Vitamina D3 o Que é, Para Que Serve e Quais Benefícios [Descubra] 🥇

Podendo ser dividida em Vitamina D3 e Vitamina D2, a vitamina D atua, especialmente, na função de estruturar e manter o nosso tecido ósseo, bem como o equilíbrio dos níveis de fósforo e cálcio no organismo.

Mais do que isso, estudos mostram que ela também ajuda em outros processos que são essenciais para nossa saúde, tal como a reprodução celular, melhora do sistema imune e a secreção de hormônios.

Vale lembrar que essa vitamina apresenta um comportamento bastante diferente de outras, que podem ser encontradas em grande quantidade nos alimentos. Isso porque o processo de síntese da vitamina D ocorre especialmente pela exposição da pele ao sol.

Isso gera uma reação de fotossíntese, que resulta na apresentação biologicamente ativa dessa vitamina no organismo.

Sendo assim, a vitamina D pode ser obtida de 3 diferentes formas, que são: exposição ao sol, alimentação e também suplementação. Porém, cerca de 80% a 90% dessa obtenção é feita pela exposição solar e o restante pela alimentação.

Então, se você está interessado e quer saber um pouco mais sobre a vitamina D3, continue lendo e vamos saber um pouco mais sobre essa poderosa substância.

O que é vitamina D3?

Alimentos vitamina d3

Como já vimos, a vitamina D3 é muito importante para a realização de diversos processos no nosso organismo, tais como prevenir doenças, melhorar o sistema de defesa e manter o bom funcionamento cerebral, entre outros.

A vitamina D3, por sua vez, é um hormônio sintetizado naturalmente pelo organismo, através do composto 7-dehidrocolesterol, que é um dos precursores do colesterol.

Para que ela seja ativada, também é fundamental que haja exposição solas, especialmente aos raios UVB.

Atualmente, é possível afirmar que há uma deficiência global da vitamina D3, visto que há uma menor exposição ao sol e maior uso do filtro solar. Com isso, a suplementação com essa vitamina é cada vez mais recomendada pelos especialistas.

Também chamada de colecalciferol, a vitamina D3 tem um papel importante no organismo, contribuindo para a estruturação e manutenção dos ossos.

Para que serve?

Uma das principais funções da vitamina D3 é a regulação do metabolismo de fósforo e cálcio, atuando no aumento da absorção intestinal e na reabsorção renal dos mesmos, ajudando a manter uma boa concentração.

Além disso, a vitamina D3 ainda ajuda a eliminar o cálcio plasmático, que é essencial para a mineralização óssea. A vitamina D3 também está envolvida nos processos celulares, sendo muito importante para o organismo como um todo.

Assim sendo, essa vitamina ajuda ainda a tornar o sistema imunológico mais forte, contribuindo para a prevenção de doenças autoimunes como alergias, gripes e até mesmo o câncer.

A presença da vitamina D3 no organismo ainda pode ajudar na função cardíaca, reduzir o risco de problemas cardiovasculares e prevenir a hipertensão arterial e o colesterol.

Tudo isso, graças ao controle que ela exerce sobre o grau de contração do miocárdio e da inibição da renina, que é uma enzima que leva à hipertensão quando é ativada da maneira inadequada.

Benefícios

Como já foi dito, a vitamina D3 é essencial para a realização de diversas funções do organismo. Ela está relacionada com uma série de processos metabólicos além os mais conhecidos.

Os principais papéis que são atribuídos a essa vitamina no organismo é como um regulador osteomineral, sendo especialmente importante no metabolismo do cálcio.

Ela também leva a uma melhor absorção do fósforo, mantendo o equilíbrio desse mineral no organismo. Dito isso, vamos conhecer os benefícios da vitamina D3:

  • Contribui para a manutenção de dentes fortes
  • Atua na prevenção do raquitismo
  • Ajuda a prevenir e tratar o a osteoporose
  • Aumenta a absorção de cálcio para o corpo
  • Fortalece o sistema imunológico
  • Protege e previne contra o surgimento de doenças cardiovasculares
  • Melhora o controle da pressão arterial
  • Ajuda a regular os níveis de insulina
  • Ajuda a melhorar o raciocínio e a memória
  • Ajuda a estimular a produção hormonal
  • Aumenta a força e a resistência muscular
  • Auxilia na prevenção de variados tipos de câncer
  • Promove uma melhora na saúde da pele
  • Contribui para a perda de peso
  • Ajuda a melhorar o funcionamento do organismo como um todo, aumentando a sensação de bem-estar

O fato é que a vitamina D, em geral é muito importante para o organismo e, caso ela não possa ser obtida da forma mais comum, que é a exposição solar, é interessante recorrer à suplementação da mesma, a fim de manter seus níveis adequados.

A vitamina D3 engorda?

Não mesmo! Como já foi dito acima, em um de seus benefícios, a vitamina D3 pode ser benéfica para a perda de peso, atuando contra a obesidade.

Isso porque, segundo pesquisas realizada recentemente, pessoas com um índice mais alto de vitamina D apresentam uma maior facilidade para perda de peso, especialmente na região abdominal.

Mais do que isso, a vitamina D ainda ajuda a estimular o metabolismo da gordura, sem falar que aumenta a saciedade, diminuindo a fome, por causa da maior produção de um hormônio chamado leptina.

Essa vitamina ainda é benéfica para o aumento da forma muscular, o que é essencial para a diminuição da gordura nos tecidos.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre a vitamina D3, para que ela serve, como funciona e por que ela é tão importante para o bom funcionamento do nosso organismo!

13 votes, average: 5,00 out of 513 votes, average: 5,00 out of 513 votes, average: 5,00 out of 513 votes, average: 5,00 out of 513 votes, average: 5,00 out of 5 (13 votes, average: 5,00 out of 5)
You need to be a registered member to rate this post.
Loading...

Leave a Reply

dezenove − 14 =