Vitamina E → Para que Serve【SAIBA TUDO】

Também denominada tocoferol, a Vitamina E é classificada como um composto orgânico solúvel, sendo muito importante na lista de micronutrientes que são importantes para os atletas.

Sem dúvida, essa é uma vitamina essencial para o bom funcionamento do organismo, visto que é um poderoso antioxidante. Além disso, ela ainda ajuda no controle do mau colesterol, tem propriedades anti-inflamatórias e ajuda a aumentar a fertilidade, visto que tem um papel essencial na regulação hormonal.

A vitamina E pode sim ser obtida através da alimentação, sendo que suas principais fontes são aqueles alimentos com origem vegetal, tal como semente de girassol, cereais integrais, avelã, amêndoas, amendoim, azeite, abacate e outros:

Além disso, ainda existe a possibilidade de suplementação da vitamina E, porém isso só deve ser feito com a orientação de um médico.

Então, se você chegou até aqui e quer saber um pouco mais sobre esta poderosa vitamina, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre ela.

Para que serve a Vitamina E

vitamina e para que serve

Pois bem, a vitamina E é rica em antioxidantes, além de algumas outras propriedades que oferecem os seguintes benefícios:

  • Ajuda a equilibrar os níveis de colesterol.
  • Contribui para a melhora dos cabelos e da pele, conferindo mais força para a as paredes celulares.
  • Ajuda a melhorar a cicatrização.
  • Previne o envelhecimento.
  • Contribui para a força muscular e para a resistência física.
  • Ajuda a combater a infertilidade, favorecendo a produção hormonal.

Mais do que isso, a vitamina E ainda ajuda a melhorar o sistema imune, sendo muito benéfica para a função cerebral.

Quando a suplementação de vitamina E é indicada?

A vitamina E pode passar a fazer parte do seu dia a dia como um suplemento. Dessa forma, irá contribuir para a saúde da pele, para uma melhora na circulação sanguínea, ajudar a controlar o colesterol e acabar com os radicais livres, sendo benéfica para evitar o envelhecimento precoce.

Essa poderosa vitamina ainda pode contribuir para o fortalecimento do sistema imunológico e pode ser indicada para o tratamento da infertilidade.

Em alguns casos, quando há alterações nos níveis de colesterol, apenas 1000mg diários da vitamina já podem ser considerados como tratamento clínico.

Para os bebês prematuros e recém-nascidos, a falta da vitamina E pode causar sangramento intracerebral e também a retinopatia de prematuridade.

Nesses casos, pode ser suplementado cerca de 10 a 15 mg da vitamina diariamente, sempre contando com a recomendação e orientação médica.

Quais os sintomas da falta de Vitamina E

Pois bem, assim como uma máquina, o corpo precisa dos nutrientes que são importantes para o seu funcionamento, mas a falta desta vitamina no organismo é algo relativamente raro.

No entanto, quando acontece, os sintomas estão normalmente associados com má absorção intestinal, podendo causar uma diminuição dos reflexos, visão dupla, dificuldade de marcha, fraqueza muscular, dores de cabeça e outros.

Existe uma preocupação maior quando essa deficiência é constatada em bebês que são recém-nascidos. Isso porque há uma pouca passagem dessa vitamina pela placenta durante a gestação, porém, o leite materno deve ser capaz de suprir essa necessidade depois do nascimento.

A vitamina E engorda?

Até o momento, não existem indícios que a vitamina E leve ao ganho de peso, desde que seguidas as doses diárias recomendadas. Mesmo assim, é muito importante cuidar para que não haja consumo excessivo da mesma, visto que pode sim ter impacto no aumento de calorias consumidas diariamente.

Vitamina E tem contraindicações

Ela é contraindicada para aqueles pacientes que apresentam reação de hipersensibilidade (alergia) ao acetato de racealfatocoferol, que é a vitamina em si.

Além disso, ela também é contraindicada em casos de redução da protrombina (hipoprotrombinemia) causada por falta de vitamina K, bem como não é indicada no caso de deficiência de ferro.

Vitamina E e treino de hipertrofia

Muitas pessoas que buscam a hipertrofia muscular acabam fazendo uso de suplementos de vitamina E visto que ela pode oferecer muitos benefícios nesse caso.

Essa vitamina irá ajudar a aumentar a força dos músculos e ainda a dar mais disposição para o corpo, que são coisas essenciais para o desempenho de um bom treino.

Além disso, ela ainda diminui a fadiga muscular, potencializando a resistência física na realização de exercícios de força.

Como tem um poderoso efeito antioxidante, a vitamina E ainda é excelente para proteger os músculos dos males causados pelos radicais livres, que podem ser encontrados em altas quantidades no organismo depois dos treinos.

Dessa forma, ela é considerada muito benéfica para o anabolismo muscular, visto que ajuda o músculo a ficar protegido e ter uma boa recuperação.

Como se não bastasse, a vitamina E ainda ajuda no ganho de massa magra, auxiliando de forma indireta no ganho de massa muscular.

Isso ocorre porque, metabolicamente, o tecido muscular é mais ativo que o tecido gorduroso. Então, ele promove um gasto de calorias maior.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre a vitamina E, como ela funciona, para que serve e quais os benefícios que ela pode oferecer para o organismo!

24 votes, average: 5,00 out of 524 votes, average: 5,00 out of 524 votes, average: 5,00 out of 524 votes, average: 5,00 out of 524 votes, average: 5,00 out of 5 (24 votes, average: 5,00 out of 5)
You need to be a registered member to rate this post.
Loading...

Leave a Reply

doze − 10 =