concentração de elastina e colágeno, a vitamina C evita que haja a formação de placas dentro das artérias, bem como evita também o seu rompimento.

Mais do que isso, sai ação antioxidante atua de forma indireta na manutenção do óxido nítrico, que promove o relaxamento das veias e das artérias.

  • Vitamina C melhora e previne resfriados e gripes

Estudos demonstram que realizar uma suplementação com vitamina C de uma forma consistente pode diminuir tanto os sintomas quanto a duração de uma gripe ou resfriado.

Isso porque quando o sistema imune está mais fraco, como ocorre com os resfriados e gripes, a quantidade de vitamina C presente é menor. Portanto, repor o nutriente é sempre uma excelente alternativa.

No entanto, o mais indicado é que as pessoas consigam manter sempre os níveis indicados dela, para que sistema imunológico esteja sempre ativo e forte, diminuindo os riscos de contração de doenças.

Um estudo realizado na Finlândia, pela Universidade de Helsinki contrariou outros 23 estudos acerca da vitamina C, que envolviam mais de 6 mil pessoas.

Segundo eles, uma boa quantidade dela no organismo pode sim contribuir para que a pessoa fique resfriada por menos tempo e que apresente sintomas mais leves.

  • Poderoso antioxidante da vitamina c

Por oferecer uma poderosa ação antioxidante, ela atua combatendo os radicais livres, diminuindo os riscos para uma série de doenças, incluindo o câncer e também os processos degenerativos relativos ao avanço da idade.

Além disso, existem estudos que mostram que além de todos esses benefícios, a Vitamina C ainda ajuda a acelerar a queima de gordura, a melhorar o humor e a diminuir os níveis de estresse.

A deficiência da Vitamina C

Um dos principais problemas que a falta de vitamina C pode causar no organismo é o enfraquecimento do sistema imunológico. Normalmente isso é caracterizado por resfriados e gripes frequentes.

Uma outra condição que pode ocorrer é o escorbuto, que é um quadro que causa problemas articulações, perda de dentes, inflamações nas gengivas, feridas que não se cicatrizam, hemorragias. Em alguns casos, o problema pode levar o paciente até à morte.

Fontes de Vitamina C

Normalmente os vegetais e frutas são ricas fontes dessa vitamina. Dentre as mais ricas, podemos citar a acerola e também a camu-camu, que é uma fruta amazônica.

Além dessas, que são as principais, podemos citar também a laranja, o limão, a goiaba, o kiwi, o morango, a goji berry, a cranberry e o caju.

Já em relação aos vegetais, podemos citar como fontes dela como é o caso  do brócolis, a couve de Bruxelas e o pimentão.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre a vitamina C, para que serve e como ela pode ser benéfica para o organismo!

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