Vitamina K2 o Que é, e Para Quer Serve [ Veja a Matéria Completa ] 🥇

Se existe uma vitamina ainda pouco falada mas que merece todo o nosso respeito é a vitamina K2. O primeiro motivo disso é que tem suas peculiaridades e, possivelmente, você não a está obtendo em quantidade suficiente o segundo motivo é que ela não recebe a devida atenção, visto que nem sempre se encontram fontes confiáveis a seu respeito.

A vitamina K, também denominada como vitamina anti-hemorrágica, tem a letra “K”, por causa da palavra dinamarquesa “koagulation”, que significa coagulação.

A coagulação é um processo que acontece no sangue, responsável por impedir que haja uma hemorragia durante um sangramento.

As vitaminas pertencem ao grupo de vitaminas lipossolúveis, que são aquelas que precisam de gordura (lipídeos) para que sejam absorvidas pelo organismo.

Então, se você está interessado e quer saber um pouco mais sobre a vitamina K2, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.

Tipos de Vitamina K

Fontes de Vitamina K2

Talvez você ainda não saiba, mas existem 3 diferentes tipos de vitamina K, veja:

  • Vitamina K1 (fitomenadiona), encontrada mais facilmente em vegetais de cor verde escura
  • Vitamina K2 (menaquinona), encontrada em alimentos fermentados ou produzida por bactérias.
  • Vitamina K3 (Menadiona sintética), cuja suplementação não é recomendada

A atividade que ocorre na flora bacteriana é uma das principais fontes da vitamina K2. Mais do que isso, ela pode ser produzida também por aquelas bactérias que são encontradas em um cólon saudável.

Outras fontes dela são: soja fermentada, fígado, leite, gema de ovo, fermentação de queijos, óleos de peixes, iogurte e outros.

Benefícios da vitamina K2

Como já era de se imaginar, a vitamina K2 pode oferecer uma série de benefícios para o organismo, aumentando a saúde e o bem-estar, além de ser fundamental em diversos processos. Vamos conhecer os benefícios dessa poderosa vitamina:

  • Obesidade e diabetes

Segundo pesquisas mostram, a presença da vitamina K2 pode oferecer uma melhora na resistência à insulina, evitando que haja ganho de gordura abdominal e também prevenindo o diabetes tipo 2.

Com isso, pode-se dizer que ela atua estabilizando os níveis de açúcar no sangue, ajudando a prevenir o diabetes, evitando que hajam problemas metabólicos que podem resultar em obesidade.

  • Vitamina K2 Evita Osteoporose

Os tecidos vivos que compõem o nosso corpo, precisam de nutrientes importantes, que são os ácidos graxos, aminoácidos, vitaminas, minerais e a água também.

Para que se desenvolvam, os ossos precisam de nutrientes essenciais que contribuam para a manutenção de sua estrutura e densidade. Quando esses requisitos nutricionais não são atendidos, as consequências podem ser bem sérias.

A vitamina K2 ajuda na remodelagem óssea, que é importante para a manutenção do osso adulto. Assim, há a remoção dos ossos danificados e antigos por osteoblastos que formarão o novo.

  • Síndrome metabólica

A síndrome metabólica nada mais é do que um conjunto de anormalidades do metabolismo que são associadas com risco de doenças cardiovasculares e diabetes.

Estudos mostram que a alta ingestão de vitamina K2 podem diminuir a chance de ocorrência da dessa síndrome.

O termo “síndrome metabólica” serve para descrever os fatores de risco que podem se manifestarem um indivíduo, aumentando suas chances de desenvolvimento de doenças como derrame, problemas cardíacos ou diabetes.

Ela tem como base a resistência que ocorre em relação à ação da insulina, que é quando a insulina age menos nos tecidos, fazendo com que o pâncreas tenha que trabalhar para produzir mais insulina, elevando os níveis sanguíneos da mesma.

  • Melhora a saúde cardíaca

Estudos realizados mostram que a vitamina K2 suplementada pode ajudar a melhorar as respostas cardiovasculares. Esses resultados foram obtidos em um teste ergonométrico, realizado por 8 semanas pela Universidade do Norte do Texas, publicado ainda em julho de 2017.

Ao todo, foram 26 atletas do sexo feminino e masculino que receberam a vitamina K2 enquanto tinham que manter sua rotina de treinamento habitual.

Os resultados depois da suplementação mostraram um aumento de 12% no débito cardíaco e outros benefícios para os eu desempenho.

Onde encontrar vitamina K2?

Em uma dieta ocidental, a vitamina K2 não é tão presente, visto que é mais facilmente encontrada em alimentos fermentados. Além disso, a quantidade que o nosso intestino produz dessa vitamina pode não ser suficiente para a saúde do corpo.

Com isso, o organismo passa a estar mais suscetível á problemas e doenças, sendo necessário realizar a reposição da vitamina.

Primordialmente, a vitamina K2 pode ser encontrada nos seguintes alimentos:

  • Queijo duro
  • Queijo de pasta mole
  • Gema de ovo
  • Peito de frango
  • Manteiga
  • Salame
  • Fígado de frango
  • Espinafre
  • Leite e seus derivados
  • Repolho
  • Couve-manteiga
  • Couve-flor
  • Pepino
  • Brócolis
  • Aspargos
  • Peixes
  • Alimentos fermentados

Uma outra fonte de vitamina K2 pode ser a suplementação com a menadiona (vitamina K3), que nada mais é do que a forma sintética da K2.

O fato é que é muito importante ter uma alimentação balanceada, rica em alimentos saudáveis variados, para que se possa obter todos os nutrientes que são essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre a vitamina K2, para que serve, seus benefícios e onde ela pode ser encontrada para fazer parte da sua alimentação. Aproveite essas informações e boa sorte!

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