Vitaminas A, B6 , B12 , B17 , C , D , E ,K →【PRINCIPAIS BENEFÍCIOS】

As vitaminas nada mais são do que substâncias orgânicas essenciais para o bom funcionamento do organismo, mas que não são produzidas pelo mesmo. Por isso, é preciso buscar uma fonte de cada vitamina essencial, o que normalmente ocorre através da alimentação.

Elas são de fundamental importância para o organismo humano, funcionando conjuntamente com enzimas, atuando sobre a atividade das células e muitas outras funções do corpo.

vitaminas beneficios

De uma forma geral, as vitaminas são divididas em 2 grandes grupos, que são as hidrossolúveis e as lipossolúveis, que posteriormente vamos entender um pouco melhor.

O fato é que as vitaminas são indispensáveis para o nosso corpo e para a nossa saúde. São elas que favorecem o metabolismo das células e que também promovem reações químicas que possibilitam que os nutrientes sejam absorvidos para executar suas funções.

Quando ingeridas adequadamente, o organismo se beneficia de uma série de vantagens, ficando mais forte, resistente a bactérias e vírus, bem como mais bonito, com unhas e cabelos mais fortes e saudáveis,

Por outro lado, quando ingeridas em baixas quantidades, a ausência de vitaminas pode ocasionar uma série de problemas e doenças.

Então, se você está mesmo interessado e quer saber um pouco mais sobre a ação de cada vitamina no nosso organismo e sua verdadeira importância, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber:

Benefícios das Vitaminas

As vitaminas podem ser obtidas em pequenas quantidades através do consumo de alimentos saudáveis em uma dieta equilibrada e balanceada.

Cada vitamina é uma parte essencial em um elo essencial para que se possa manter a saúde em dia e evitar uma grande variedade de doenças graves.

A dose necessária de cada vitamina pode variar bastante de acordo com sexo, idade, estado da saúde e muitos outros fatores. Dito isso, vamos conhecer os principais benefícios das vitaminas para o organismo humano:

  • Ajudam a melhorar as mucosas e a pele;
  • Atuam sobre o sistema nervoso, proporcionando uma melhora no metabolismo de gorduras, açúcares e proteínas;
  • Ajudam a dar mais energia para o organismo;
  • Melhoram a oxigenação das células;
  • Atuam melhorando o processo de cura e de rejuvenescimento;
  • Agem diretamente nas células nervosas, nos glóbulos vermelhos, na beleza da pele e no equilíbrio hormonal;
  • Atuam no tecido conjuntivo, com ação antioxidante e desintoxicante;
  • Ajudam a combater o estresse;
  • Servem como um antibiótico de forma natural;
  • Ajudam a tratar infecções e doenças.

Sem dúvidas, a melhor maneira de obter todas essas vitaminas necessárias para que o organismo funcione adequadamente é através de uma alimentação balanceada e saudável. Para isso, deve-se preferir a ingestão de alimentos frescos, naturais e biológicos.

Uma outra alternativa é realizar a suplementação com vitaminas em cápsulas, como uma forma de recuperar casos de deficiência ou evitar prevenir o mesmo e todas as suas consequências.

No entanto, é sempre importante lembrar que a ingestão de suplementos vitamínicos nunca deve servir como substituição de uma alimentação saudável. Mais do que isso, a suplementação só deve ser feita com a orientação e supervisão de um médico.

Classificação das Vitaminas

Como já foi dito anteriormente, as vitaminas são classificadas como hidrossolúveis e lipossolúveis. Isso quer dizer que elas são classificadas de acordo com a substância na qual se dissolvem.

Sendo assim, as vitaminas hidrossolúveis são aquelas solúveis em água, tais como as vitaminas do complexo B e a vitamina C. Elas permanecem no organismo por um curto período de tempo e depois são excretadas pelos rins.

Justamente por esse motivo é que devem ser ingeridas diariamente. No entanto, a vitamina B12 também é do tipo hidrossolúvel, mas pode permanecer armazenada no fígado por um longo período.

As vitaminas lipossolúveis, por sua vez, são aquelas solúveis em lipídeos (gordura), tais como as vitaminas A, D e K, que são armazenadas também no fígado, e a vitamina E, que se distribui por todos os tecidos do corpo.

Essas vitaminas que são lipossolúveis não são excretadas com tanta facilidade, podendo permanecer no organismo por mais tempo. No entanto, se consumidas em excesso, podem se acumular e causar intoxicação.

Por isso é essencial manter uma alimentação balanceada e com alimentos saudáveis, que possam oferecer as doses ideais de vitaminas que o organismo necessita.

Principais Vitaminas

Pois bem, as vitaminas que o nosso corpo necessita são muitas e, como já foi dito, podem ser obtidas através da alimentação ou da suplementação, que só deve ser feita com orientação e acompanhamento de um médico.

Então, vamos conhecer as principais vitaminas, de onde podem ser extraídas e qual a sua função no organismo:

  • Vitamina A

vitamina do tipo aTambém chamada de riboflavina, a Vitamina A contribui para a oxidação dos carboidratos. Além disso, ela ainda atua estimulando o apetite, fortalecendo o tônus muscular e melhorando a função do nosso sistema nervoso.

Do contrário, a ausência dessa vitamina no organismo pode causar beribéri, que é uma doença caracterizada pela inflamação dos nervos, atrofia ou paralisação muscular, falta de apetite, nervosismo e fadiga muscular.

Ela pode ser encontrada em vegetais e frutas como cenoura, brócolis, abóbora, espinafre e outros. Também está presente em gorduras amarelas de origem animal, tal como leite, ovo e fígado.

  • Vitamina B6

vitamina tipo b6Também denominada de piridoxina, essa vitamina ajuda a manter a saúde da pele e contribui para a oxidação dos alimentos que foram ingeridos. Quando há deficiência dessa vitamina, a pessoa pode apresentar apatia, problemas de pele e distúrbios nervosos.

Ela ainda ajuda na manutenção do sistema imune e do sistema nervoso, melhora a visão, alivia enxaquecas e náuseas, diminui o colesterol e atua prevenindo o câncer e a aterosclerose.

Dentre os alimentos que contém vitamina B6, podemos citar banana, tomate, cereais integrais, feijões, semente de girassol, peixes, aves, abacate e espinafre.

  • Vitamina B12

Vitamina B12 BenefíciosTambém denominada de cianocobalamina, a Vitamina B12 atua na maturação das hemácias e também no processo de síntese dos nucleotídeos.

Ela também contribui para o desenvolvimento e crescimento do corpo. Quando essa vitamina está em falta, ocorre a anemia perniciosa e também alguns distúrbios do sistema nervoso.

Ela pode ser facilmente encontrada em alimentos como carnes, peixes, ovos, queijos, leite.

  • Vitamina B17

Vitamina B17Também chamada de amigdalina, essa vitamina também é importante para o bem-estar e a saúde. Estudos mostram que ela pode ser extremamente benéfica no tratamento do câncer.

A Vitamina B17 pode ser encontrada em alimentos como sorgo, gergelim, castanha de caju, lentilha, macadâmia, cevada, arroz integral, amêndoa, centeio e outros.

No entanto, vale lembrar que deve ser consumida sempre sem excessos, visto que possui potencial tóxico, especialmente quando combinada com a vitamina C.

  • Vitamina C

vitamina c é bom para saúdeTambém chamada de ácido ascórbico, essa vitamina ajuda a manter a saúde dos vasos sanguíneos e dentes. Além disso, é importante para manter os tecidos conjuntivos e no reforço da imunidade.

Ela ainda é essencial para a síntese do colágeno, ajudando no crescimento, prevenindo o câncer, combatendo e prevenindo infecções e mantendo os tecidos.

Ela pode ser facilmente encontrada em alimentos como frutas cítricas, tal como o limão, laranja, abacaxi e também no mamão papaia, repolho, espinafre, couve-flor, pimentão verde e outros.

Essa é uma vitamina hidrossolúvel e é por isso que deve ser constantemente consumida para manter seus níveis no organismo.

  • Vitamina D3

Vitamina D3A vitamina D, também denominada calciferol, é essencial para que os intestinos possam fazer a absorção de nutrientes. Ela também tem influência no depósito de sais de cálcio e de fósforo nos ossos.

Uma peculiaridade é que essa vitamina é pouco obtida através da alimentação e sim pela exposição ao sol, ou seja, é preciso que o corpo seja exposto ao sol para que possa sintetizar a vitamina D, por isto, de certa forma é comum que seja alto o percentual de pessoas com baixo nível desta vitamina no organismo, principalmente em pessoas que moram em regiões mais frias e com poucos dias de sol.

Quando está em falta no organismo, pode haver problemas dentais e também raquitismo. Ela é essencial para o processo de produção do hormônio insulina e também para a manutenção da função imunológica.

Ela pode ser encontrada em pequenas quantidades na gema de ovo, fígado, óleo de fígado de bacalhau, atum, sardinha e leite.

Normalmente ela é encontrada em forma de colecalciferol ou ergocalciferol. Eles são precursores, que vão se transformar em vitamina D assim que houver exposição aos raios ultravioletas do sol.

Justamente por isso que é tão importante que crianças se exponham ao sol em horário adequado, visto que estão em fase de crescimento e precisam dessa vitamina.

  • Vitamina E

vitamina e para que serveTambém denominada de tocoferol, essa é uma vitamina que ajuda a prevenir o aborto, além de atuar no sistema muscular e no sistema nervoso involuntário.

Quando está em falta, ela pode causar a infertilidade masculina, lesões nos glóbulos vermelhos, lesões musculares, anemia, lesões nervosas e o aborto em gestantes.

A Vitamina E pode ser encontrada na gema de ovo, óleo de amendoim, laticínios, alface, carnes magras e hortaliças de folhas verdes.

  • Vitamina K

vitamina k para que serveTambém denominada filoquinona, essa vitamina tem um importante papel no processo de coagulação sanguínea. A falta dela pode levar a quadros hemorrágicos sérios.

Além disso, ela é fundamental na formação de mais de 13 proteínas que estão envolvidas na formação óssea e também na coagulação sanguínea, como já foi dito.

A vitamina K pode ser encontrada em alimentos verdes, tais como vegetais folhosos e também legumes como brócolis, couve de Bruxelas e salsa.

Conclusão

Como você deve ter percebido, existem diversas vitaminas, com as mais variadas funções e benefícios, citamos aqui as principais e mais importantes, porém existem muitas outras.

Vale lembrar que não existe apenas um alimento que possa oferecer todas as vitaminas necessárias para a saúde. Por isso, o mais adequado é apostar em uma alimentação balanceada e bem variada.

É importante ressaltar ainda que muitas vitaminas se perdem no momento do processamento, no caso de alimentos industrializados. Por isso, o melhor é apostar em alimentos frescos e até mesmo crus, sempre que possível, ou então cozidos no vapor, para manter suas propriedades.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre as vitaminas, para que serve, suas funções no organismo e como elas são importantes para a saúde, esperamos que tenha gostado destas informações!

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